Blog MX1

Brasileiro de Motocross: Jetro Salazar (MX1) e Fred Spagnol (MX2) campeões da temporada

Super final do campeonato foi disputada em Rio Fortuna (SC)

Crédito: Redação MX1.com.br - Maurício Arruda - Fotos: Alberto Barbosa e Ney Evangelista/Mundo Press , Rodrigo Junior

Largada da MX Elite (MX1 e MX2)

Motocross | 21/09/2022

Nos dias 17 e 18, o Campeonato Brasileiro de Motocross realizou a sétima e última da temporada 2022 no CT Lorenzo, em Rio Fortuna (SC). A equipe Honda Racing concluiu o fim de semana como destaque conquistando três dos principais títulos da competição: Jetro Salazar foi campeão da categoria MX1, Fred Spagnol da MX2 e Maiara Basso da MXF.

Na MX1, o equatoriano Jetro Salazar chegou em desvantagem para a decisão, mas nunca deixou de acreditar. O resultado foi uma virada de jogo histórica e o quinto título brasileiro de Salazar, sendo três da MX1 e dois da Elite MX.

"Estou feliz demais. Foi um objetivo que a gente colocou, a última vez que fui campeão foi em 2019, então são três anos em busca disso. Sem a ajuda da minha equipe tudo isso teria sido impossível. A gente não nunca tem garantia da vitória, mas sempre vai lutar até o final. O resultado está aí, o trabalho duro traz recompensas", declarou Salazar.

A Super Final, que teve vitória do piloto Paulo Alberto, da Yamaha Monster Energy Geração, também marcou a despedida do espanhol Carlos Campano das competições brasileiras. Alberto venceu as duas baterias e somou 50 pontos. "Foi muito bom terminar o ano vencendo. Consegui me sentir bem na pista, fiz ultrapassagens, tive um bom ritmo. Infelizmente não deu pra brigar pelo título, mas mostramos que estamos na briga em 2023",

Carlos Campano fez a sua despedida das competições brasileiras e estava muito perto de mais um título, mas enfrentou problemas na segunda bateria e não completou a prova. Ainda assim, finalizou a temporada com o vice-campeonato. O pentacampeão ainda recebeu uma homenagem da Confederação Brasileira de Motociclismo, que eternizou o número 115 em consideração aos feitos do espanhol, que mudou a história do Motocross Brasileiro desde que chegou aqui, em 2012.

"A verdade é que estou muito triste por terminar o final de semana assim. Fiz uma boa primeira bateria, estava dando tudo certo. Me sentia muito bem e finalizei em terceiro a bateria, resultado que me deixava muito tranquilo pra segunda bateria. Mas infelizmente acabei tendo um problema mecânico e ficando de fora da bateria e perdendo esse título que estava praticamente na mão", avaliou Campano. "Fiquei triste, mas a verdade é que foi um final de semana inesquecível. Tenho que agradecer toda a equipe e a galera brasileira que tem me apoiado muito. Sou muito feliz por ter vivido todos estes anos aqui no motocross brasileiro, com a Yamaha Brasil e a equipe Monster Geração. Estou muito satisfeito por minha carreira aqui e por tudo que a gente conquistou. Com certeza sentirei muitas saudades", completou o espanhol.

O venezuelano Anthony Rodrigues foi outro destaque da MX1. Ele fechou a temporada na terceira colocação da tabela. "Tive um campeonato de altos e baixos, mas foi importante para a equipe conseguir ganhar o título. Nós nunca paramos de trabalhar, o trabalho foi muito forte o ano todo. Fico muito feliz pela Honda Racing, que acreditou até o final, e deu certo", destacou.

Na MX2, a conquista de Fred Spagnol foi inédita na carreira do piloto. "É muito bom ser campeão. São vários anos brigando por esse título, atrás dessa conquista, e agora eu consegui junto com a equipe Honda Racing. Quero agradecer todo time, vou comemorar muito e ano que vem estarei na categoria MX1", avisou o paulista.

A vitória na etapa foi de Gabriel Mielke (Pro Tork KTM), já campeão da MX2JR que aproveitou para acelerar também na MX2. Gabi Andrigo, que estava na disputa pelo título com Spagnol, seu compaheiro de equipe, teve um problema na moto durante a segunda bateria e acabou fora da disputa encerrando o campeonato em terceiro lugar. "Foi um ano muito bom. Tive alguns problemas, mas mostrei na pista que tenho potencial para conquistar o título. Sou um piloto novo, tenho apenas 17 anos, e há muito ainda para acontecer", comentou o gaúcho.

German Bratschi, da equipe Husqvarna Power Husky/Goldentyre, conquistou a segunda colocação da etapa final. "A pista estava muito difícil com muitas canaletas e buracos mas consegui fluir bem. E terminar a temporada no pódio, mesmo correndo poucas etapas, foi bom demais e, ainda, consegui ganhar a segunda bateria. Estou feliz porque minha expectativa era conquistar pódio para a equipe e consegui", disse o piloto uruguaio de 20 anos, que está em sua segunda temporada na equipe.

