Blog MX1

Motocross Triumph TF 250-X: ficha técnica, fotos e vídeos oficiais de lançamento

Confira todos os detalhes do novo modelo de mx da marca britânica

Crédito: Redação MX1 Motocross Brasil - Maurício Arruda - Fotos: Divulgação

Triumph TF 250-X

Moto | 28/11/2023

A Triumph Motorcycles lançou oficialmente a nova TF 250-X, revelando uma relação potência-peso líder na categoria e o pacote de especificações mais completo já lançado no ultra-competitivo mercado de motocross de 250cc.



Desenvolvido inteiramente pela Triumph em estreita colaboração com campeões de corrida, incluindo Ricky Carmichael e Iván Cervantes, o novo modelo de competição de quatro tempos é um design totalmente novo a partir do zero. A propulsão de alto desempenho e o chassi exclusivo de alumínio são ultracompactos e superleves, com todos os melhores componentes do mercado já instalados.



Com um estilo focado e agressivo, a TF 250-X é esbelta, mas ousada, e será instantaneamente reconhecível na pista, com sua presença mínima e leve e o gráfico amarelo e preto da Triumph Racing.



Uma nova rede de concessionárias especializadas em motocross da Triumph oferecerá vendas, serviços, peças e uma nova linha dedicada de vestuário, respaldada por um sistema de fornecimento de peças online otimizado para dispositivos móveis 24/7, permitindo que os clientes façam pedidos para entrega expressa, diretamente da pista.



O Diretor de Produtos da Triumph Motorcycles, Steve Sargent, afirmou: "O lançamento da TF 250-X é o ponto alto de um compromisso e investimento significativos da Triumph, não apenas para trazer uma moto totalmente nova para o mundo do motocross, mas para oferecer um desempenho vencedor. Para alcançar isso, estamos focados em proporcionar o pacote mais completo para qualquer nível de pilotagem, desde campeões até amadores".



"Esta moto é 100% Triumph, concebida, projetada, desenvolvida e fabricada por nossas equipes líderes mundiais de chassi e motor, com o suporte especializado de nossos campeões de corrida. Começamos com uma folha em branco e iniciamos um design totalmente novo, incluindo um novo motor, novo chassi e nova eletrônica."



Propulsor de Competição de Alto Desempenho

A Triumph desenvolveu um propulsor de competição totalmente novo, um monocilíndrico de quatro tempos, ultra compacto e super leve. Com um pistão de alumínio forjado e válvulas de titânio, o motor também possui revestimentos de baixo atrito de carbono tipo diamante, coberturas leves de magnésio e uma embreagem Exedy Belleville.



A gestão avançada do motor e a possibilidade de ajuste são complementadas pelo aplicativo opcional MX Tune Pro, permitindo que os pilotos usem mapeamento selecionável em tempo real, um painel de sensores de motor em tempo real e funcionalidade de diagnóstico ao vivo, por meio de um sistema controlado de gestão do motor programável.



Chassi de Alumínio

O chassi exclusivo de alumínio possui uma estrutura leve de alta resistência com berços duplos, projetada para o equilíbrio ideal entre desempenho, massa e flexibilidade. O peso total da moto estabelecerá um novo padrão para a melhor relação "potência-peso" na categoria. Ele também oferece um alto nível de ajustabilidade para se adequar a diferentes pilotos e estilos.



Especificações de Alto Nível

A TF 250-X apresenta componentes de alta qualidade em toda a sua especificação, resultando em uma especificação inigualável para uma moto de produção nesta categoria. A suspensão KYB encabeça a lista, com garfos de bobina AOS de 48 mm, torres triplas forjadas e usinadas em alumínio 7075-T6 e um amortecedor traseiro de bobina de três vias com reservatório.



O sistema de freios premium Brembo apresenta uma pinça dianteira flutuante de pistão duplo de 24 mm, uma pinça traseira flutuante de pistão único de 26 mm e discos dianteiros de 260 mm e traseiros de 220 mm da Galfer. As rodas de alumínio DirtStar 7000 Series e os cubos usinados de alumínio são equipados com pneus Pirelli Scorpion MX32 de média-suavidade. As barras de núcleo de carbono Pro-Taper ACF e os punhos de bloqueio ODI meio-waffle completam a configuração.



