Blog MX1

Tradicional Desafio Enduro do Jenipapo finaliza 36ª edição

Competição teve trilhas por fazendas e florestas, passando por riachos e lama

Crédito: Redação MX1 Motocross Brasil - Maurício Arruda - Fotos: Márcia Cristina

36º Desafio Enduro do Jenipapo

Enduro | 21/03/2023

Passando por trilhas e belezas naturais de encher os olhos, o 36º Desafio Enduro do Jenipapo terminou neste domingo (19). A tradicional prova off road leva esse nome em homenagem aos homens e mulheres que lutaram e morreram na Batalha do Jenipapo na região de Campo Maior, município a 90 Km de Teresina. Considerado o enduro de regularidade mais antigo do Norte e Nordeste do Piauí, desde o ano passado o evento incluiu também o mountain bike, sendo duas competições em uma.



Nas motos, 28 pilotos abriram o Campeonato Piauiense de Enduro de Regularidade, evento validado pela Federação de Motociclismo do Piauí (FMP). A largada foi do Posto Cacique, na zona leste de Teresina com deslocamento até uma trilha de morro, repleta de descidas e subidas. Foi uma prova mais dura na primeira parte, com trechos mais técnicos, de muita navegação até a cidade de Altos. Passagens estreitas, serras e trechos por fazendas e vilarejos de muita beleza foram percorridos sem nenhum incidente, mesmo com a planilha bem justa. A direção de prova ficou a cargo do o piloto Tafarel Araújo. A segunda parte teve mais trilhas de estradão e estradinhas, em terreno mais plano.



Na categoria Graduado, o atual campeão piauiense de enduro de regularidade, Lenilson Viana, de Teresina, venceu a prova seguido por Lauro Rodolpho Lopes, Gilmar Cipriano e Luiz Lobão Filho. Já na Intermediário, a vitória foi de Francisco Matos Araújo, equanto Jadson Luz faturou na Novato e Ciro Barros na classe Moto Rally. Nas Duplas, José Victor e Flávio Marcílio, da Equipe Trilheiros da Caatinga, foram ao topo do pódio. A equipe, que também contou com o piloto Márcio Emídio, quarto colocado na Moto Rally, viajou mais de 540 km até Teresina e depois até Campo Maior para prestigiar a competição.



Na categoria Graduado outro destaque: Luiz Lobão Filho, um veterano que não deixa o esporte por nada, completou sua 18ª participação no Enduro do Jenipapo com a quarta colocação, mostrando que tem história e paixão pelo enduro. "Comecei a disputar a prova em 2004. Corri algumas com meu pai, Luiz Lobão, e é sempre muito boa. Esse ano, de novo muita navegação e alguns trechos molhados que têm mais risco de quebra do equipamento, mas consegui terminar", disse o piloto hexacampeão piauiense de enduro de regularidade.



Resultados do 36º Desafio Enduro do Jenipapo - 1ª e 2ª etapas do Campeonato Piauiense de Enduro de Regularidade - Motos:

Graduado

1. Lenilson Freitas Viana
2. Lauro Rodolpho Lopes
3. Gilmar Cipriano
4. Luiz Lobão Filho

Intermediário
1. Francisco Matos Araújo
2. Diogo Nogueira Nunes
3. Tiago Bezerra
4. Rieli Meneses Coelho

Novato
1. Jardson Luz
2. Ítalo Fontes Cunha
3. Douglas Tarquino
4. Rodrigo Barros

Moto Rally
1. Ciro Barros
2. Raphael Siqueira Mota
3. José Fortes Filho
4. Márcio Emídio

Duplas
1. José Victor e Flávio Marcílio

O 36º Enduro do Jenipapo foi uma realização da D+ Entretenimentos com Coprodução da X Brasil. Supervisão: Federação de Motociclismo do Piauí - FMP e Federação de Ciclismo do Piauí - FCP. Agência oficial: Pulse Propaganda. Patrocínio: Strada Turismo, Secretaria do Turismo do Piauí - Setur e Governo do Estado do Piauí. Apoio: Gera Watts Solar, Tech Performance e Colchão Ônix.

Siga o MX1 nas redes sociais:
Instagram: https://instagram.com/mx1motocrossbrasil
Facebook: https://facebook.com/mx1motocrossbrasil
YouTube: https://www.youtube.com/@mx1motocrossbrasil

Notícias Relacionadas

CLASSIFICADOS EM DESTAQUE

VER TODOS

Blog MX1

ir para o blog

MIX MX1