Blog MX1

AMA Supercross 2021: Resultados, fotos e vídeos da primeira etapa

Justin Barcia (450) e Christian Craig (250 Leste) vencem em Houston (TX)

Crédito: Redação MX1.com.br - Maurício Arruda - Fotos: Align Media e Feld Entertainment, Inc.

Justin Barcia

Supercross | 17/01/2021

Justin Barcia estreou pela GASGAS Factory Racing dando show na primeira etapa do Monster Energy AMA Supercross 2021, realizada neste sábado (17) no NRG Stadium, em Houston, Texas. Após vencer sua classificatória, Barcia contornou a primeira curva da final lado a lado com Murvin Musquin (KTM), que fez o holeshot, assumindo a liderança da categoria 450 logo em seguida.

Ken Roczen perseguiu e pressionou Barcia até o final

Com público restrito, cerca de 10 mil fãs acompanharam a vitória de Barcia, a terceira consecutiva do piloto na abertura do campeonato, repetindo um feito que não ocorria há 25 anos, desde Jeremy McGrath nas temporadas de 1994, 95 e 96. Apesar da liderança praticamente de ponta a ponta, o piloto da Troy Lee Designs/Red Bull/GASGAS teve uma dura batalha contra Ken Roczen, do Team Honda HRC, por quase toda a corrida, enquanto Marvin Musquin completou em terceiro lugar.

Marvin Musquin

Também fazia duas décadas e meia que o campeonato não começava fora da Califórnia. Desta vez no Texas, Barcia repetiu em seu 100º Monster Energy Supercross o desempenho dos anos anteriores em Anaheim - que inspirou um vídeo promocional da sua equipe nos últimos dias, no qual celebravam a estreia com o topo do pódio, o que acabou realmente se concretizando, mesmo que em outro cenário.

Malcolm Stewart

Roczen precisou abrir caminho entre os cinco primeiros para alcançar o segundo lugar ainda no início e depois foram 17 minutos pressionando o rival, especialmente em três ocasiões em que estiveram lado a lado. Barcia suportou a pressão, respondeu a cada investida do alemão e saiu com a liderança do campeonato. Musquim chegou a perder o terceiro degrau do pódio para Adam Cianciarulo, mas respondeu ao piloto da Kawasaki ao redor da metade da prova garantindo o terceiro lugar. Malcolm Stewart (Yamaha) fez uma prova consistente e terminou na quinta posição.

Pódio da categoria 450

Os três ex-campeões presentes na pista tiveram uma noite difícil. Eli Tomac (Kawasaki), dono do título em 2020, teve um contato com Vince Friese (em que ambos foram ao chão) e acabou apenas em 13º. Cooper Webb (KTM), campeão de 2019, ficou bem pra trás na primeira curva e conseguiu se recuperar até o nono lugar. Já Jason Anderson Husqvarna, campeão de 2018, passou a maior parte da corrida no oitavo lugar até cair nas últimas volta para terminar na 15ª posição.

Christian Craig

Pela classe 250 Leste, RJ Hampshire, da Rockstar Energy Husqvarna Factory Racing, largou na frente, mas menos de um minuto depois Christian Craig (Yamaha) ultrapassou e abriu vantagem na liderança. Atrás, Hampshire fez o que pode para se manter no segundo lugar, mas na metade final da bateria foi ultrapassado por Austin Forkner (Kawasaki), Colt Nichols (Yamaha) e Jo Shimoda (Kawasaki) acabando na quinta posição. Jett Lawrence (Honda) acabou em sexto após sofrer uma queda durante a prova.

Pódio da categoria 250 Leste

Houston sedia a segunda etapa já na terça-feira, 19 de janeiro, e a terceira no sábado, dia 23. A série de 17 corridas, será acelerada durante a pandemia, com muitas etapas permitindo a participação do público de maneira limitada.

Vídeos:







Resultados da primeira etapa do AMA Supercross 2021:

Resultado da categoria 450 da primeira etapa do AMA Motocross 2021

Resultado da categoria 250 Leste da primeira etapa do AMA Motocross 2021

Notícias Relacionadas

Blog MX1

ir para o blog