Completando o pódio, Guilherme Bresolin, foi o vice-campeão da categoria. "O final de semana não foi como o esperado, queria muito a vitória, mas tive problemas nos braços na primeira corrida. Na segunda bateria já fui um pouco melhor, consegui andar bem. Mas estou feliz, bem animado com minha pilotagem, sei que dava pra ser o vitorioso. Então vamos trabalhar ainda mais e vamos pra cima", comentou o piloto da Yamaha Monster Energy Geração.

Na classe MXF, Maiara Basso foi a grande campeã entre as mulheres, o que representou o sétimo título brasileiro da carreira da gaúcha. "Com certeza esse título é bastante especial. Foi o meu primeiro ano de equipe Honda, a minha moto estava fantástica no decorrer da temporada e eu me senti muito bem. Estou muito feliz de levar esse título para toda a equipe. Foi um ano maravilhoso, de quatro etapas venci três, deu tudo certo e agora é hora de comemorar bastante", finaliza.

Confira abaixo os cinco primeiros colocados em todas as categorias realizadas na prova decisiva e a classificação final da temporada.

Resultados da 7ª e última etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross 2022:

MX1 (soma das baterias)
1. Paulo Alberto
2. Jetro Salazar
3. Anthony Rodriguez
4. Eduardo Ferreira de Lima
5. Lucas Dunka

MX2  (soma das baterias)
1. Gabriel Mielke
2. German Bratschi
3. Guilherme Bresolin
4. Henrique Henicka
5. Frederico Spagnol

Elite MX
1. Paulo Alberto
2. Jetro Salazar
3. Anthony Rodriguez
4. Hector Assunção
5. Eduardo Lima

MX2JR
1. Gabriel Mielke
2. Bernardo Tiburcio
3. Vitor Hugo de Borba
4. Otavio Pedro da Silva
5. Eduardo Volpato

MX4
1. Roosevelt Assunção
2. Marcos Cordeiro
3. Pablo Florin
4. Diogo Guedes Otaviano
5. Willian Guimarães

MXF
1. Maiara Basso
2. Sarah Raquel
3. Thais Castro
4. Brunna Bartz
5. Tainá Aguiar

MXJR
1. Bernardo Tiburcio
2. Pietro Piroli
3. Hian Costa Santos
4. Gabriel Cirino
5. Francesco Copetti

MX3
1. Jose Felipe
2. Wellington Garcia
3. Carlos Eduardo Franco
4. Roosevelt Assunção
5. Marcello Lima

MX5
1. Adilson Araujo
2. Marco Müller
3. Eliseu Glanert
4. Alencar Krefta
5. Luciano Ferreira

50cc
1. Lorenzo Ricken
2. Estêvão Silva
3. Enzo Fialho
4. Jonnas .andreazzi
5. Pedro Nascimento

MX2JR (Válida pela etapa de Morrinhos)
1. Gabriel Mielke
2. Bernardo Tiburcio
3. Otavio Silva
4. Eduardo Volpato
5. Luiz Rocha

Nacional
1. Ismael Rojas
2. Gustavo Oliveira
3. Leonardo Borges
4. Adriel Conceição
5. Darlei Weiss

Classificação final do Campeonato Brasileiro de Motocross 2022:

MX1
1. Jetro Salazar, 248 pontos
2. Carlos Campano, 239 pts
3. Anthony Rodriguez, 234 pts
4. Paulo Alberto, 195 pts
5. Leonardo de Souza, 165 pts

MX2
1. Frederico Molina Spagnol, 269 pontos             
2. Guilherme Bresolin, 245 pts
3. Gabriel Bohrer Andrigo, 238 pts   
4. Henrique Henicka, 212 pts
5. Marcello Leodorico, 198 pts

MX2JR
1. Gabriel Mielke
2. Vitor Hugo de Borba
3. Bernardo Tiburcio
4. Luiz Filipe Rocha
5. Eduardo Volpato

MX4
1. Roosevelt Assuncao
2. Claudner Rocha            
3. Marcos Cordeiro
4. Vinicius Borgarelli
5. Rodrigo Guedes

MXF
1. Maiara Basso
2. Sarah Raquel
3. Thaís Castro
4. Larissa Dalló
5. Tainá Aguiar

MXJR
1. Bernardo Tiburcio
2. Pietro Piroli   
3. Hian Costa Santos
4. Kevyn de Pinho
5. Gabriel Cirino

MX3
1. Wellington Garcia
2. Marcello Lima              
3. Carlos Eduardo Franco
4. Lucas Basso             
5. Rafael Faria

MX5
1. Eliseu Glanert
2. Marco Müller
3. Luciano Ferreira
4. Alencar Krefta
5. Adilson Araujo

50cc
1. Lorenzo Ricken
2. Estêvão Silva             
3. Pietro Fraga                                          
4. Arthur Rosa   
5. Pedro Nascimento  

Nacional
1. Ismael Rojas              
2. Gustavo Oliveira
3. Leonardo Borges
4. Carlos Siqueira      
5. Jacson Keil

Notícias Relacionadas

CLASSIFICADOS EM DESTAQUE

VER TODOS

Blog MX1

ir para o blog

MIX MX1