Blog MX1

Hard Enduro Brasil Series começa com vitória de Rigor Rico no King "Off" The Jungle

Temporada 2023 teve início em Poços de Caldas (MG) em conjunto com o Brasileiro de Big Trail

Crédito: Redação MX1 Motocross Brasil - Maurício Arruda - Fotos: Vinicius Ferraz e Divulgação

Rigor Rico

Enduro , Big Trail | 24/04/2023

Poços de Caldas (MG) foi palco neste fim de semana da primeira etapa do Hard Enduro Brasil Series 2023, competição que teve início com o evento King "Off" The Jungle, organizado por Fábio Nogueira, organizador da prova. Nesta edição da prova, o primeiro dia contou com um trajeto mais longo do que o de costume, fato que exigiu ainda mais técnica e fisicamente dos pilotos que encontraram trilhas escorregadias pela frente devido a chuva dos dias anteriores.

No segundo dia, a competição teve várias voltas por um circuito menor com diferentes tipos de trilha e obstáculos artificiais, no estilo superenduro.



Na categoria Gold, Rigor Rico venceu confirmando o favoritismo. "Foi uma prova muito divertida. Optei por usar uma moto diferente, que geralmente uso para treinar, a KTM EXC-f 350 e sai muito satisfeito. A trilha do primeiro dia estava bem escorregadia. Já no segundo dia foi em um circuito mais solto e pude concretizar a minha vitória", disse Rigor que agora mira o circuito de provas internacionais de Hard Enduro, como o Red Bull Romaniacs.

Eduardo Furtado garantiu a segunda colocação da Gold e Benedito Coser, em seu retorno às competições, fechou o pódio da categoria. "Depois de tanto tempo longe das competições, fiquei muito feliz com o resultado. O primeiro dia foi bem intenso e mais travado. O segundo dia foi bem bacana. Acho que a dinâmica da prova deu pra galera assistir e testar os pilotos em um circuito mais rápido. Tive problemas na embreagem da minha moto e no segundo dia só pude fazer graças a um amigo, que me emprestou sua moto para eu correr! Fico muito feliz pelas pessoas que acreditam em mim e me apoiam", destacou Coser.



Na categoria Silver, Olavo Sousa Sá garantiu a vitória a bordo de sua Beta RR 300. "Eu nunca tinha corrido o King, mas já tinham me falado que sempre tem novidades. O primeiro dia foi bem técnico e o terreno estava complicado, mas gostei, pois é assim que estou acostumado a treinar. Já no segundo dia teve mais velocidade, então tive mais dificuldade. Agora é só me preparar para a próxima", avaliou o piloto da equipe Beta Uai Racing de apenas 18 anos.

Na categoria Bronze, o piloto da casa Augusto Toshiro conquistou o topo do pódio. "Mais um ano o Fabinho surpreendendo a todos com o King. No primeiro dia, trilhas difíceis e um terreno muito liso, não foi fácil cumprir as duas voltas, mas consegui manter um ritmo bom e completar a prova. No segundo dia, a prova foi rápida lembrando bem circuitos de enduro fim. O maior desafio foi a largada no estilo le mans e com obstáculos artificiais deixou a competição bem acirrada. Consegui manter o foco e finalizar bem o segundo dia, o que me rendeu a primeira colocação na prova. Muito feliz com o resultado. Gostaria de parabenizar a todos pelo evento, sempre muito top! Tentarei competir nas outras etapas do HEBS, um dos maiores e o principal campeonato de hard enduro do Brasil", comentou o piloto da casa.



Defendendo a equipe Tranqueiras Racing, Gabriel Mangabeira foi o campeão da Iron. "Os dois dias foram muito duros. Chão liso, principalmente dentro das matas. Garanti a segunda colocação. E no segundo dia de competição tive alguns problemas durante a prova. Porém segui o caminho sem errar e o sexto lugar me garantiu a vitória nos dois dias", explicou o vencedor da categoria de entrada do campeonato.

O evento também contou com a abertura do Campeonato Brasileiro de Big Trail, onde Marlon Bonilha foi o grande destaque vencendo a categoria principal, Heavy Pro. No primeiro dia os competidores encararam o prólogo em uma pedreira desativada, com quatro voltas de oito quilômetros. O desafio definiu a ordem de largada para a prova principal de sábado, que contou com cinco voltas de cinco quilômetros.



"Consegui vencer os dois dias com a KTM 1290 Adventure R; a motocicleta é fantástica, com suspensão e ciclística perfeitas. O desafio foi imenso, com muitas subidas e descidas, pedras soltas, enfim. Fiquei feliz por estar entre amigos e por ter um bom desempenho", explicou Bonilha.

Representando a mesma equipe, José Américo subiu ao lugar mais alto do pódio na classe Big Pro, ao somar um primeiro e um terceiro lugares. Outros vencedores da competição foram: Pedro Ferreira na Trails, Gabriel Boardman na Big, Cecília Kondo na Feminina Trail e Libera Costabeber na Feminina Big.



Prevista para os dias 26 e 27 de maio, a segunda etapa do Hard Enduro Brasil Series (HEBS) será a prova Hard Country, na cidade de Nova Serrana (MG). A competição tem o patrocínio de Mitas, Dirt Dad, Prega La Mano, Eleva, Coleman, 3R Motos e Bikes e BMS Racing. Já o Campeonato Brasileiro de Big Trail tem sua próxima rodada programada para o dia 24 de junho, durante o Night Track, em Interlagos, São Paulo (SP).

Resultados da primeira etapa do Hard Enduro Brasil Series 2023 - King "Off" The Jungle - Poços de Caldas (MG):







Resultados da primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Big Trail 2023 - King "Off" The Jungle - Poços de Caldas (MG):





Siga o MX1 nas redes sociais:
Instagram: https://instagram.com/mx1motocrossbrasil
Facebook: https://facebook.com/mx1motocrossbrasil
YouTube: https://www.youtube.com/@mx1motocrossbrasil

Notícias Relacionadas

CLASSIFICADOS EM DESTAQUE

VER TODOS

Blog MX1

ir para o blog

MIX MX1