Blog MX1

Ducati entra no motocross com projeto ambicioso e colaboração de Tony Cairoli

Marca italiana abre um novo capítulo na sua história

Crédito: Redação MX1 Motocross Brasil - Maurício Arruda - Foto: Divulgação

Ducati desenvolve modelo de motocross há dois anos e estreia está programada para 2024 no Campeonato Italiano da modalidade

Motocross , Vídeos | 25/10/2023

A Ducati, fabricante com sede em Bolonha, Itália, tem trabalhado há dois anos em um protótipo que fará sua estreia na próxima temporada do Campeonato Italiano de Motocross, com o objetivo de validar as soluções técnicas aplicadas à motocicleta na pista. Segundo a empresa, essa estratégia confirma a abordagem que distingue a marca no desenvolvimento de seus modelos mais esportivos e de alto desempenho, ou seja, começando pela competição e, em seguida, criando produtos de série capazes de oferecer um desempenho excepcional para os seus clientes.

O projeto é o ponto de partida para a criação de uma gama completa de motores e motocicletas off-road. Os modelos gradualmente farão parte de uma família de motocicletas voltadas ao fora de estrada sob a marca Ducati, começando pelo motocross.

A Ducati assinou um acordo com o nove vezes Campeão Mundial de Motocross, Antonio Cairoli, como piloto de testes de alto desempenho para o novo projeto que, graças ao seu talento, velocidade e experiência, dará uma grande contribuição para o desenvolvimento da nova motocicleta.

Claudio Domenicali, CEO da Ducati Motor Holding, comentou: "Estou orgulhoso de anunciar a entrada da Ducati no Motocross. Um mundo totalmente novo para a Ducati, no qual queremos trazer nosso talento para projetar motocicletas leves, com componentes excelentes e alto desempenho e - acima de tudo - que possam empolgar cada vez mais motociclistas. Assim como acreditamos que a pista é o melhor laboratório para desenvolver e testar as motos que posteriormente estarão disponíveis para clientes e entusiastas. É por isso que decidimos cooperar com um campeão incontestável como Tony Cairoli, que, juntamente com a paixão e dedicação de muitos de nós aqui em Borgo Panigale, contribuirá para tornar a Ducati no off-road tão capaz de oferecer produtos de alto desempenho aos seus apaixonados clientes como já provamos no asfalto. O projeto é possível graças aos excelentes resultados da empresa nos últimos anos e confirma nosso desejo de ampliar nossa presença em novos territórios, falar com novos motociclistas e, portanto, expandir a Comunidade Ducati."

Antonio Cairoli acrescentou: "Estou extremamente feliz por fazer parte do universo da Ducati, que sempre foi um símbolo do espírito italiano em todo o mundo, e começar essa nova e empolgante aventura, em um projeto completamente italiano. Poder contribuir para o desenvolvimento da motocicleta de motocross de Borgo Panigale é um sonho realizado e uma fonte de grande orgulho para mim."

A Ducati também assinou um acordo de vários anos com a Maddii Racing, uma das equipes mais experientes no paddock de motocross, que será a estrutura de referência para as atividades de corrida de MX e participará do Campeonato Italiano de Motocross de 2024 com Alessandro Lupino, oito vezes Campeão Italiano e vencedor do MXoN em 2021, também contratado pela Ducati como piloto de corrida e testes.

O foco do projeto off-road da Ducati é uma combinação da busca pela leveza levada ao extremo, componentes de ponta e motores com uma curva de entrega de potência muito ampla. Isso é obtido graças ao uso do "Desmodromic system", utilizado em todas as motos esportivas da empresa, começando pelo MotoGP. A Ducati é, de fato, a única empresa no mundo que utiliza o mesmo sistema de retorno de válvulas em suas motos de produção de alto desempenho, assim como em protótipos de corrida.

Entrar no setor especializado off-road representa uma escolha estratégica muito importante e desafiadora. Uma decisão que confirma o desejo de expandir a presença da Ducati em territórios inexplorados hoje, com desempenho, estilo e sofisticação, três valores centrais da marca.

Vídeo:


Siga o MX1 nas redes sociais:
Instagram: https://instagram.com/mx1motocrossbrasil
Facebook: https://facebook.com/mx1motocrossbrasil
YouTube: https://www.youtube.com/@mx1motocrossbrasil

Notícias Relacionadas

CLASSIFICADOS EM DESTAQUE

VER TODOS

Blog MX1

ir para o blog

MIX MX1