Blog MX1

Billy Bolt vence abertura do Mundial de Hard Enduro 2021

Britânico fatura a 1ª edição do Abestone Hard Enduro na Itália

Crédito: Redação MX1.com.br - Maurício Arruda - Fotos: Future7Media

Billy Bolt

Enduro | 14/07/2021

Depois de uma longa espera, a temporada do Mundial de Hard Enduro finalmente começou com a realização do Abestone Hard Enduro na Itália, prova prevista para ser a terceira rodada, mas que efetivamente abriu o campeonato no último domingo, 11. O britânico Billy Bolt, Husqvarna, foi o grande vencedor da competição repetindo o desempenho apresentado no Extreme XL Lagares - prova que acabou não somando pontos para o mundial devido as restrições impostas na última hora pelo governo de Portugal por causa da pandemia de coronavírus. A questão de saúde ainda provocou o cancelamento do Erzbergrodeo atrasando ainda mais o início da temporada 2021.  

Com grandes montanhas, rochas tortuosas e um terreno verdadeiramente desafiador, o Abestone Hard Enduro aconteceu ao longo de três dias. Na sexta-feira o treino cronometrado deu início ao evento. No sábado, os pilotos correram nas montanhas por quatro voltas e cerca de 1 hora. Os 50 melhores garantiram vaga na final de domingo, uma prova de 3 horas.

Mundial de Hard Enduro

Bolt liderou absolutamente tudo, em todos os dias, sempre com Manuel Lettenbichler, da KTM, como rival mais próximo. O alemão chegou a liderar a disputa nas duas primeiras voltas, até Bolt torcer o cabo nas descidas finais para garantir a vitória.

"Foi um fim de semana de sonho para mim, para ser honesto. A corrida em si foi um pouco confusa, foi muito intensa. Eu baguncei a seção inicial do rio, Mani (Lettenbichler) colou na minha roda, e nós apenas lutamos a partir daí", disse Bolt. "Ele me pegou no Minestrone Rock Garden, mas me senti forte na floresta. Na última volta, eu simplesmente passei e esperei pela vitória", completou o campeão.

Mundial de Hard Enduro

Lettenbichler não escondeu a frustração. "Estou um pouco chateado por não ter vencido, mas o segundo lugar é definitivamente um ótimo começo de temporada e o ritmo que tivemos no resto do campo foi muito forte", avaliou o piloto de 23 anos.

Treze minutos atrás, a lenda do Hard Enduro Graham Jarvis, da Husqvarna, completou o pódio. A aposta de não reabastecer no final da primeira volta contribui para o veterano de 46 anos - apenas o dobro da idade do seu rival direto - garantir o terceiro lugar.

"Acho que minha velocidade e preparo estavam lá para chegar entre os dois primeiros, mas os primeiros problemas não permitiram. Estou ansioso agora pelo Red Bull Romaniacs", comentou o britânico.

Abertura do Mundial de Hard Enduro

Jonny Walker, da Beta, não teve uma reação para Jarvis nos momentos finais e teve que se contentar com o quarto lugar, enquanto o espanhol Alfredo Gomez (Husqvarna) manteve-se perto em quinto.

O Campeonato Mundial de Hard Enduro continua com o Red Bull Romaniacs, na Romênia, de 27 a 31 de julho.

Vídeos:






Resultado Abestone Hard Enduro 2021
1. Billy Bolt (Husqvarna) 1:44:36
2. Manuel Lettenbichler (KTM) +41.686
3. Graham Jarvis (Husqvarna) +13:37.827
4. Jonny Walker (Beta) +14:35.019
5. Alfredo Gomez (Husqvarna) +15:03.058
6. Taddy Blazusiak (GASGAS) +17:52.934
7. Mario Roman (Sherco) +27:48.692
8. Wade Young (Sherco) + 29:42.319
9. Michael Walkner (GASGAS) +30:15.407
10. Francesc Moret Clota (Rieju) +45:24.961

Notícias Relacionadas

CLASSIFICADOS EM DESTAQUE

VER TODOS

Blog MX1

ir para o blog

MIX MX1