Blog MX1

Ricardo Martins assume liderança na segunda etapa do Sertões

Chuva muda cenário e etapa Maratona faz jus ao nome. Terceira etapa é transformada em deslocamento

Crédito: Crédito: Redação MX1.com.br - Maurício Arruda - Fotos: Doni Castilho, Marcelo Maragni, Vinicius Branca e Victor Eleutério/Fotop

Ricardo Martins

Rally | 03/11/2020

Nesta segunda-feira, depois de um dia de descanso para os pilotos, a segunda etapa o Sertões saiu de Brasília e chegou ao estado de Goiás e numa coisa a etapa Maratona foi unanimidade entre os competidores: foi a especial mais dura da história do Sertões. O cenário mudou na segunda etapa de 2020, a lama apareceu e vimos imagens pouco comuns no maior rally das Américas. O exigente desafio para muitos dos competidores de moto durou mais de seis horas. Cansados, mas satisfeitos com a especial reservada para a primeira perna da etapa Maratona - que não permite apoio mecânico ao final - os pilotos completaram a etapa mais longa da edição 2020.

O dia também contou com belas paisagens na região próxima à Chapada dos Veadeiros - alguns pilotos cruzaram com araras e tucanos ao longo do dia, sem tempo para curtir a paisagem, é verdade. Um dia que prometia ser completo e exigente cumpriu a expectativa à risca. A chuva da noite deixou o piso mais liso, e ainda havia o desafio de atravessar o Rio Bagagem, conhecido de boa parte da caravana.

Travessia do Rio Bagagem

Nas Motos, a prova foi marcada por uma interrupção no km 232, por uma queda de árvore, que obrigou Ricardo Martins (Yamaha WR450F/IMS Yamaha) e o então líder Bissinho Zavatti (Honda CRF450 RX/Honda Racing) a parar por alguns minutos. Vários outros competidores esperaram por mais tempo na zona de radar do abastecimento. Contas feitas e bonificações aplicadas, Martins levou a especial e, com isso, assumiu a liderança nas duas rodas. Victor Siqueira (KTM 450EXC/Dust Off Road) foi a surpresa, em segundo, à frente de Emerson Loth, o ‘Bombadinho’ (KTM 450EXC/Pro Tork), que já impressiona em sua estreia na modalidade - vem do Enduro de Regularidade.

Ricardo Martins: "O dia foi bom, larguei em segundo, mas na metade da prova já comecei a abrir a especial. A prova hoje era muita trilha, trilha molhada, ficou bem bacana. Eu estava abrindo prova, era o primeiro e Bissinho o segundo, mas interromperam a prova, porque tinha caído uma árvore, então eu e o Bissinho fomos os pilotos que ficaram mais tempo parados, até que isso se resolvesse. Alguns pilotos que estavam mais atrás nem perderam tempo nesse local, porque quando chegaram já haviam tirado a árvore. Com a correção do resultado, descontando esse tempo que perdemos, venci o dia. Foi um dia bem bacana, a moto está intacta e agora vamos focar no dia de amanhã."

Bissinho Zavatti

Emerson Loth: "Hoje me soltei mais, apesar de ter uns probleminhas com a navegação, ficar um tempo perdido, consegui evoluir na pilotagem. Estou muito feliz com o meu desempenho".

Bissinho Zavatti: "A especial foi bacana demais, muito bem montada e, com a chuva mudou bastante a característica, a aderência do piso. Muito gostosa de andar, o Rio Bagagem estava um pouco fundo, no fim ficou mais rápida. Tive um tombo numa lomba, me desconcentrei um pouco, mas  voltei logo ao ritmo, trouxe a moto inteira para fazer a segunda perna".

Emerson Loth

Tunico Maciel: "O dia foi bem duro, travado, pegamos chuva no meio do percurso, que ficou liso. Só no final pegamos um estradão. Um arame agarrou na minha roda e perdi um pouco de tempo para tirar. Ainda temos cinco dias pela frente e vamos com tudo recuperar".

A segunda parte da Maratona, que prometia ser tão ou mais exigente do que a primeira, acabou transformada em deslocamento devido a condições climáticas adversas que impossibilitam o voo das aeronaves de monitoramento e resgate. Em nome da segurança a organização decidiu alterar o trecho que será percorrido por asfalto até a Bolha 3, em Campo Belo (GO).

Mauricio Fernandes

Vídeos:

(Início: 1min15seg)


(Início: 52 segundos)


(Início: 1min38seg)


Resultados extraoficiais - Sertões 2020

2ª etapa - Geral Motos
1. #03 Ricardo Martins, (1)MT1, Yamaha WR 450 F, 05h39min42
2. #72 Vitor Pinheiro Siqueira, (1)MT3, KTM 450 EXC, 05h43min00
3. #75 Emerson Loth, (3)MT2, KTM 450 EXC-F, 05h44min14
4. #11 Júlio Cesar Zavatti, Honda CRF 450 RX, (1)MT2, 05min44s24
5. #01 Tunico Maciel, (2)MT1, Honda CRF 450 RX, 05h47min14

Classificação geral após duas etapas:
1. #03 Ricardo Martins, (1)MT1, Yamaha WR 450 F, 9h29min24
2. #11 Júlio Cesar Zavatti, Honda CRF 450 RX, (1)MT2, 09min33s42
3. #01 Tunico Maciel, (2)MT1, Honda CRF 450 RX, 09h37min13
4. #05 Tulio Malta, (2)MT2, Yamaha WR 450F, 09h38min38
5. #75 Emerson Loth, (3)MT2, KTM 450 EXC-F, 09h38min39

Lauro Lopes

Notícias Relacionadas

CLASSIFICADOS EM DESTAQUE

VER TODOS

Blog MX1

ir para o blog

MIX MX1