Blog MX1

Adeus duas rodas! Jean Azevedo anuncia mudança no rally e nova equipe

Veterano segue acelerando em nova fase nas competições

Crédito: Redação MX1 Motocross Brasil - Maurício Arruda - Fotos: Divulgação

Polaris RZR Pro R

Rally | 10/02/2023

Um dos principais nomes do rally no Brasil, Jean Azevedo tem um novo desafio para a temporada 2023: competir nos UTVs. Pela equipe T+A Rally Team, o piloto de 48 anos, com mais de 30 de carreira e 80 títulos nacionais e internacionais, em parceria com o também piloto Leandro Torres, vai disputar o Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country e Baja com o modelo Polaris RZR Pro R.
 
Decacampeão desta competição nas motos, Jean Azevedo é também heptacampeão do Sertões e tem 18 participações do Dakar. O paulista de São José dos Campos é o único brasileiro a vencer etapas no mais rally do mundo com motocicletas. De 2008 a 2012, ele fez uma pausa nas duas rodas e encarou a categoria carros. Foi tricampeão brasileiro de rally cross country e levou o título de melhor estreante nas quatro rodas no Dakar em 2009.
"Foram muitos anos competindo nas motos, com um intervalo pequeno nos carros. Construí a maior parte da minha carreira nas motos e agora busquei essa motivação para me desafiar em outra modalidade. Estava há muito tempo na rotina. Será a primeira vez que vou participar de provas com um UTV - ou Side By Side (SSV), como é também chamado. Estou trabalhando muito para me adaptar rapidamente à categoria e buscar os melhores resultados", explica Azevedo.
 
Para 2023, o objetivo de Jean Azevedo é aprender ao máximo. "Meu navegador será o Idali Bossi, que tem muita experiência e que já venceu o Sertões. Ele vai me ajudar bastante na adaptação à categoria. Acredito que vamos somar muito e fazer um dupla muito forte", ressalta Jean Azevedo.



"Será uma experiência incrível para a Polaris e para a modalidade ter o Jean Azevedo acelerando um UTV. Ele é um dos pilotos off-road mais profissionais do país, com uma grande bagagem técnica em motos e carros, além de mais de três décadas em competições nacionais e representando o Brasil lá fora. É mais um passo importante para o trabalho de desenvolvimento e evolução da categoria", diz Bruno Borgonovi, gerente de marketing da Polaris.
 
Temporada em família

O nome da nova equipe "T+A Rally Team" significa Torres + Azevedo, sobrenome das duas famílias, e tem sede em Jacareí (SP). Com a mudança das motos para os UTVs, Jean Azevedo também ficará mais próximo do filho Bruno Azevedo, de 15 anos. O garoto estreou em 2022 na modalidade e já se tornou campeão brasileiro de rally baja, ao lado do navegador Jorley Jr, na classe UTV Start. Para esta temporada, Bruno segue novamente na competição com o navegador Daniel Spolidoro e o Polaris RZR Turbo R Ultimate.
 
Assim como Jean, Leandro Torres, 51 anos, - que é o primeiro piloto campeão do Dakar nos UTVs em 2017, junto com o navegador Lourival Roldan - também contará com o filho Thiago, de 21 anos, na equipe. O navegador do jovem piloto será Eduardo Shiga, com Polaris RZR Pro R Ultimate. Com o mesmo modelo, Leandro vai acelerar também com o navegador Daniel Spolidoro.
 
Calendário 2023
 
Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country

7 a 11/3 - Rally Minas Brasil - Araxá (MG)
11 a 16/4 - Rally RN 1500 - PB e RN
20 a 24/6 - Rally Jalapão - TO
11 a 19/8 - Sertões

Campeonato Brasileiro de Rally Baja
25 e 26/3 - Rally Cuesta
6 e 7/5 - Rally Rota Sudeste
3 e 4/6 - Rally Serra Azul
8 e 9/7 - Rally de Barretos
30/9 e 1/10 - Rally Rota SC
21 e 22/10 - Rally do Inverno
18 e 19/11 - Rally da Poeira
2 e 3/12 - Rally Terra Verde

Siga o MX1 nas redes sociais:
Instagram: https://instagram.com/mx1motocrossbrasil
Facebook: https://facebook.com/mx1motocrossbrasil
YouTube: https://www.youtube.com/@mx1motocrossbrasil

Notícias Relacionadas

CLASSIFICADOS EM DESTAQUE

VER TODOS

Blog MX1

ir para o blog

MIX MX1