Blog MX1

Rally Jalapão abre temporada 2020 do Brasileiro de Rally Cross Country

Equipe Honda Racing de Rally inicia jornada para manter os títulos das principais provas do país na modalidade

Crédito: Redação MX1.com.br - Maurício Arruda - Fotos: Ale Moreira/Mundo Press

Tunico Maciel

Rally | 26/08/2020

As principais competições de moto no Brasil retornam oficialmente nesta semana, depois de cinco meses de paralisação por causa da pandemia do novo coronavírus. A equipe Honda Racing de Rally está pronta para disputar, a partir desta quinta-feira (27/8), o 6º Rally Jalapão, válido pela abertura do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country 2020. A base do evento será na região de Luís Eduardo Magalhães (BA).

Diante de tantas mudanças e protocolos de segurança e saúde, o parque de apoio será isolado, na Fazenda Santana, e o roteiro terá como palco propriedades privadas da zona Oeste da Bahia. A prova inclui três dias de disputas, com mais de 1.000 quilômetros no total, sendo aproximadamente 700 de especiais (trechos cronometrados).

Atual campeão brasileiro de Rally Cross Country e vencedor geral das motos do Rally Jalapão 2019, Tunico Maciel está feliz e confiante em voltar a competir. "Foi um período muito difícil nos últimos meses, com toda essa situação no mundo. Consegui treinar bastante e me preparar física e mentalmente, além de acertar bem a minha moto, a CRF 450RX. Segundo a organização da prova, não vamos passar nos locais que estamos acostumados, mas será um trajeto duro, com muitas estradas de areia, trial e trechos travados", ressalta o mineiro de Lavras, que integra a categoria Production Aberta.

O experiente Jean Azevedo, dez vezes campeão brasileiro da modalidade, conta que conseguiu manter a parte física e intensificou os treinos de moto a partir de junho. "Será a primeira prova do ano e com a mesma formação do nosso time, o que ajuda muito. Tudo indica que teremos bastante novidade por lá, mas queremos começar a temporada com um grande rali. Afinal, quanto mais difícil, melhor", destaca o paulista de São José dos Campos, que também utiliza a motocicleta Honda CRF 450RX e disputa a Super Production.

Outro que vai acelerar este modelo é Gregorio Caselani. O gaúcho de Caxias do Sul (RS) está ansioso para a retomada. "A expectativa é boa, mesmo em um ano conturbado como esse, que ficamos muito tempo sem treinar e competir. O Rally Jalapão é sempre duro. Vai ter muita areia, o que será um grande treino para o Sertões. Estou contente e com muita vontade de andar de moto", diz o piloto, também da categoria Super Production.

Representante da equipe Honda Racing na categoria Rally Brasil, destinada às motos nacionais, Bissinho Zavatti estava com saudades de competir com a CRF 250F. "Estou cheio de energia e vontade de acelerar. O Rally Jalapão é uma prova boa, muito esperada pela gente, além de ser longa e pesada. Sei que estou pronto e preparado", finaliza o paulista de Monte Alto.

A equipe Honda Racing de Rally é patrocinada por Pro Honda, ASW, Michelin, Alpinestars, DID e Seguros Honda.

Programação do 6º Rally Jalapão

Parque de apoio - Fazenda Santana - Região de Luís Eduardo Magalhães (BA)

Quarta-feira (26/8) - Região de Luís Eduardo Magalhães (BA)

Local - Fazenda Santana

9h às 16h - Secretaria de prova

13h às 17h - Vistoria técnica para motos, quadriciclos e UTVs

17h - Briefing equipes de apoio 18h - Briefing CBM

Quinta-feira (27/8) - 1º dia

6h30 - Largada 1ª moto no parque de apoio

20h - Briefing

Deslocamento iniciaI - 86 km

Trecho especial (cronometrado) - 300 km

Deslocamento final - 88 km Total do dia - 474 km

Sexta-feira (28/8) - 2º dia

6h - Largada 1ª moto no parque de apoio

20h - Briefing

Deslocamento inicial - 87 km

Trecho especial (cronometrado) - 255 km

Deslocamento final - 82 km

Total do dia - 424 km

Sábado (29/8) - 3º dia

6h - Largada 1ª moto no parque de apoio

17h - Premiação

Deslocamento inicial - 82 km

Trecho especial (cronometrado) - 163 km

Deslocamento final - 88 km

Total do dia - 333 km

Total do percurso - 1.231 km

Total dos trechos cronometrados - 718 km

* A programação é fornecida pela organização do evento e está sujeita a alterações.

Notícias Relacionadas

CLASSIFICADOS EM DESTAQUE

VER TODOS

Blog MX1

ir para o blog

MIX MX1