Blog MX1

Kevin Benavides é campeão do Rally Dakar 2023. Resultado final e vídeos

Apenas 43 segundos separaram argentino do rival e companheiro de equipe Toby Price

Crédito: Redação MX1.com.br - Maurício Arruda - Fotos: Rally Zone

Kevin Benavides

Vídeos , Rally | 15/01/2023

O Rally Dakar 2023 terminou de forma épica neste domingo (15) na Arábia Saudita! Com a vitória na 13ª e penúltima etapa, Kevin Benavides diminuiu a diferença para o líder provisório do rali, Toby Price, para apenas 12 segundos. E com a ordem de largada invertida para o último dia, de Al Hofuf a Dammam, os dois pilotos da Red Bull KTM Factory Racing partiram hoje na 14ª e última etapa praticamente empatados.



Embora a especial cronometrada final tenha sido considerada um sprint relativamente simples até o final, os 136 quilômetros de cascalho, areia e leitos de lagos secos representaram um desafio considerável para todos. Benavides, no entanto, aumentou o ritmo, dominou o terreno e conquistou sua segunda vitória consecutiva nesta edição e, mais importante, a vitória geral no Rally Dakar 2023, com apenas 44 segundos de vantagem sobre o seu companheiro de equipe, marca a 19ª vitória da KTM na icônica competição.



"Foi um dia incrível! Eu apenas me concentrei em cada quilômetro do primeiro ao último. Não pensei na posição ou no resultado, apenas dei 100% durante toda a etapa e tentei aproveitar o dia", disse Benavides. "A especial foi muito rápida e complicada, e muito enlameada - felizmente não cometi nenhum grande erro, mas teria sido fácil ter um problema hoje. Eu trabalhei tanto para isso. O rally deste ano foi um dos mais disputados de todos os tempos e não houve um único dia em que você pudesse relaxar. Eu não poderia ter feito isso sem o apoio da minha equipe e de toda a minha família e amigos. Vai demorar um pouco para assimilar, não consigo descrever esse sentimento agora", completou o argentino também campeão da prova em 2021.


Entrando no trecho final com a liderança da classificação por apenas 12 segundos, Toby Price tinha o objetivo de perseguir Benavides, que havia largado três minutos à sua frente, Alguns problemas no início da etapa custaram ao australiano os valiosos segundos que ele precisava para ficar na frente e, apesar de ter recuperado quase um minuto na segunda metade da especial, não foi o suficiente.



Deixar o título escapar por menos de um minuto após mais de 44 horas de corrida é obviamente frustrante, mas Price ficou feliz com a forma como pilotou ao longo dos 14 dias. "Tão, tão perto. Sim, (foi) um ótimo trabalho de Kevin, ele foi muito bem hoje. Eu sabia que seria apertado e é claro que forcei desde o início durante toda a etapa. Perdi três waypoints por praticamente metros e isso me deixou para trás. Obviamente, o objetivo é vencer e é frustrante perder por uma margem tão estreita. Mas estou em forma, saudável e vou para casa com um troféu, então isso é o mais importante. Estou pronto para outro ano que vem", destacou o piloto também bicampeão da prova.



O americano Skyler Howes, da Husqvarna Factory Racing, completou o pódio a pouco mais de 5 minutos do campeão. "Estou tão feliz! Foi uma corrida incrível com altos e baixos. Eu sabia que os caras atrás de mim estariam se esforçando muito hoje, e entrar neste último dia com menos de dois minutos de atraso depois de mais de 40 horas de corrida é incrível. Cheguei ao final com segurança, e parece um sonho tornado realidade e uma honra compartilhá-lo com duas lendas como Toby (Price) e Kevin (Benavides). Todo mundo sabe o que você tem que passar para chegar a esse ponto e, depois de todo esse trabalho duro, torna esse momento tão doce. Claro que quero voltar e ver como são os outros dois degraus do pódio. Mas agora ser um dos cinco americanos a chegar ao pódio do Dakar é incrível."

Vídeos:





Resultado final das Motos no Rally Dakar 2023:



Notícias Relacionadas

CLASSIFICADOS EM DESTAQUE

VER TODOS

Blog MX1

ir para o blog

MIX MX1