Blog MX1

AMA Motocross: Jett Lawrence a um passo da temporada perfeita. Destaques de Budds Creek

Hunter Lawrence se aproxima do título da classe 250 após a sétima vitória

Crédito: Redação MX1 Motocross Brasil - Maurício Arruda - Fotos: Align Media

Jett Lawrence

Motocross , Vídeos | 20/08/2023

Uma semana após se tornar o oitavo piloto na história do AMA Pro Motocross a conquistar o título da classe 450 em seu ano de estreia na categoria, Jett Lawrence, deu mais um passo em direção a uma temporada perfeita em Budds Creek, 10ª e penúltima etapa da temporada 2023. Talvez a prova em Mechanicsville, MD, tenha sido o maior desafio do campeonato até aqui para o jovem australiano, mas ele alcançou mais uma vitória (1-1), ficando a duas baterias da quarta campanha invicta na história da competição. Na classe 250, Hunter Lawrence mais uma vez repetiu seu irmão mais novo, ficando próximo do título com sua sétima vitória.

A primeira bateria da categoria 450 começou com Adam Cianciarulo liderando seguido por Jay Wilson, Aaron Plessinger e Justin Barcia. Um pouco mais atrás, Lawrence começou em sexto. Plessinger assumiu a liderança ao redor dos oito minutos de prova, com Cianciarulo e Barcia em segundo e terceiro, respectivamente. Em quarto, Lawrence pressionou Barcia por algumas voltas e antes da metade da bateria passou por ele e por Cianciarulo para subir ao segundo lugar.



A ultrapassagem sobre Plessinger não demorou e Lawrence rapidamente abriu uma vantagem de vários segundos na liderança. Com o campeão de distanciando, a batalha pelas demais posições se intensificava entre Plessinger, Cianciarulo, Barcia e Jason Anderson.

Anderson foi o primeiro a avançar no grupo, fazendo uma ultrapassagem sobre Barcia. O ímpeto do piloto da Kawasaki continuou com uma ultrapassagem sobre seu colega de equipe e na sequência Plessinger, assumindo a segunda posição. Dylan Ferrandis também entrou na briga pelo pódio passando Plessinger pelo terceiro lugar.

Lawrence controlou sem dificuldades a segunda metade da corrida para vencer com 4 segundos de vantagem sobre Anderson, enquanto Ferrandis. Plessinger e Barcia completaram os cinco primeiros.



Na segunda bateria, Lawrence fez o holeshot, à frente de Cianciarulo e Barcia. O piloto da GasGas rapidamente assumiu o segundo lugar, seguido por Plessinger em terceiro. Depois de uma primeira bateria desafiadora, Chase Sexton começou em quinto, mas rapidamente subiu na classificação.

Sexton mostrou paciência em sua perseguição a Barcia pelo segundo lugar, mas assim que partiu para o ataque,assumiu a vice-liderança. A partir daí, Sexton se aproximou de seu companheiro de equipe e, quando a bateria ultrapassou a marca dos 10 minutos, menos de 1,5 segundos separavam os dois pilotos da Honda. Conforme trocavam de posição, Sexton parecia ter um pouco mais de velocidade e se aproximou para menos de um segundo de diferença. No entanto, a batalha terminou quando Sexton errou e caiu em uma das descidas da pista ainda assim mantendo o segundo lugar.

Pela terceira posição, Barcia administrou a pressão de Plessinger até os últimos cinco minutos, quando finalmente o piloto da KTM levou a melhor. Na frente, Sexton não desistiu e eliminou quase por completo uma desvantagem de oito segundos para Lawrence. Apenas alguns metros separavam os dois na volta final, mas Lawrence fez o suficiente para garantir sua 20ª vitória em baterias.



Com a terceira colocação na última bateria, Plessinger conseguiu um segundo lugar, seu melhor resultado na temporada (4-3), enquanto as recuperações de Anderson em ambas as baterias foram recompensadas com o terceiro degrau do pódio (2-5).

Jett Lawrence: "Eu tinha um ponto onde podia ver o Chase (Sexton) a cada volta, mas então (em uma volta) eu simplesmente não o vi lá. Aí eu soube que ele estava se aproximando. Tive um pouco de azar com os retardatários, mas conseguimos lidar com isso. Foi uma disputa acirrada no final, mas foi bom."