Acessórios de Competição

Além do alto nível de especificações já incluído como padrão, a Triumph colaborou com as maiores e mais premium marcas para criar uma linha dedicada de acessórios de competição para aprimorar ainda mais o desempenho e a capacidade.



Esses acessórios incluem:
- Sistema de escapamento completo de titânio Akrapovic;
- Dispositivo de largada XTrig hole shot;
- Módulo de controle de lançamento Athena LC-GPA com configurações de controle de tração aprimorado e controle de lançamento selecionável pelo piloto e indicador de velocidade do motor LED;
- Módulo wi-fi MX Tune Pro;
- Banco de desempenho aderente e capa de banco;
- Kit de substituição da carenagem.



Os centros de concessionárias de motocross da Triumph também terão em estoque uma nova linha de roupas, disponível ao lado da nova TF 250-X. Lançada pela Triumph em parceria com a Alpinestars, a linha inclui botas e vestuário de motocross e enduro.



Centros Especializados Triumph MX

A partir da primavera de 2024, novos centros especializados em motocross e enduro da Triumph serão abertos na Europa, Austrália e EUA, com 300 abertos até o final de 2024. Estes são centros dedicados, totalmente treinados, especializados em off-road, fornecendo vendas, serviços, peças, roupas e suporte para corridas.



Essa rede é respaldada por um exclusivo sistema de fornecimento de peças e acessórios 24/7. Disponível no site da Triumph, este novo catálogo eletrônico de peças e acessórios é totalmente otimizado para dispositivos móveis, permitindo que os pilotos pesquisem peças e façam pedidos enquanto estão na pista. Os pilotos podem selecionar o que precisam, verificar a disponibilidade e o preço e fazer um pedido para entrega expressa, entrega padrão ou retirada na loja local de motocross da Triumph.



Pedigree de Corrida


As equipes mundialmente reconhecidas de engenharia da Triumph trazem expertise em engenharia de precisão, inovação e qualidade premiada. Essas equipes estão por trás das maiores conquistas de corrida modernas da Triumph, incluindo o campeonato Moto2TM, onde os motores da Triumph ajudaram a transformar a classe, estabelecendo novos recordes de volta e velocidade no Moto2 em pistas ao redor do mundo. Desde corridas de fábrica no Campeonato Mundial de Supersport até a Ilha de Man TT, conquistando múltiplas vitórias na Supersport, e até mesmo uma vitória na Daytona 200, as equipes estão focadas no sucesso.



A equipe foi apoiada por alguns dos maiores nomes do motocross, incluindo o maior piloto de MX de todos os tempos, Ricky Carmichael. Ele trabalhou com as equipes de chassi e motor da Triumph ao longo do processo de concepção, prototipagem, teste e desenvolvimento.



Ricky Carmichael disse: "A TF 250-X é uma moto incrível. Esta é a moto que nos propusemos a construir. Quando você fala sobre o chassi, o trem de força, os componentes - é o melhor de tudo o que você poderia desejar. E, seja você um piloto profissional ou amador, você não ficará desapontado. Eu amo esta moto, foi uma honra fazer parte de um projeto com uma marca tão icônica."



Iván Cervantes, cinco vezes campeão mundial de enduro, cinco vezes campeão espanhol de MX e competidor do Dakar, também trabalhou no projeto com as equipes internas da Triumph para trazer sua experiência para o desenvolvimento e prototipagem da moto Triumph.



Com uma equipe assim e a TF 250-X na linha de largada, a Triumph está bem posicionada para iniciar seu programa de corridas de motocross em 2024. Ingressando no prestigiado Campeonato Mundial de Motocross da FIM para 2024, a Triumph Racing competirá com um programa de fábrica em parceria com Thierry Chizat-Suzzoni, um dos proprietários de equipe mais experientes e bem-sucedidos do esporte, que iniciará sua campanha com duas das novas motos MX2 de 250cc de quatro tempos da Triumph na classe MX2 de 2024, apoiado pelo novo patrocinador, Monster Energy.



Para respaldar o compromisso com a vitória, o Gerente da Equipe Vincent Bereni lidera uma equipe de técnicos altamente experientes focados em levar a Triumph ao topo do desempenho em corridas. O registro de corridas anteriores de Thierry e Vincent fala por si - com mais de 80 vitórias no Campeonato Mundial MXGP.



