Blog MX1

Tony Cairoli e KTM encerram parceria após 12 anos juntos

Rumores são de que o multicampeão vai desenvolver projeto da Ducati no motocross

Crédito: Redação MX1 Motocross Brasil - Maurício Arruda - Fotos: Ray Archer

Antonio Cairoli, à direita, comemora o título mundial de motocross MX2 como chefe de equipe de Andrea Adamo

Motocross | 24/10/2023

Uma colaboração longa e de grande sucesso chega ao fim este ano, com a KTM e Antonio Cairoli se separando para buscar novos objetivos profissionais na próxima temporada.

+ Ducati entra no motocross com projeto ambicioso e colaboração de Tony Cairoli
+ Tony Cairoli vence corrida superando jovens estrelas do Mundial de Motocross
+ Vídeo: Motocross das Nações 2022, a última corrida de Tony Cairoli

O siciliano ingressou na Red Bull KTM Factory Racing no final de 2009 e teve um impacto imediato na sua primeira temporada com a marca em 2010, ganhando o título na classe MX1 (atual MXGP) com a KTM 350 SX-F e depois mais quatro campeonatos consecutivamente com o mesmo modelo, um feito e tanto para um projeto que começou desacreditado.

Em 2017, com a KTM 450 SX-F, ele obteve mais um título mundial, o nono e último de sua vitoriosa carreira. Cairoli seguiu competitivo nas temporadas seguintes, conquistando vitórias até sua aposentadoria no final de 2021, completando doze anos acelerando pela marca.



Em 2022, mesmo já tendo se retirado das pistas oficialmente, Cairoli fez uma participação especial nas primeiras etapas do AMA Motocross alcançando resultados relevantes e no final da temporada ainda liderou a seleção da Itália no Motocross das Nações. Neste ano, Cairoli fez a transição para o cargo de gerente de equipe da Red Bull KTM Factory Racing e o time conquistou o título mundial na classe MX2 com Andrea Adamo.

Apesar do êxito, a nova parceria se encerra após apenas um ano, já que o italiano decidiu levar sua carreira em uma nova direção. Ainda não há nada oficial sobre o futuro de Tony Cairoli, mas os rumores são de que ele será um dos principais nomes dentro do ambicioso projeto da Ducati para entrar no mundo do motocross. A moto já está sendo desenvolvida por Alessandro Lupino, piloto bastante próximo do multicampeão que por sua vez deve atuar no gerenciamento dos testes e de todo o trabalho relacionado ao esporte.



Siga o MX1 nas redes sociais:
Instagram: https://instagram.com/mx1motocrossbrasil
Facebook: https://facebook.com/mx1motocrossbrasil
YouTube: https://www.youtube.com/@mx1motocrossbrasil

Notícias Relacionadas

CLASSIFICADOS EM DESTAQUE

VER TODOS

Blog MX1

ir para o blog

MIX MX1