Blog MX1

AMA Motocross: Dylan Ferrandis vence em RedBud e amplia liderança

Confira os destaques da quarta etapa da temporada 2021

Crédito: Redação MX1.com.br - Maurício Arruda - Fotos: Align Media, Octopi Media e Divulgação

Dylan Ferrandis

Motocross | 05/07/2021

O AMA Motocross voltou a ação no dia 4 de julho com a tradicional corrida em RedBud durante o feriado americano do Dia da Independência. Na quarta etapa do campeonato, Dylan Ferrandis (Monster Energy / Star / Yamaha Racing) liderou o pelotão da classe 450 para sua terceira vitória na temporada, enquanto RJ Hampshire (Rockstar Energy Husqvarna Factory Racing) conquistou a primeira vitória do ano na categoria 250.

A primeira bateria da categoria 450 começou com a liderança de Aaron Plessinger, seguido por Cooper Webb e Ken Roczen. Ferrandis largou na sexta posição.

RedBud AMA Motocross

Com cerca de 10 minutos, Roczen aumentou a pressão sobre Plessinger e passou ao primeiro posto. Na terceira posição, Cianciarulo se preocupava com a aproximação de Ferrandis que, antes da metade da prova, superou o rival da Kawasaki. Pela liderança a disputa também se acirrava com Plessinger cada vez mais próximo de Roczen, ao mesmo tempo que tinha sua posição ameaçada pelo seu companheiro de equipe. Ferrandis era o mais rápido na pista e ganhou o segundo lugar com uma ultrapassagem sobre Plessinger nas ondulações de areia do traçado.

A disputa entre os adversários diretos pela liderança na tabela foi inevitável, Ferrandis atacou Roczen e assumiu a liderança com apenas três voltas para o fim. O francês venceu com 2,9 segundos de vantagem sobre o alemão, com Plessinger terminando em terceiro, Eli Tomac em quarto e Christian Craig em quinto.

Piloto Yamaha AMA Motocross

Plessinger largou na frente novamente na bateria decisiva, com Tomac, Cianciarulo, Roczen e Ferrandis logo atrás. Cianciarulo cometeu um erro ainda na primeira volta e deixou a disputa pelas primeiras posições retornando à prova no fim do pelotão.

Tomac rapidamente superou Plessinger para tomar a primeira posição, enquanto Roczen e Ferrandis acompanhavam o ritmo mantendo os líderes à vista. Mas o piloto da Honda acabou caindo forte e complicou suas chances voltando no sexto lugar.

Team Honda AMA Motocross

Plessinger permaneceu próximo de Tomac na maior parte da corrida com ambos marcando as melhores voltas. Com a corrida se aproximando do final, Ferrandis tratou de buscar o seu companheiro de equipe. Ele novamente aproveitou seu excelente ritmo na areia para assumir a segunda posição e ainda mirar o líder. Tomac se segurou na frente e venceu com apenas 1,5 segundos de margem sobre Ferrandis. Plessinger, Chase Sexton e Craig completaram os cinco primeiros.

Liderando o pódio, Ferrandis (1-2) teve Tomac (4-1) e Plessinger (3-3) ao seu lado, em segundo e terceiro, respectivamente. Com 2-6 nas baterias Roczen fez o suficiente para o quarto lugar.

Vencedores 450 RedBud AMA Motocross

"A pista de hoje foi uma das melhores da temporada. Tive um dia muito bom com a volta mais rápida na qualificação, uma boa batalha pela vitória na primeira bateria e o segundo lugar na segunda bateria para a vitória geral", disse Ferrandis. "Dei tudo o que tinha nas duas corridas e conquistar vitórias consecutivas no geral é um sonho que se tornou realidade. Esse é um dos melhores lugares do mundo, com os fãs torcendo nas laterais e a pista sendo muito divertida de pilotar. Estou curtindo este momento e quero dar um grande grito à equipe e a todas as pessoas que me ajudam", completou o líder do campeonato que ampliou para 14 pontos a vantagem sobre Roczen.

Nas 250, Justin Cooper (Monster Energy / Star / Yamaha Racing) liderou a volta de abertura da primeira bateria, mas cometeu um erro na sequência perdendo várias posições. RJ Hampshire (Rockstar Energy Husqvarna Factory Racing Team), que já havia superado os irmãos Jett e Hunter Lawrence (Team Honda HRC), assumiu a liderança, mas não conseguiu escapar. Jett seguiu próximo até aproveitar um erro do rival para conseguir a ultrapassagem.

