Blog MX1

Brasileiro de Motocross: vitórias de Brunna Bartz e Jacson Keil em destaque

Classes MXF e MX Nacional foram decididas nos momentos finais da 2ª etapa, em Ibirubá (RS)

Crédito: Redação MX1 Motocross Brasil - Maurício Arruda - Fotos: Alberto Barbosa/Mundo Press, Rodrigo Junior e Divulgação

Brunna Bartz

Motocross , Vídeos | 08/05/2023

A chuva não deu muita trégua em Ibirubá (RS) provocando mudanças constantes na programação da segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross, inclusive com a suspensão das primeiras atividades na sexta-feira, dia 5. No sábado, dia 6, quando São Pedro deu uma folga, as corridas das categorias 50cc, MXJR, MXF, MX Nacional e 65cc deram início a competição com corridas noturnas na pista Jardel Doneda Pires, dentro do Moto Clube Papaléguas.

Utilizando o traçado apenas na parte da arena, por conta da iluminação, e com a condição escorregadia e exigente do circuito, os pilotos precisaram medir muito bem os momentos onde valia a pena arriscar mais ou compensava ser conservador buscando se manter em pé. Na classe MXF, Brunna Bartz soube muito bem dosar isso e acabou protagonizando a melhor disputa da noite com a atual campeã Maiara Basso.



Depois de largar na frente, Brunna permitiu a reação da rival ao redor da metade da prova, quando Maiara assumiu a liderança. A perseguiu seguiu com a líder do campeonato, Sarah Raquel, um pouco mais atrás na terceira posição. A diferença entre elas variava bastante a cada volta, mas nas duas últimas, Brunna aumentou a pressão sobre a líder.

Já com a bandeira branca de última volta agitada, Brunna acabou com qualquer diferença para Maiara e, completando alguns saltos que a gaúcha não arriscava, conseguiu a ultrapassagem para vencer a prova. "Quero agradecer a todas as meninas por não desistirem, por virem aqui, juntar todo mundo e mostrar que a gente pode sim", disse a piloto da 595 Racing Husqvarna Team (veja abaixo a entrevista completa).



Maiara completou em segundo perdendo a chance de assumir a liderança do campeonato por um ponto. "Foi um resultado muito bom para mim. A pista estava bem difícil, muito fácil de errar, então tive que usar bastante técnica e ter calma. Pensei muito no campeonato e fiz uma prova sensacional, estou bem contente com o resultado. Eu podia ter forçado a ultrapassagem para cima da Brunna Bartz na última volta, mas tinha muito a perder com uma queda", destacou a gaúcha.

Em terceiro, Sarah Raquel permanece líder da classificação. "Foi uma prova bem difícil, com muita lama! Estava com muitas dificuldades e não sou muito acostumada com esse tipo de terreno. Acabei sofrendo uma queda, mas ainda terminei em terceiro", comentou a líder do campeonato.



Tatá Castro e Luanna Neves terminaram na quarta e na quinta colocações, respectivamente.

Na MX Nacional, Gustavo Oliveira largou na frente e liderou as primeiras voltas pressionado por Renan Goto, o Japinha. A disputa seguiu até Oliveira cair na saída de uma curva entregando a primeira posição ao rival.



Japinha assumiu a liderança seguido por Johnata Pinto e Jacson Keil enquanto o até então líder do campeonato, Gabriel Montagner, tentava se recuperar no meio do pelotão após cair na primeira volta e voltar na última posição.

Enquanto o líder conseguia abrir vantagem, a troca de posições era constante atrás. Keil passou ao segundo lugar e Marcos Moraes assumiu a terceira posição, enquanto Montagner já aparecia entre os cinco primeiros.



Nos minutos finais as mudanças continuaram. Marcos Moraes enfrentou problemas abandonando a prova e Montagner assumiu o terceiro lugar. Com praticamente uma volta para o fim, Japinha foi para o chão perdendo a primeira posição para Jacson Keil que precisou apenas manter a calma no giro final para comemorar a vitória e a liderança do cameonato. Japinha, Montagner, Gustavo Oliveira e Johnata Pinto completaram os cinco primeiros.

Nas três categorias de base que também tiveram provas noturnas, os vencedres foram: Kevin de Pinho (MXJR), Zion Berchtold (65cc) e Arthur Lorenzo (50cc).

Vídeo:








Resultados de sábado da 2ª etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross 2023 - Ibirubá (RS):












Siga o MX1 nas redes sociais:
Instagram: https://instagram.com/mx1motocrossbrasil
Facebook: https://facebook.com/mx1motocrossbrasil
YouTube: https://www.youtube.com/@mx1motocrossbrasil

Notícias Relacionadas

CLASSIFICADOS EM DESTAQUE

VER TODOS

Blog MX1

ir para o blog

MIX MX1