Blog MX1

Dakar 2021 cumpre os dois estágios da etapa maratona

José Ignacio Cornejo lidera o rally após oito etapas

Crédito: Redação MX1.com.br - Maurício Arruda - Fotos: Rally Zone e Florent Gooden / DPPI

José Ignacio Cornejo

Rally | 11/01/2021

O Dakar 2021 entra em sua semana decisiva com os dois estágios da etapa maratona cumpridos. Após o dia de descanso, no domingo a corrida foi iniciada com a primeira parte do desafio sem apoio mecânico. A sétima etapa partiu de Ha'il com destino a Sakaka, contou com 471 quilômetros contra o relógio de um total de 737 quilômetros e marcou mais uma troca na liderança. O chileno José Ignacio Cornejo (Honda) concluiu o trecho no segundo lugar, atrás de companheiro de equipe e atual campeão, Ricky Brabec, e subiu ao primeiro posto com apenas um segundo de vantagem sobre Toby Price (KTM) no acumulado. O australiano fechou o dia com o sétimo tempo.

Toby Price

Após a chegada ao acampamento, os pilotos puderam verificar as condições de suas motos após percorrerem montanhas, trechos de areia, áreas rochosas e trilhas sinuosas de alta velocidade ao longo da etapa. Price logo percebeu que tinha um desafio extra para: largar com o pneu traseiro em condições críticas, rasgado na lateral. A solução foi amarrar o que restou de borracha com fita adesiva e tiras plásticas para percorrer os 709 km da oitava etapa. Com um deslocamento de 226 km e depois uma especial cronometrada de 375 km, o trecho foi composto por uma mistura desafiadora de percursos arenosos e pedregosos, além de uma navegação exigente.  

Ricky Brabec

Largando praticamente empatados, Cornejo e Price seguiram como protagonistas. O chileno venceu a etapa e agora tem pouco mais de um minuto de vantagem sobre o rival que, mesmo com o pneu avariado, conseguiu o segundo lugar mantendo a mesma posição na classificação geral. Ricky Brabec (Honda), Sam Sunderland (KTM) e Kevin Benavides (Honda) completaram os cinco mais rápidos e a disputa pelo título está mais uma vez se encaminhando para um duelo entre a fábrica japonesa e a austríaca.

Sam Sunderland

José Ignacio Cornejo: "Hoje fiquei em segundo atrás do meu parceiro e amigo Ricky (Brabec) e foi difícil alcançá-lo. Ele estava abrindo (o trajeto) muito rápido e finalmente o peguei e abrimos a pista em um ritmo muito bom. Parabéns ao Ricky porque se saiu muito bem. A ideia não era ganhar, mas foi muito difícil conferir os outros pilotos atrás porque estavam muito longe de nós. Agora, tenho uma certa vantagem sobre o segundo colocado no geral, mas os tempos ainda são muito apertados, por isso temos de continuar com a mesma concentração. Tentaremos terminar bem o trabalho, amanhã tentaremos abrir da forma mais limpa que pudermos e perder o menor tempo possível".

Kevin Benavides

Toby Price: "Foram dias realmente difíceis para mim. Eu danifiquei meu pneu ontem e claro, não tendo permissão para trocá-lo, tive que arrumar da melhor maneira que pude para hoje e esperar que ele aguentasse. Fiz uma boa etapa, mas o tempo todo tentei ser o mais suave possível - não acelerar muito caso o problema piorasse. O segundo lugar no dia não é nada ruim, perdi um pouco mais de tempo para o líder do rally, mas estou feliz por ter chegado à linha de chegada".

Rally Dakar 2021

Embora relativamente curto, com 579 km, o nono dia do Rally Dakar 2021 inclui a segunda especial cronometrada mais longa do evento. Com extenuantes 465 km para serem corridos contra o relógio, os pilotos começarão na costa perto de Neom antes de percorrer uma etapa fazendo um laço em direção ao norte da cidade. Predominantemente composta de trechos arenosos e trechos com pedras, além de extensa, a etapa parece pronta para ser classificada como uma das mais difíceis do evento.

Vídeos:








Resultado da sétima etapa do Dakar 2021:

Resultado da sétima etapa do Dakar 2021

Resultado da oitava etapa do Dakar 2021:

Resultado da oitava etapa do Dakar 2021

Classificação geral após a oitava etapa do Dakar 2021:

Classificação geral após a oitava etapa do Dakar 2021

Notícias Relacionadas

CLASSIFICADOS EM DESTAQUE

VER TODOS

Blog MX1

ir para o blog

MIX MX1