Blog MX1

Eli Tomac dispara com quinta vitória consecutiva no AMA Supercross 2022

Seattle foi palco da 12ª etapa do campeonato

Crédito: Redação MX1.com.br - Maurício Arruda - Fotos: Feld Entertainment

Eli Tomac

Supercross , Vídeos | 27/03/2022

Eli Tomac conquistou a vitória no Lumen Field, o seu quinto triunfo consecutivo no Monster Energy AMA Supercross 2022. O resultado em Seattle coloca Tomac no quarto lugar - empatado com Chad Reed - na lista de maiores vencedores da história da competição na categoria principal.

Supercross Seattle

Tomac não foi o mais rápido nos treinos e não venceu sua bateria classificatória, onde ficou atrás de Jason Anderson, mas quando o gate caiu para a 12ª etapa da classe 450 ele disparou na liderança à frente de Justin Barcia e Marvin Musquin. Anderson partiu na quarta posição, mas pulou para o terceiro lugar antes de completar a primeira volta. Claramente mais rápido que os concorrentes, Tomac não demorou para abrir vantagem numa pista escorregadia e com canaletas mais profundas a cada giro.

Vice-líder AMA Supercross 450

Cooper Webb, atual campeão, largou mal e teve bastante trabalho para entrar nos Top 10 da prova. Com os primeiros colocados cada vez mais separados, a mudança na classificação do pódio só surgiu quando Barcia acabou aterrisando num bloco de espuma. Com a inevitável queda, Barcia voltou em quinto, atrás de Tomac, Anderson, Musquin e Malcolm Stewart. Nas últimas voltas o piloto da GasGas ainda teve que lidar com a pressão de Webb que colou e fez o que pode, mas nunca conseguiu passar.

Classe 450 12ª etapa AMA Supercross

Tomac disparou no campeonato com o resultado e agora conta com 54 pontos à frente de Anderson, seu concorrente mais próximo no campeonato. Com o segundo lugar o piloto da Kawasaki fez as pazes com o pódio, onde ele não subia desde a oitava rodada, seguido por Musquin que manteve sua ótima sequência em Seattle, onde sempre que competiu terminou entre os três primeiros.

Vencedor classe 250 12ª etapa AMA Supercross

Após uma pausa de cinco semanas, a divisão Oeste da classe 250 voltou para uma nova rodada, assim este evento do AMA Supercross não teve participação dos pilotos brasileiros que disputam a costa Leste. Líder do campeonato, Christian Craig largou na ponta seguido por Michael Mosiman e Jo Shimoda. Um dos favoritos, Hunter Lawrence completou a primeira curva na sétima posição.

Líder AMA Supercross 2022 classe 250 Oeste

Craig tentou abrir vantagem rapidamente, mas Mosiman permaneceu próximo, enquanto Lawrence escalava o peloão chegando ao terceiro lugar. Logo depois, Mosiman fez uma ultrapassagem agressiva por Craig que levou a pior e foi pro chão. O piloto da Yamaha retornou em sexto ainda com disposição para voltar a disputa pelo pódio.

Pódio AMA Supercross Seattle

Alguns minutos depois Lawrence colou em Mosiman e não demorou para assumir a liderança. O piloto da GasGas perdeu ritmo pois estava com o disco de freio traseiro empenado após o contato com Craig. Após a metade da corrida foi Craig quem passou por Mosiman sem incidentes assumindo o segundo lugar. No final da corrida, Shimoda também foi para cima de Moisman e chegou a assumir o terceiro lugar, mas levou o troco na última volta e quase caiu na última curva.

Agora o AMA Supercross faz uma pausa de um fim de semana. Os pilotos retornam em duas semanas no The Dome no America's Center em St. Louis, Missouri, no sábado, dia 9 de abril. Será o último de três eventos da Tríplice Coroa, onde os pilotos se enfrentam em três corridas na mesma noite com o retorno à série 250 Leste.

Vídeos:




Resultados da 12ª etapa do AMA Supercross 2022 - Seattle:

Resultado categoria 450 Seattle 12ª etapa do AMA Supercross 2022

Resultado categoria 250 Oeste Seattle 12ª etapa do AMA Supercross 2022

Classificação do Campeonato AMA Supercross 2022 após 12 etapas:


Classificação do Campeonato classe 450 AMA Supercross 2022 após 12 etapas

Classificação do Campeonato categoria 250 Oeste AMA Supercross 2022 Seattle após 12 etapas

Notícias Relacionadas

CLASSIFICADOS EM DESTAQUE

VER TODOS

Blog MX1

ir para o blog

MIX MX1