Blog MX1

Factory KTM celebra título do Sertões 2023 com Mason Klein

Piloto norte-americano quebra jejum de nove anos da marca na geral das motos

Crédito: Redação MX1 Motocross Brasil - Maurício Arruda - Fotos: Victor Eleutério, Murilo Mattos e José Mário Dias

Mason Klein, campeão do Sertões 2023

Rally | 24/08/2023

A 31ª edição do Sertões BRB chegou ao final no sábado, dia 19/08, após nove dias intensos de competição, atravessando três estados e percorrendo uma distância de aproximadamente 3700 km entre trechos especiais e deslocamentos. O piloto norte-americano Mason Klein conquistou os holofotes ao conduzir sua KTM ao topo do pódio do maior rally das Américas. Em sua primeira incursão pelo Brasil, o destemido piloto de 21 anos dominou a competição desde o princípio, triunfando com uma margem de 14m21s sobre o segundo colocado.

"Fomos coroados campeões do Rally dos Sertões em 2021 e 2022, na categoria Self, e, para este ano, almejávamos o desafio supremo de conquistar o título na categoria geral das motos. Estamos, portanto, extasiados com esta realização, especialmente porque há nove anos não saboreávamos uma vitória na classificação geral", destaca Fábio Campos, diretor da Factory KTM - representante oficial da KTM no Brasil. A última vez que tal feito ocorreu foi em 2014, quando o espanhol Marc Coma venceu pilotando a mesma marca de motocicleta.



Em termos de estratégia, a Factory KTM, em colaboração com a DM WhorkShop, investiu no jovem piloto, um talento emergente do Rally Dakar 2023, onde acumulou três vitórias em etapas da classificação geral das motos, demonstrando seu potencial. Mason competiu com uma motocicleta KTM 450 Rally Replica, concebida especialmente para desafios de rally. A decisão provou ser mais do que acertada. "Chegamos à praia do Preá, no Ceará, após oito dias de provas, com a moto e o piloto em estado impecável, protagonizando um espetáculo épico e proporcionando à Factory KTM o título há tanto desejado", relata o diretor.

Numa competição técnica e rigorosa, na qual os intrincados terrenos do país eram desconhecidos para ele, o californiano surpreendeu ao demonstrar planejamento, habilidade, concentração e performance impecáveis. Embora nunca tivesse participado do Sertões anteriormente e a planilha de navegação fosse notavelmente diferente daquela do Dakar e das corridas nos Estados Unidos, "tínhamos receios de que ele enfrentasse dificuldades, mas, para nossa surpresa, ele não apenas acelerou com destreza, como também demonstrou maestria na navegação por planilhas", relata Campos. "Tanto é que ele impressionou a todos no primeiro dia, escolhendo partir na primeira posição, algo que normalmente os pilotos evitam devido à falta de trilha prévia", explica. O resultado dessa audaciosa estratégia foi a conquista dos primeiros quatro dias de corrida, mesmo após uma penalização e a adaptação às regras do Sertões. A partir daí, usando de discernimento, soube administrar a competição e, por fim, sagrar-se campeão.



A jornada de Mason o projeta como uma das maiores promessas nos ralis cross-country de motocicleta. Em 2022, assegurou o título mundial (W2RC) na categoria Rally2 e, em sua primeira incursão no Dakar em 2023, posicionou-se entre os dez melhores na classificação geral. Embora tenha até liderado a classificação geral, ele acabou abandonando a competição. "Apesar de ser jovem e notoriamente rápido, ele jamais havia conquistado um rally significativo; suas vitórias se limitavam a provas regionais. O Dakar evidenciou seu potencial, mas a vitória mais substancial e de maior envergadura em sua carreira veio com o Sertões", comenta Campos.

Habituado aos melhores eventos internacionais, como o Dakar, e a corridas nos Estados Unidos, o piloto expressou elogios ao evento brasileiro. "Estou profundamente impressionado com a qualidade do Sertões: além do elevado nível técnico da competição e da presença de pilotos extremamente velozes, a estrutura do evento, o suporte médico, a coordenação dos helicópteros e aeronaves para a cobertura contínua durante toda a competição, a quantidade de pessoas engajadas na organização, a qualidade das áreas de apoio em todas as cidades que visitei e a grandiosa celebração com a rampa de chegada à beira-mar; este evento é simplesmente espetacular", ressalta Klein.



Classificação final do Sertões 2023 após oito etapas (cinco primeiros):

Geral Motos
1. Mason Klein #21 - 28:14:19.96 - KTM 450 Rally Replica
2. Gabriel Bruning #8 - 28:28:41.22 - Yamaha WR450F
3. Martin Duplessis #3 - 28:29:35.67 - Honda CRF 450RX
4. Gabriel Soares #5 - 28:59:45.57 - Honda CRF 450RX
5. Bissinho Zavatti #1 - 29:24:38.95 - Honda CRF 450RX

Siga o MX1 nas redes sociais:
Instagram: https://instagram.com/mx1motocrossbrasil
Facebook: https://facebook.com/mx1motocrossbrasil
YouTube: https://www.youtube.com/@mx1motocrossbrasil

Notícias Relacionadas

CLASSIFICADOS EM DESTAQUE

VER TODOS

Blog MX1

ir para o blog

MIX MX1