Blog MX1

AMA Supercross: Liderança e frustração para Ken Roczen na despedida de Houston

Cooper Webb vence terceira etapa da temporada 2021. Colt Nichols no topo da 250

Crédito: Redação MX1.com.br - Maurício Arruda - Fotos: Align Media e Feld Entertainment

Cooper Webb

Supercross | 24/01/2021

A terceira etapa do Monster Energy AMA Supercross 2021, Campeonato Mundial da modalidade, encerrou neste sábado (24) a sequência de provas consecutivas no NRG Stadium em Houston, Texas. Cooper Webb (KTM) faturou a classe 450 com uma ultrapassagem na última volta sobre Ken Roczen (Honda), novo líder da temporada, que mesmo assim não escondeu a frustração pelo desfecho. Adam Cianciarulo (Kawasaki) completou o pódio, o primeiro do piloto em 2021. Na classe 250 Leste, Colt Nichols (Yamaha) levou a melhor na disputa com seu companheiro de equipe para alcançar sua primeira vitória em dois anos.

Ken Roczen deixou a vitória escapar na última volta, mas assumiu a liderança do campeonato

Webb largou na frente na final da categoria 450, mas Ken Roczen logo acelerou o ritmo e nos primeiros minutos superou o concorrente. Adam Cianciarulo assumiu o terceiro lugar, enquanto Justin Barcia (GASGAS) ganhava posições rapidamente pulando para o quarto lugar. Vencedor da etapa anterior, Eli Tomac (Kawasaki), começou fora dos 10 primeiros precisando trabalhar muito para avançar pelo pelotão.

Largada da categoria 450

Mais rápido na pista, Barcia teve sua evolução interrompida por uma queda na seção de areia acabando com as suas chances de pódio. Roczen abriu mais de três segundos no final da corrida e parecia muito próximo da vitória, mas Webb começou a atacar e, na última volta, quando o alemão foi dar uma volta em Dean Wilson acabou atrapalhado pelo escocês - que já admitiu o vacilo e pediu desculpas publicamente através de suas redes sociais. O americano, que não tinha nada com isso, aproveitou a oportunidade, cruzou as canaletas e bloqueou o rival na saída de uma curva com uma manobra perfeita.

Dean Wilson acabou interferindo na disputa pela vitória

A pressão de Roczen seguiu até a última curva, mas Webb se defendeu conquistando a 12ª vitória da sua carreira e a 50ª da KTM na classe principal. Com o segundo lugar, Roczen assumiu a liderança do campeonato, apenas um ponto à frente de Webb e Barcia - que terminou em quarto, seguido por Tomac, depois de perder a posição temporariamente para o rival. Mesmo conquistando o number plate vermelho, Roczen não escondeu a frustração por deixar a vitória escapar.

Ken Roczen tentou recuperar a liderança perseguindo Cooper Webb até a bandeirada

Webb celebrou o primeiro lugar: "Foi uma corrida acirrada o tempo todo e Kenny (Roczen) fez uma prova sólida sem muitos erros. A pista era realmente complicada, fácil de passar do ponto e ficar impaciente. Os retardatários no final foram péssimos, senti que íamos ter uma batalha muito boa e obviamente tivemos, mas os retardatários foram muito duros esta noite. Eu agarrei (a chance) e pulei na última volta, fiz acontecer".

Pódio da categoria 450

Pela categoria 250 Leste, Christian Craig partiu na frente e parecia pronto para repetir a vitória da primeira etapa, mas seu companheiro de equipe Colt Nichols manteve-se perto e, quando restavam poucos minutos para o fim, conseguiu ultrapassar. Craig deu o troco e a disputa continuou, mas duas voltas depois Nichols passou novamente e confirmou a vitória. Agora ambos estão empatados na liderança do campeonato.

Christian Craig e Colt Nichols

Jett Lawrence (Honda), que venceu na terça-feira, pulou mal do gate e teve trabalho para se recuperar, mas com uma ultrapassagem agressiva sobre Michael Mosiman (GASGAS) foi ao pódio novamente com o terceiro lugar. Dois dos favoritos, Austin Forkner (Kawasaki) e RJ Hampshire (Husqvarna), ficaram de fora devido a lesões sofridas nas classificatórias e nos treinos livres.

Pódio da categoria 250 Leste

Agora o campeonato muda para o Lucas Oil Stadium em Indianápolis, Indiana, onde outra série de três corridas começa no próximo sábado, dia 30 de janeiro.

Vídeos:






Resultados da terceira etapa do AMA Supercross 2021:

Resultados da terceira etapa do AMA Supercross 2021 categoria 450

Resultados da terceira etapa do AMA Supercross 2021 categoria 250

Classificação geral do AMA Supercross 2021 após três etapas:

Classificação geral do AMA Supercross 2021 após três etapas categoria 450
Classificação geral do AMA Supercross 2021 após três etapas categoria 250

Notícias Relacionadas

Blog MX1

ir para o blog