Blog MX1

Etapa mais longa desta edição termina com nova mudança na liderança do Rally Dakar

Pilotos percorreram 856 quilômetros no quarto estágio da competição

Crédito: Redação MX1.com.br - Maurício Arruda - Fotos: Rally Zone e Eric Vargiolu / DPPI

Xavier De Soultrait lidera o Dakar 2021 após quatro etapas

Rally | 06/01/2021

Com um longo quarto dia, o Rali Dakar novamente movimentou bastante a classificação geral. Depois de sair do acampamento Wadi Ad-Dawasir, os pilotos fizeram um deslocamento rodoviário de 266 quilômetros até o início da especial de 337 quilômetros em direção ao norte, rumo a Riade, capital da Arábia Saudita, antes de mais 253 quilômetros de deslocamento até completar 856 quilômetros na maior etapa desta edição. Apesar de menos exigente que nos dias anteriores, a navegação, mais uma vez, teve papel fundamental, enquanto as poucas dunas do percurso não representaram grande perigo aos competidores.

Joan Barreda aproveitou a sua largada na 30ª posição para diminuir ao máximo a diferença para os rivais. O espanhol da Monster Energy Honda Team estabeleceu um ritmo alucinante e conquistou seu segundo triunfo neste Dakar. Com a vitória, Barreda passou ao segundo lugar no acumulado, apenas 15 segundos atrás do novo líder Xavier De Soultrait (Husqvarna), o quinto mais rápido do dia.

Joan Barreda

Barreda celebrou a 26ª vitória de sua carreira. "Hoje foi uma etapa muito rápida, tal como esperávamos, com menos navegação do que nos dias anteriores. Fiz o máximo e, quando cheguei ao reabastecimento, vi que Ricky (Brabec) estava atrás e (Pablo) Quintanilla na frente, então continuei pressionando. Não sabia bem que estratégia seguir, mas visto que amanhã vai ser um dia muito difícil por causa da areia, mantivemos o ritmo elevado. A verdade é que estou muito feliz e satisfeito com mais uma vitória em etapa".

Novo líder, De Soultrait falou da grande velocidade atingida alguns pontos. "É difícil abrir grandes diferenças em etapas como essas. Teríamos que atacar como um louco, mas já estamos indo muito rápido. Hoje cheguei novamente a 175 km/h. Eu poderia ir mais rápido, mas não sinto vontade. Você também precisa seguir o roadbook ... De qualquer forma, meu ritmo é muito bom".

Ross Branch

Quase 6 minutos atrás do vencedor, Ross Branch foi o segundo colocado na etapa, seguido por Daniel Sanders (KTM) e Luciano Benavides (Husqvarna). O piloto de Botsuana ocupa a quarta posição no acumulado e é o melhor piloto Yamaha até o momento.

Toby Price (KTM), que teve a tarefa de abrir o dia após a vitória de ontem, foi o mais rápido até o primeiro checkpoint, ainda no quilômetro 43. Porém, alguns erros de navegação custaram minutos valiosos e o australiano acabou fora dos 20 primeiros, apenas na 22ª colocação, aumulando um prejuízo de 14 minutos em relação ao vencedor.

Laia Sanz foi a 27ª colocada na etapa

O quinto dia do Rally Dakar 2021 terá um total de 662 km, dos quais 456 km são especiais cronometradas. Composto por terrenos variados, incluindo areia e dunas, mas também terreno rochoso que pode causar furos nos pneus, a quinta etapa promete ser bastante técnica.

Vídeos:



Resultado da quarta etapa Dakar 2021:

Resultado da quarta etapa Dakar 2021
Classificação geral após a quarta etapa Dakar 2021:

Classificação geral após a quarta etapa Dakar 2021

Notícias Relacionadas

CLASSIFICADOS EM DESTAQUE

VER TODOS

Blog MX1

ir para o blog

MIX MX1