Vencedor 250 redbud ama motocross

Ao redor da metade da prova, Hampshire mais uma vez deixou a frente da moto escapar e Hunter Lawrence aproveitou para assumir o segundo lugar, enquanto Jett Lawrence comandava a corrida. A três voltas do fim, Hampshire recuperou o segundo lugar e até esboçou um ataque em relação ao líder, mas Jett  segurou a vitória com 2,2 segundos de vantagem. Hunter terminou em terceiro, à frente de Justin Cooper e Jeremy Martin.

Cooper largou novamente na frente na bateria final, logo à frente de Martin e Hampshire. Os irmãos Lawrence começaram mal, fora dos 10 primeiros. Para complicar, Jett acabou batendo com outro piloto ainda no início, perdendo muito tempo até retornar.

Piloto Yamaha 250 AMA Motocross

Na frente, Hampshire começou a pressionar Cooper pela liderança e o resultado veio aos 15 minutos. Quando parecia ter a corrida sob controle, o piloto da Husqvarna mais uma vez caiu entregando o primeiro lugar a Cooper nos momentos finais da prova. Martin terminou em terceiro, seguido por Hunter Lawrence em quarto. Com uma corrida inspiradora, Jett Lawrence alcançou o sexto lugar.

Com 2-2 Hampshire venceu a etapa de RedBud pelo segundo ano consecutivo. Cooper obteve o segundo lugar geral (4-1), enquanto Jett Lawrence completou o pódio em terceiro (1-6), seguido por seu irmão Hunter em quarto (3-4).

Líder categoria 250 AMA Motocross 2021

"Esta vitória é ótima depois de tudo que passei recentemente", disse Hampshire. "Estive super doente a semana toda, então estar aqui hoje me emociona um pouco. Dou tudo de mim sempre que estou na pista, e teria sido ótimo conseguir as vitórias nas baterias hoje, mas vencer aqui no RedBud pelo segundo ano consecutivo é uma sensação incrível. A (minha) velocidade tem sido boa ultimamente e estou ansioso por algumas das minhas pistas favoritas chegando na programação".

Jett Lawrence manteve a liderança do campeonato com oito pontos de margem sobre Cooper. Hunter Lawrence permanece em terceiro, 44 atrás do líder.

O AMA Motocross continua no próximo dia 10 de julho com a quinta etapa da temporada em Southwick.

Vídeo:


Resultados da quarta etapa do AMA Motocross 2021:

450 (soma das baterias)
1.  Dylan Ferrandis  (Yam)  1-2
2.  Eli Tomac  (Kaw)  4-1
3  Aaron Plessinger  (Yam)  3-3
4.  Ken Roczen  (Hon)  2-6
5.  Christian Craig  (Yam)  5-5
6.  Chase Sexton  (Hon)  8-4
7.  Cooper Webb  (KTM)  7-9
8.  Justin Barcia  (Gas)  9-8
9.  Joey Savatgy  (KTM)  10-10
10.  Brandon Hartranft  (Suz)  11-13

250 (soma das baterias)
1.  RJ Hampshire  (Hus)  2-2
2.  Justin Cooper  (Yam)  4-1
3.  Jett Lawrence  (Hon)  1-6
4.  Hunter Lawrence  (Hon)  3-4
5.  Jeremy Martin  (Yam)  5-3
6.  Jo Shimoda  (Kaw)  6-5
7.  Pierce Brown  (Gas)  7-7
8.  Stilez Robertson  (Hus)  12-8
9.  Max Vohland  (KTM)  10-11
10.  Jalek Swoll  (Hus)  8-14

Classificação geral do AMA Motocross 2021 aós 4 etapas:

450
1.  Dylan Ferrandis  (Yam)  179/3 wins
2.  Ken Roczen  (Hon)  165/1 win
3  Aaron Plessinger  (Yam)  143
4.  Chase Sexton  (Hon)  132
5.  Eli Tomac  (Kaw)  129
6.  Justin Barcia  (Gas)  121
7.  Adam Cianciarulo  (Kaw)  116
8.  Christian Craig  (Yam)  104
9.  Cooper Webb  (KTM)  102
10.  Marvin Musquin  (KTM)  90

250
1.  Jett Lawrence  (Hon)  172/1 win
2.  Justin Cooper  (Yam)  164/1 win
3.  Hunter Lawrence  (Hon)  128
4.  RJ Hampshire  (Hus)  111/1 win
5.  Jeremy Martin  (Yam)  108
6.  Jalek Swoll  (Hus)  108/1 win
7.  Garrett Marchbanks  (Yam)  103
8.  Jo Shimoda  (Kaw)  99
9.  Colt Nichols  (Yam)  97
10.  Austin Forkner  (Kaw)  87

Notícias Relacionadas

CLASSIFICADOS EM DESTAQUE

VER TODOS

Blog MX1

ir para o blog

MIX MX1