Blog MX1

Franceses dominam terceira etapa do Mundial de Motocross 2023

Maxime Renaux vence MXGP da Suiça. Thibault Benistant lidera pódio na MX2

Crédito: Redação MX1 Motocross Brasil - Maurício Arruda - Fotos: Ray Archer, Juan Pablo Acevedo e Divulgação

Largada da MXGP

Motocross , Vídeos | 11/04/2023

As corridas principais da terceira etapa do Campeonato Mundial de Motocross 2023 foram realizadas nesta segunda-feira na novíssima pista de Frauenfeld. Devido ao domingo de Páscoa, o MXGP das Suiça teve uma programação diferente após as provas qualificatórias de sábado.

Na classe MXGP, Maxime Renaux (Monster Energy Yamaha Factory MXGP Team) conquistou sua primeira vitória na temporada, com Jorge Prado (Red Bull GASGAS Factory Racing) e Romain Febvre, (Kawasaki Racing Team) completando o pódio em segundo e terceiro, respectivamente. Apesar de ainda não ter vencido nenhuma etapa até aqui, Prado tem usado muito bem o novo regulamento onde é possível somar até 10 pontos nas provas de sábado. O espanhol venceu todas até agora e em todas as três rodadas foi o piloto que mais somou pontos, assim mais uma vez ampliou sua vantagem na tabela.



A MX2 também teve um novo vencedor com Thibault Benistant (Monster Energy Yamaha Factory MX2 Team) triunfando pela primeira vez em 2023, na frente de Andrea Adamo (Red Bull KTM Factory Racing) e Kay de Wolf (Nestaan Husqvarna Factory Racing).

Na primeira corrida da MXGP, Prado fez o Holeshot seguido por seu companheiro de equipe na Red Bull GASGAS Factory Racing, Mattia Guadagnini. No entanto, Maxime Renaux, ultrapassou Jeffrey Herlings (Red Bull KTM Factory Racing) ainda no início e algumas voltas de´pois também passou Guadagnini para assumir a vice-liderança. Mas o francês manteve manteve o segundo lugar até o final sem conseguir se aproximar muito do espanhol.



Guadagnini cometeu um erro perdendo mais algumas posições e voltou a ser ultrapassado até terminar na nona posição. Herlings não conseguiu repetir o desempenho da Sardenha e também foi foi ultrapassado por Romain Febvre, Calvin Vlaanderen (Team Gebben Van Venroy Yamaha Racing) e Ruben Fernandez (Team HRC) terminando em sexto.

Febvre foi crescendo até assumir o terceiro lugar e tentou atacar seu compatriota Renaux pela segunda colocação, mas sem sucesso. Vlaanderen e Fernandez completaram os cinco primeiros.



Na segunda corrida, Prado novamente largou na frente, no entanto o cenário não foi o mesmo da prova anterior. Desta vez, Renaux conseguiu assumir a liderança e manteve a primeira posição até o final. Febvre assumiu a terceira posição ultrapassando Herlings na segunda volta e, parecendo confortável no terreno duro, passou a atacar Prado. A ultrapassagem veio na 12ª volta, assim Febvre terminou em segundo e Prado em terceiro.

Herlings fez uma corrida discreta na quarta posição, sem se preocupar muito com Seewer atrás dele. O suiço também não conseguiu crescer na classificação e seguiu no quinto lugar até o final.



Com a soma das provas, Maxime Renaux venceu o seu primeiro GP da temporada à frente de Jorge Prado, que segue com o number plate vermelho de líder, e Romain Febvre em terceiro no seu primeiro pódio da temporada.

"Super feliz por conseguir minha primeira vitória em GP da temporada. É uma sensação ótima, especialmente depois dos dois primeiros Grandes Prêmios, onde perdi o pódio. Finalmente pude conquistá-lo hoje. Quero agradecer a equipe pelo trabalho duro e agora vamos continuar lutando pelo campeonato. Vejo vocês em Trentino", disse Maxime Renaux.



Para Jorge Prado o mais importante foi manter o primeiro lugar na classificação. "A primeira corrida foi ótima. Na segunda, me distanciei, mas não consegui manter a liderança, não tive o mesmo ritmo. No final saí com o segundo lugar geral e o mais importante é manter a number plate vermelho e somar pontos para o campeonato".

Romain Febvre celebrou o seu melhor resultado na temporada. "Me senti bem durante todo o fim de semana. Tive de ultrapassar Herlings nas duas corridas e Prado na segunda, por isso foi bastante difícil. Aproximei-me do Maxime e trabalhei muito, mas estou feliz por estar no pódio pela primeira vez este ano. Obrigado à minha equipe".



Na MX2, o líder do campeonato Jago Geerts começou forte com o Holeshot da primeira bateria seguido por Roan Van de Moosdijk (Nestaan Husqvarna Factory Racing) e Thibault Benistant. Os três seguiram na frente e Geerts parecia pronto para manter a liderança até o fim, mas el caiu na 15ª volta, deixando Van de Moosdijk livre para vencer a corrida.

Uma volta antes, Benistant também caiu retornando para terminar na quarta posição, enquanto Geerts foi ultrapassado por Kay de Wolf (2º), Andrea Adamo (3º), Simon Laengenfelder (5º, Red Bull GASGAS Factory Racing) e Lucas Coenen (6º, Nestaan Husqvarna Factory Racing) terminando na sétima colocação.



Adamo largou na frente na segunda corrida e liderou o pelotão desde o início apesar de ameaçado pela dupla da Monster Energy Yamaha, Benistant e Geerts. Por fim, Geerts levou a melhor sobre Benistant e atacou Adamo nas primeiras voltas. Benistant também pressionou os dois e conseguiu assumir a liderança.

O francês fez uma corrida sem erros e venceu. Adamo e Geerts lutaram pelo segundo lugar, mas como na primeira corrida o belga caiu. Adamo aproveitou e garantiu o segundo lugar, enquanto Geerts completou em terceiro.



Laengenfelder fez um sólido quarto lugar do início ao fim e De Wolf, após uma péssima largada, conseguiu subir até a quarta posição, deixando Laengenfelder em quinto e Liam Everts (Red Bull KTM Factory Racing) em sexto.

Na soma final, Benistant conquistou o GP na segunda vitória da sua carreira (primeira na temporada). Andrea Adamo e Kay de Wolf completaram o pódio.



"Primeira vitória da temporada e no geral. Eu estava me sentindo muito bem. Na segunda (corrida) me senti muito bem e tentei atacar direto. Tive alguma pressão do meu companheiro de equipe (Geerts), mas acho que ele cometeu um erro e consegui manter minha vantagem, então estou muito feliz e é bom para o time", destacou Benistant.

O Mundial de Motocross avança direto para a quarta etapa já no próximo fim de semana na pista de Pietramurata, em Arco di Trento, Itália, para o MXGP de Trentino.

Vídeos:







Resultados do MXGP da Suiça:













Classificação geral do Campeonato Mundial de Motocross 2023 após três etapas:





Siga o MX1 nas redes sociais:
Instagram: https://instagram.com/mx1motocrossbrasil
Facebook: https://facebook.com/mx1motocrossbrasil
YouTube: https://www.youtube.com/@mx1motocrossbrasil

Notícias Relacionadas

CLASSIFICADOS EM DESTAQUE

VER TODOS

Blog MX1

ir para o blog

MIX MX1