Clément Desalle, que se juntou à equipe como piloto de teste, é um piloto muito experiente, competindo no mais alto nível no Campeonato Mundial MXGP por 15 anos. Como um dos pilotos mais consistentes da série, ele conquistou três Vice Campeonatos, ficou em terceiro no Campeonato Mundial três vezes e terminou duas vezes em quarto. Subindo ao topo do pódio 23 vezes em sua carreira, ele também foi coroado campeão belga Pro Open.



A Equipe Mundial de Supermotocross da Triumph Racing nos EUA é liderada pelo altamente talentoso Bobby Hewitt e pelo gerente da equipe Steve 'Scuba' Westfall - essa dupla provou repetidamente que sabe como vencer. Eles trouxeram uma equipe de elite, incluindo Dave Arnold, uma lenda do Hall da Fama da AMA para desenvolvimento de chassi, e Dudley Cramond, com mais de 25 anos de experiência em construir motores vencedores de corridas. A equipe lançará as novas TF 250-X na temporada de 2024 do Campeonato Mundial.



Na terra

No Reino Unido, a TF 250-X terá um preço inicial de £9.795 (equivalente a pouco mais de R$ 60.624 pela cotação atual) e os pedidos podem ser feitos agora nas novas concessionárias de motocross da Triumph, com as motos disponíveis para entrega a partir da primavera europeia de 2024.



Mais informações sobre o lançamento da TR 450-X e a aguardada linha de Enduro da Triumph Motorcycles serão divulgadas posteriormente em 2024.

Vídeo:




ESPECIFICAÇÕES - Ficha técnica

MOTOR E TRANSMISSÃO
Tipo: Monocilíndrico 4 tempos DOHC
Cilindrada: 249,95 cc
Diâmetro: 78 mm
Curso: 52,3 mm
Taxa de Compressão: 14,4
Sistema: Dell'Orto EFI
Escape: Silencioso Único
Transmissão Final: 13/48
Embreagem: Multa Úmida de Mola Belleville
Caixa de Velocidades: 5 Velocidades

CHASSI

Estrutura: Alumínio, Espinha Dorsal
Balança Traseira: Fabricação de Alumínio
Roda Dianteira: 21" x 1,6"
Roda Traseira: 19" x 1,85"
Pneu Dianteiro: 80/100 - 21
Pneu Traseiro: 100/90 - 19
Suspensão Dianteira: Garfo de Bobina KYB 48 mm, Ajuste de Compressão/Retorno, Curso de 310 mm
Suspensão Traseira: Bobina KYB, Ajuste de Compressão (Velocidade Alta e Baixa), Ajuste de Retorno, Curso de 305 mm
Freios Dianteiros: Brembo Duplo Pistão 24 mm, Disco de 260 mm
Freios Traseiros: Brembo Único Pistão 26 mm, Disco de 220 mm
Painel de Instrumentos e Funções: Horímetro, Comutadores de Funções Múltiplas

DIMENSÕES E PESOS
Largura Guidão: 836mm
Altura Sem Espelho: 1270mm
Altura do Assento: 960mm
Distância entre Eixos: 1492mm
Ângulo de Cáster: 27.4º
Trail (avanço da roda dianteira em relação ao eixo): 116mm
Peso a Úmido: 104kg
Capacidade do Tanque: 7 L

Em 2022, a Triumph revelou sua parceria com Thierry Chizat-Suzzoni, um dos proprietários de equipe mais experientes e bem-sucedidos do esporte, que alinhará duas das novíssimas motos off-road de 250cc 4 tempos da Triumph na classe MX2 em 2024, e acrescentará uma participação na classe MXGP de 450cc em 2025. Além disso, a equipe do Principal Bobby Hewitt e do Gerente da Equipe Stephen 'Scuba' Westfall alinhará suas novíssimas motos off-road de 250cc 4 tempos da Triumph no Campeonato Mundial de Supermotocross de 2024, que é composto pelo Monster Energy Supercross World Championship e pelo Pro Motocross Championship, com três rodadas finais do Supermotocross. Para a temporada de 2025, a Triumph também alinhará sua nova moto de 450cc no Campeonato Mundial de Supermotocross.

Siga o MX1 nas redes sociais:
Instagram: https://instagram.com/mx1motocrossbrasil
Facebook: https://facebook.com/mx1motocrossbrasil
YouTube: https://www.youtube.com/@mx1motocrossbrasil

Notícias Relacionadas

CLASSIFICADOS EM DESTAQUE

VER TODOS

Blog MX1

ir para o blog

MIX MX1