Blog MX1

Mundial de EnduroGP decidido na última especial do ano

Brasil conquista medalha de bronze com Bruno Crivilin na classe J1

Crédito: Redação MX1.com.br - Maurício Arruda - Fotos: Janjão Santiago e Divulgação

Steve Holcombe, campeão mundial EnduroGP 2020

Enduro | 16/11/2020

Cheia de reviravoltas, a final do Campeonato Mundial EnduroGP 2020 foi realizada neste fim de semana em Marco de Canaveses, Portugal. A chuva forte do último dia deixou as especiais da prova super degradadas e a decisão na classe EnduroGP, a principal do campeonato, bastante tensa.

Defendendo o título, Brad Freeman assumiu a liderança nos primeiros testes do dia e parecia caminhar rumo à renovação. Apenas 4 pontos o separavam de seu rival e companheiro de equipe, Steve Holcombe, e quem chegasse na frente seria o campeão. O espanhol Josep Garcia, que não disputou toda a temporada e fazia uma participação especial na decisão, ficou entre os dois britânicos e, num primeiro momento, deu algum respiro a Freeman, enquanto Holcombe tinha um dia repleto de erros e parecia deixar as chances de título escaparem. Isso até a última especial quando Freeman ficou sem combustível!

Steve Holcombe celebrando o título de campeão mundial EnduroGP 2020

Garcia aproveitou para vencer a etapa, mas foi Holcombe, que já havia perdido todas as esperanças, quem mais teve motivos para celebrar, pois de repente se viu coroado Campeão Mundial de EnduroGP 2020!

Brasileiro Bruno Crivilin conquista medalha de bronze na classe J1. Janaína Souza e Bárbara Neves pontuam entre as mulheres

O brasileiro Bruno Crivilin colocou mais uma vez seu nome na história do motociclismo nacional e internacional. O piloto da Honda Racing Brasil conquistou neste domingo (15/11), em Marco de Canaveses, em Portugal, a medalha de bronze do Mundial de Enduro na categoria J1 (até 23 anos e com motos até 250cc), ao concluir o campeonato 2020 na terceira colocação. O campeão foi outro piloto Honda, o finlandês Roni Kytonen. O fim de semana também valeu pelo Mundial Feminino, que contou com a participação de Bárbara Neves pela primeira vez na competição. Ela concluiu a disputa em 11º lugar.

O dia amanheceu chuvoso, o que apimentou mais as disputas - a maioria decididas na última especial (trecho cronometrado). Os competidores encararam três especiais, sendo um Extreme Teste, um Cross Teste e um Enduro Teste. Para os homens, a prova incluiu o total de três voltas de 60 quilômetros cada. Já as mulheres aceleraram em duas voltas no percurso.

Bruno Crivilin no Mundial de Enduro 2020

Além da terceira colocação na J1, Bruno Crivilin ficou em sétimo lugar na geral da Júnior, para pilotos de até 23 anos que competem também com motos acima de 250cc. É o melhor resultado de um brasileiro na competição. Ele subiu ao pódio em etapas na França, na Itália, onde ganhou uma especial na geral da Júnior, e em Portugal. Na semana passada, também em solo português, o capixaba de Aracruz venceu o segundo dia de competições.

"Foi um ano bem turbulento devido à pandemia, o que gerou muitas mudanças nos calendários, não só no Brasil, mas no Mundial também. Estou contente em ser um dos três melhores do mundo na categoria. Quero comemorar com a minha família e com todos no Brasil. Fiz uma das provas mais difíceis pelas condições do clima e terreno. O dia foi muito duro, com o tempo apertadíssimo, mas felizmente consegui completar", conta o atual bicampeão brasileiro de enduro nas categorias Enduro GP e E1. O piloto utiliza a motocicleta Honda CRF 250RX. Para o Mundial de Enduro, Bruno Crivilin integrou a equipe S2 Motorsport, comandada pelo italiano Alex Salvini, campeão mundial da modalidade.

Pódio da categoria J1

Entre as mulheres, o Brasil também esteve muito bem representado com a participação de Janaína Souza e Bárbara Neves.

Janaína, que atualmente reside em Portugal, fechou o fim de semana na 10ª posição. "Já ouviu aquela frase: 'Quanto pior, melhor'? Então, aqui no EnduroGP não foi diferente, foi considerada por todos a etapa mais difícil do ano. No sábado tivemos um pouco de Sol e no domingo uma chuva temporal. Durante todo o percurso puderam testar as habilidades de todos os pilotos no limite. Terminei o domingo no nono lugar e no acumulado geral da categoria em 10°. Uma experiência brutal para mim estar disputando essa prova e ainda garantir um Top 10 entre as melhores do mundo no enduro, é muito gratificante".

Companheira de equipe de Bruno no Brasil, Bárbara também aproveitou a oportunidade e a experiência em competir no Mundial de Enduro, com a CRF 250RX. "Estar com os melhores do mundo é o aprendizado mais desejado de qualquer piloto profissional. O fim de semana foi muito difícil, com deslocamentos e especiais pesadas. A chuva que caiu neste domingo deixou a situação ainda mais complicada. Quero evoluir cada vez mais e sinto que estou no caminho certo. Agradeço todas as pessoas que me mandaram energias positivas e que sempre estão na torcida por mim", destaca a bicampeã latino-americana e brasileira de Enduro.

Vídeos:



Resultados - Mundial de Enduro

Final Campeonato - Três primeiros

EnduroGP
1º Steve Holcombe #70 (GBR) - 146 pontos - Beta
2º Brad Freeman #12 (GBR) - 140 pontos - Beta
3º Andrea Verona #99 (ITA) - 100 pontos - TM

J1
1º Roni Kytonen #91 (FIN) - 144 pontos - Honda RedMoto World Enduro
2º Ruy Barbosa #14 (CHI) - 124 pontos - Husqvarna
3º Bruno Crivilin #99 (BRA) - 113 pontos - S2 Motorsports/Honda Racing Brasil

Júnior Enduro
1º Hamish MacDonald #76 (NZL) - 151 pontos - Sherco
2º Theophile Espinasse #7 (FRA) - 120 pontos - Sherco
3º Roni Kytonen #91 (FIN) - 97 pontos - Honda
7º Bruno Crivilin #99 (BRA) - 65 pontos - S2 Motorsports/Honda Racing Brasil

Feminino (EW)
1º Jane Daniels #96 (GBR) - 40 pontos - Husqvarna
2º Mireia Badia #32 (ESP) - 32 pontos - Husqvarna
3º Justine Martel #95 (FRA) - 28 pontos - KTM
10º Janaína Souza #413 (BRA) - 12 pontos - Honda
11º Bárbara Neves #410 (BRA) - 11 pontos - Honda Racing Brasil

Notícias Relacionadas

CLASSIFICADOS EM DESTAQUE

VER TODOS

Blog MX1

ir para o blog

MIX MX1