Blog MX1

Jorge Prado e Jago Geerts vencem corridas qualificatórias do MXGP da Sardenha

Segunda etapa do Mundial de Motocross tem primeiro dia em Riola Sardo, Itália

Crédito: Redação MX1 Motocross Brasil - Maurício Arruda - Fotos: Juan Pablo Acevedo

Jorge Prado

Motocross , Vídeos | 25/03/2023

O MXGP da Sardenha começou neste sábado com as corrida qualificatórias das categorias MXGP e MX2, dominadas por Jorge Prado (RedBull GasGas Factory Racing) e Jago Geerts (Monster Energy Yamaha Factory Racing MX2 Team), respectivamente. O traçado arenoso de Riola Sardo desafios os pilotos na disputa pelos primeiros pontos da competição na Itália, lembrando que essa é uma das novidades do regulamento do Mundial de Motocross nesta temporada.

Além das classes principais, também foram realizadas as primeiras corridas das categorias WMX (Feminina) e EMX250, vencidas por Lotte Van Drunen e Andrea Bonacorsi.



Em uma reedição da primeira etapa na Argentina, Jorge Prado dominou a prova qualificatória de ponta a ponta ampliando sua vantagem na pontuação geral. O segundo lugar acabou com Glenn Coldenhoff (Monster Energy Yamaha Factory Racing MXGP Team), que apresentou um forte desempenho durante toda a disputa, mantendo-se a frente de Jeffrey Herlings (RedBull KTM Factory Racing), Calvin Vlaanderen (Gebben Van Venrooy Yamaha) e Ruben Fernandez (Team HRC).

A disputa pelo terceiro lugar foi bem mais agitada. Herlings tinha o posto no início, mas teve que ser paciente pois após alguns minutos perdeu duas posições e aproveitou os erros de Vlaanderen e Fernandez para voltar ao terceiro posto nas últimas duas voltas.



Brent Van Doninck (JM Hona Racing) teve um forte desempenho ao subir na tabela de classificação do sexto para o quarto lugar, sem nunca ser ultrapassado. Romain Febvre (Kawasaki Racing Team), correu de forma semelhante perseguindo o belga ao longo da corrida para terminar em quinto.

Vlaanderen, embora tenha mostrado velocidade para lutar pelo segundo lugar com Coldenhoff, caiu repentinamente na nona volta e terminou em oitavo. Fernandez, vencedor do MXGP de abertura da temporada, seguiu o mesmo caminho enquanto lutava com Coldenhoff para também cair e terminar em sexto. Entre eles estava Jeremy Seewer (Monster Energy Yamaha Factory Racing MXGP Team) que foi consistente para chegar na sétima colocação.

Mattia Guadagnini (RedBull GasGas Factory Racing) e Benoit Paturel (De Baets Yamaha MX-Team) fecharam os 10 primeiros.

Prado celebrou o excelente resultado. "Foi um dia muito bom, mais uma vitória na qualificação e mais pontos conquistados. Já me sentia bem de manhã e sabia que tinha de fazer uma boa largada para rodar na frente. Consegui colocar uma diferença entre o segundo e mantê-la, por isso estou muito feliz com a corrida de hoje", disse o espanhol.



Na corrida da MX2, o primeiro lugar teve uma definição semelhante, já que Jago Geerts liderou desde a primeira volta para vencer sua segunda corrida qualificatória. Conhecido por ser um especialista em areia, Kay De Wolf (Nestaan Husqvarna Factory Racing) mostrou grande determinação ao passar por Thibault Benistant (Monster Energy Yamaha Factory MX2 Team) na primeira volta, para depois buscar Simon Laengenfelder (RedBull GasGas Factory Racing). De Wolf fez uma grande ultrapassagem sobre o alemão e chegou a perseguir Geerts pela liderança antes de se contentar com o segundo lugar.

Depois, Laengenfelder manteve a terceira posição, mesmo com Benistant se aproximando no final. O francês ainda teve que defender sua quarta posição do ataque de Kevin Horgmo (F&H Kawasaki MX2 Racing Team). Liam Everts (RedBull Factory Racing) não conseguiu entrar na briga e manteve o sexto posto.



Lucas Coenen (Nestaan Husqvarna Factory Racing) também fez uma corrida na mesma linha do belga, mantendo seu sétimo lugar da primeira volta até o final. Andrea Adamo (RedBull KTM Factory Racing), Roan Van de Moosdijk (Nestaan Husqvarna Factory Racing) e Rick Elzinga (Monster Energy Yamaha Factory MX2 Team) finalizar a prova na oitava, nona e décima posições.

Com 100% da pontuação, Jago Geerts comentou: "Mais uma vez uma boa corrida para mim, Kay de Wol também estava acelerando, mas me senti bem na pista e tive um bom ritmo. Hoje, pilotar foi muito bom. Apesar dessa pista de areia ser dura, eu realmente gosto dela".



As corridas principais serão realizadas neste domingo em Riola Sardo, definindo os pódios do MXGP da Sardenha.

Vídeos:



Resultados da segunda etapa do Campeonato Mundial de Motocross - Corridas qualificatórias:





Siga o MX1 nas redes sociais:
Instagram: https://instagram.com/mx1motocrossbrasil
Facebook: https://facebook.com/mx1motocrossbrasil
YouTube: https://www.youtube.com/@mx1motocrossbrasil

Notícias Relacionadas

CLASSIFICADOS EM DESTAQUE

VER TODOS

Blog MX1

ir para o blog

MIX MX1