A primeira bateria da categoria 250 começou com Jo Shimoda e Haiden Deegan travando uma batalha intensa na primeira volta até o novato assumir a liderança. Os dois primeiros, enquanto a batalha pelo terceiro lugar entre Tom Vialle e Hunter Lawrence se intensificava, no entanto, uma bandeira vermelha devido a um piloto caído, interrompeu a bateria próximo aos 15 minutos.



Na relargada, Deegan e Vialle se tocaram, o que prejudicou a largada do francês e fez com que o americano caísse. Na frente, Jalek Swoll assumiu a liderança à frente de Lawrence e Justin Cooper que logo fez uma ultrapassagem agressiva sobre o australiano subindo para o segundo lugar.

A disputa entre os três primeiros se intensificou e faltando cinco minutos Cooper tinha a liderança com cerca de um segundo de vantage sobre Lawrence. A disputa seguiu até a bandeirada com o piloto da Yamaha resistindo as investidas do rival. Swoll completou em terceiro, com Daxton Bennick em quarto e Vialle em quinto. Mais atrás, Deegan se recuperou do incidente na primeira curva para terminar em 16º.



Na segunda corrida, Austin Forkner fez o holeshot, logo à frente de Lawrence e Cooper, mas errou ainda primeira volta permitindo ao australiano assumir a liderança aproveitando a pista livre para abrir vantagem.

Após 10 minutos, Cooper começou a pressionar Forkner pelo segundo lugar e Shimoda se aproximava em quarto. Depois de algum tempo, ambos superaram Forkner e começaram uma disputa pelo segundo lugar. Com isso se aproximaram de Lawrence, mas não não o suficiente para mudanças.



Com resultados de bateria idênticos, Lawrence (2-1) e Cooper (1-2) terminaram empatados no topo da classificação geral, mas o desempate na segunda bateria deu a vitória geral ao piloto da Honda, sua sétima vitória da temporada. Shimoda completou o pódio geral com sua terceira performance entre os três primeiros do ano (7-3).

Lawrence, Cooper e Shimoda continuam sendo os únicos pilotos com chances de título na classe 250. Lawrence levará uma vantagem de 22 pontos para o Ironman Raceway de Indiana, em busca de seu primeiro campeonato nacional.



Hunter Lawrence: "É incrível (conquistar outra vitória). Foi um dia difícil, mas foi um bom dia no final. Saímos e fizemos acontecer. Ansioso para a próxima semana para tentar fechar isso."

Vídeos:



Resultados da 10ª etapa do AMA Motocross 2023 Budds Creek:


450
1. Jett Lawrence - 1 - 1
2. Aaron Plessinger - 4 - 3
3. Jason Anderson - 2 - 5
4. Chase Sexton - 9 - 2
5. Justin Barcia - 5 - 4
6. Dylan Ferrandis - 3 - 9
7. Adam Cianciarulo - 7 - 6
8. Garrett Marchbanks - 6 - 8
9. Ty Masterpool - 8 - 7
10. Phil Nicoletti - 10 - 11

250
1. Hunter Lawrence - 2 - 1
2. Justin Cooper - 1 - 2
3. Jo Shimoda - 7 - 3
4. Austin Forkner - 8 - 4
5. Tom Vialle - 5 - 6
6. Jalek Swoll - 3 - 12
7. Daxton Bennick - 4 - 11
8. Carson Mumford - 12 - 8
9. Julien Beaumer - 11 - 9
10. Seth Hammaker - 6 - 14

Classificação do campeonato AMA Motocross após 10 etapas:

450
1. Jett Lawrence - 500
2. Dylan Ferrandis - 379
3. Aaron Plessinger - 350
4. Adam Cianciarulo - 298
5. Chase Sexton - 294
6. Ty Masterpool - 242
7. Garrett Marchbanks - 228
8. Fredrik Noren - 208
9. Jason Anderson - 171
10. Grant Harlan - 162

250
1. Hunter Lawrence - 391
2. Justin Cooper - 369
3. Jo Shimoda - 343
4. Haiden Deegan - 329
5. Levi Kitchen - 308
6. R.J. Hampshire - 288
7. Max Vohland - 269
8. Tom Vialle - 268
9. Jalek Swoll - 195
10. Ryder DiFrancesco - 181

Siga o MX1 nas redes sociais:
Instagram: https://instagram.com/mx1motocrossbrasil
Facebook: https://facebook.com/mx1motocrossbrasil
YouTube: https://www.youtube.com/@mx1motocrossbrasil

Notícias Relacionadas

CLASSIFICADOS EM DESTAQUE

VER TODOS

Blog MX1

ir para o blog

MIX MX1