Blog MX1

Sob chuva, Brasileiro de Enduro 2023 começa com boas disputas em Mairiporã (SP)

Patrik Capila (Elite e E2), Vinícius Calafati (E1) e Luciano Rocha (E3) lideram a competição

Crédito: Redação MX1 Motocross Brasil - Maurício Arruda - Fotos: Marcos Melo, Ney Evangelista e Gabriel Almeida/Mundo Press

Patrik Capila

Enduro | 14/03/2023

A temporada 2023 do Campeonato Brasileiro de Enduro começou neste fim de semana, dias 11 e 12, sob muita chuva e sobre muito barro na cidade de Mairiporã, região Metropolitana de São Paulo. O clima não colaborou com o evento e a programação prevista para o domingo precisou ser cancelada. Desta forma apenas as disputas de sábado, realizadas em três voltas de aproximadamente 40 quilômetros e três especiais (trechos cronometrados), definiram os vencedores da primeira etapa da competição.



Patrik Capila (Beta Racing Team) conseguiu se sair muito bem no terreno castigado e foi o vencedor na categoria Elite (Geral) e na E2. "Foi um final de semana bem difícil, com bastante chuva. No sábado, consegui fluir bastante e me adaptei ao circuito", disse o capixaba. "A prova estava muito boa, mas infelizmente a chuva atrapalhou. Pra mim, foi um ótimo começo sair vencedor", completou o piloto.



Vinicius Calafati (Honda Racing) foi o mais rápido da classe E1 e o segundo na Elite. "Eu estava animado para competir neste segundo dia, mas infelizmente a chuva veio com muita força. Por uma questão de segurança, a segunda etapa foi cancelada", contou o atual campeão em ambas categorias."A primeira etapa sempre envolve uma certa tensão e a gente quer saber como está o nível de todos. O campeonato está aí e a disputa vai ser boa. Eu estou mais forte que nunca e vou trabalhar bastante para a próxima, com certeza vou defender os títulos com muita garra", declarou o paulista.



O mineiro Rômulo Bottrel (Honda Racing), vice-líder da E2, confirmou o terceiro lugar da Elite. "Tive um problema no primeiro dia e acabei ficando preso na especial, o que me tirou muito tempo, mas os resultados mostraram que estou rápido e bem preparado. Vi que meu corpo está muito bem e sinto que estou encaixado com a moto. O entrosamento com a equipe também é muito bom, então estou bastante confiante para o resto do ano", avaliou.



Luciano Rocha (Husqvarna PowerHusky) foi mais um que mostrou excelente performance mesmo em meio as dificuldades do percurso e saiu com a liderança da E3. "Estou feliz demais. É um sonho que estou vivendo e poder honrar essa camisa da Husqvarna é muito gratificante. Isso é fruto do trabalho de toda uma equipe e estamos somente no começo", disse o piloto que na sexta-feira já havia se destacado como um dos mais rápidos no Super Prime.



Na E4, categoria exclusiva para motos nacionais, Alexandre Valadares "Brankim" (Honda Racing) busca o tricampeonato. "A abertura do campeonato foi difícil, com muita chuva e lama. A categoria E4 sempre é uma das mais disputadas e em 2023 não está diferente. Estou muito à vontade com minha CRF 250F, que já é uma moto muito boa e fácil de andar, e ainda foi muito bem-preparada pela equipe. Além da vitória na E4, fiquei entre os primeiros da geral com ela, então estou bem satisfeito", explicou o mineiro, oitavo colocado da Elite.



Joaquim Neto (Husqvarna PowerHusky) venceu a EJ, classe cheia de novos talentos que promete boas disputas ao longo da temporada. "Foi uma prova bem difícil com muita lama e trechos extremamente técnicos, tive de manter a calma para trazer um bom resultado para a equipe e estou muito feliz. Não havia mesmo condições de rodar naquelas especiais, até o deslocamento estava péssimo", afirmou o piloto de 21 anos que foi vice-campeão brasileiro em 2022.



Na categoria feminina, a goiana Bárbara Neves (Honda Racing) também conquistou vitória em Mairiporã. "Comecei com a mão direita, que é a mão que a gente acelera. A moto está 100%, a equipe pensou nos mínimos detalhes e isso traz uma confiança maior. O clima também é muito saudável dentro da Honda Racing. O primeiro dia foi bem pesado, mas deu tudo certo", comentou a tetracampeã nacional.

Confira abaixo os vencedores em todas as categorias.

A segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Enduro 2023 será realizada de 21 a 23 de abril, em Patrocínio, Minas Gerais.

Resultados da primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Enduro 2023 - Mairiporã (SP):

































Siga o MX1 nas redes sociais:
Instagram: https://instagram.com/mx1motocrossbrasil
Facebook: https://facebook.com/mx1motocrossbrasil
YouTube: https://www.youtube.com/@mx1motocrossbrasil

Notícias Relacionadas

CLASSIFICADOS EM DESTAQUE

VER TODOS

Blog MX1

ir para o blog

MIX MX1