Blog MX1

11ª etapa do AMA Supercross: resultados e vídeos da prova em Seattle

Campeonato tem empate na liderança da classe 450. Enzo Lopes perto do pódio na 250

Crédito: Redação MX1 Motocross Brasil - Maurício Arruda - Fotos: Feld Motor Sports e Align Media

Início de prova da categoria 450SX em Seattle

Supercross , Vídeos | 26/03/2023

Eli Tomac (Monster Energy Yamaha Star Racing) venceu na noite deste sábado, 25, a 11ª rodada do Monster Energy AMA Supercross 2023 e alcançou a 50ª vitória da sua carreira na classe 450SX - mesmo número do já aposentado James Stewart, outro ícone da modalidade - ocupando a segunda colocação no livro de recordes de maiores vencedores da história do esporte. Acima deles somente Jeremy McGrath, o maior de todos os tempos, com incríveis 72 triunfos.

Até então líder isolado do campeonato, Cooper Webb (Red Bull KTM) conquistou o segundo lugar no Lumen Field, em Seattle (WA), e viu o rival empatar na pontuação garantindo também o number plate vermelho. Em terceiro, Justin Barcia (Troy Lee Designs Red Bull GASGAS Factory Racing) completou o pódio. A classe 250SX Oeste voltou às corridas com a quinta rodada após uma pausa de cinco semanas e Jett Lawrence (Team Honda HRC) conquistou sua quarta vitória da temporada.

A final da categoria 450SX começou com Kevin Moranz (Tank Masters Red Line Oil Next Level KTM) atraindo os holofotes por alguns momentos ao largar na frente antes de ser empurrado para fora da pista por Chase Sexton (Team Honda HRC) que assumiu a liderança. Eli Tomac, Adam Cianciarulo (Monster Energy Kawasaki) e Ken Roczen (Progressive Insurance ECSTAR Suzuki) ocupavam as posições seguintes e o alemão logo passou o atual campeão.



Tomac pressionou Roczen para retomar o segundo lugar, mas ainda no início a disputa pela posição estava acirrada e foi Cianciarulo quem passou ao posto. Em seguida Tomac viu Cooper Webb também passar por ele. Em quinto lugar o número 1 reagiu contra-atacando e pouco depois recuperou uma posição ultrapassando Webb.

Na frente, Roczen diminuiu a distância para Sexton e a diferença caiu para menos de um segundo. Os cinco primeiros pilotos ainda estavam bem próximos e Tomac continuou progredindo até assumir o segundo lugar. Roczen até recuperou o posto, mas Tomac deu o troco novamente e o foco passou a ser Sexton. Barcia, no dia do seu aniversário de 31 anos, tinha um bom ritmo avançando pelo pelotão até entrar no top 5.



Pouco antes da metade da corrida, Sexton deixou a frente da sua CRF 450R escapar indo ao chão de maneira estranha. Tomac assumiu a liderança seguido por Roczen e Webb. O piloto da KTM pouco depois superou o da Suzuki e então os dois principais candidatos ao título estavam separados por poucos segundos e na briga pela vitória.

Barcia seguia crescendo na corrida e assumiu o terceiro lugar, enquanto Sexton subiu ao quarto e Jason Anderson (Monster Energy Kawasaki) ao quinto. Nas últimas voltas, Tomac, Webb e Barcia se afastaram do resto dos pilotos e o pódio era confirmado nesta ordem. Anderson ganhou o quarto lugar nos momentos finais deixando Sexton em quinto.



Na prova principal da classe 250SX Oeste, Stilez Robertson (Monster Energy Yamaha Star Racing) fez o holeshot seguido por Hunter Yoder (Partzilla PR-MX Racing), RJ Hampshire (Rockstar Energy Husqvarna Factory Racing), Jett Lawrence, Cameron McAdoo (Monster Energy Pro Circuit Kawasaki) e Mitchell Oldenburg (Smartop MotoConcepts Racing Honda).

Lawrence não levou nem um minuto para assumir o segundo lugar e começar a pressionar Robertson que respondeu e se manteve firme na frente. Enquanto isso, McAdoo alcançava o terceiro lugar à frente de Hampshire e parecia que seria uma entre três pilotos pela vitória.



Com mais da metade da corrida, Lawrence assumiu a liderança e, meia volta depois, Robertson caiu forte na saída das costelas e abandonou a corrida. Hampshire atacou McAdoo e assumiu o segundo lugar com Levi Kitchen (Monster Energy Yamaha Star Racing) ocupando o quarto lugar. A partir daí, Hampshire e McAdoo se alternavam no segundo lugar. À medida que os três primeiros passavam pelos retardatários, a diferença para Lawrence variava, mas não a ponto da liderança ser ameaçada. Hampshire conseguiu a ultrapassagem definitiva para o segundo lugar já entrando para a última volta.

Lawrence conquistou a vitória com Hampshire em segundo, McAdoo em terceiro e Enzo Lopes (Muc-Off FXR ClubMX Yamaha) no quarto lugar. Após um início ruim completando a primeira volta apenas na 13ª posição, o brasileiro chegou perto do pódio mais ou menos na metade da prova, mas ficou faltando avançar mais uma posição para alcançar o feito inédito.



A série Monster Energy AMA Supercross faz uma rara pausa no próximo fim de semana, antes do pilotos se enfrentarem novamente no dia 8 de abril no State Farm Stadium em Glendale, Arizona, palco da 12ª etapa da série 2023 do AMA Supercross e do novo Campeonato Mundial de SuperMotocross.

Vídeos:



Resultados da 11ª etapa do AMA Supercross 2023 - Seattle:





Classificação do campeonato após 11 etapas:





Siga o MX1 nas redes sociais:
Instagram: https://instagram.com/mx1motocrossbrasil
Facebook: https://facebook.com/mx1motocrossbrasil
YouTube: https://www.youtube.com/@mx1motocrossbrasil

Notícias Relacionadas

CLASSIFICADOS EM DESTAQUE

VER TODOS

Blog MX1

ir para o blog

MIX MX1