Blog MX1

Brasileiro de Motocross: Stephen Rubini estreia com vitória na 6ª etapa

Limeira (SP) foi sede da penúltima rodada da temporada 2023

Crédito: Redação MX1 Motocross Brasil - Maurício Arruda - Fotos: Rodrigo Junior, Tatá Mello, Alberto Barbosa e Ney Evangelista/Mundo Press

Largada da categoria Elite MX

Motocross | 21/09/2023

O Motódromo Carlos Alberto Nunes, em Limeira (SP) foi palco nos dias 16 e 17 da sexta e penúltima etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross 2023. O evento foi marcado pela participação de novos pilotos internacionais na categoria principal, MX1, e pela definição dos primeiros campeões da temporada: Bernardo Tiburcio na classe MX2JR, Maiara Basso na MXF, Pietro Piroli na MXJR e Joao Vitor Ferreira na 50cc.

+ Brasileiro de Motocross: assista a transmissão oficial da sexta etapa, Limeira (SP)



Na categoria MX1, dois pilotos com muita experiência no Mundial de Motocross e outras competições internacionais, o francês Stephen Rubini, pela Honda Racing, e o italiano Nicholas Lapucci, pela Husqvarna PowerHusky, vieram trazer mais tempero para as disputas. Apesar de estar na sua estreia por aqui, Rubini (que é tricampeão francês e duas vezes vice-campeão europeu) dominou as corridas vencendo as baterias da MX1 e Elite MX, em ambas com o paulista Gustavo Pessoa (JP Racing) na segunda colocação.



"Estou muito feliz por conseguir vencer, foram duas vitórias em duas corridas, e também estou muito feliz pela equipe. É uma boa surpresa começar desta forma. Passamos esta última semana trabalhando para deixar a moto confortável para mim, e por isso vemos o resultado agora. Eu me senti empolgado com a moto e muito satisfeito por conseguir as vitórias", destacou Rubini.



Com a segunda colocação, Pessoa somou o máximo de pontos já que o atleta europeu competiu como convidado. "Quero agradecer à Deus, minha família por abrir mão de muitas coisas e toda a dedicação junto a mim. Obrigado a todos da equipe, a todos meus patrocinadores e apoiadores por acreditarem em mim", postou nas redes sociais o agora terceiro colocado no campeonato.



Terceiro colocado na rodada, Fabio Santos segue líder da competição e cada vez mais próximo do título. "Final de semana muito bom, muito positivo pra gente. A pista estava um pouco perigosa, resolvi não dar tudo de mim e pensar mais no campeonato, somar pontos importantes. Acho que foi muito positivo, ampliamos a vantagem e conseguimos o título antecipado pra Yamaha. Agora está entre eu e o Paulo (Alberto) na final, que acontece daqui 15 dias. Não vejo a hora que isso se concretize e que possamos terminar o ano com o título", disse o piloto da Yamaha Monster Energy Geração.



Companheiro de equipe de Fabinho, Paulo Alberto é o segundo na classificação e além do líder é o único ainda com chances matemáticas de título. "O balanço não foi tão positivo quanto eu esperava, não estava me sentindo muito bem. O corpo estava meio quebrado, não percebi ainda porquê, mas o importante era a gente fazer com que a Yamaha saísse daqui com o título entre mim e o Fabio. Isso a gente conseguiu fazer, por isso estou bastante feliz. O título agora está entregue a nós e isso é o mais importante e agora vamos para Canelinha (SC) com tudo", comentou o português.



Atual campeão da MX2, Fredy Spagnol fechou o grupo dos cinco primeiros da MX1 pela primeira vez na carreira. "Foi o primeiro pódio da MX1 e estou bastante contente. Tenho muito a melhorar ainda, principalmente o preparo físico, mas deu para sentir um gostinho. Consegui ver que a velocidade está vindo e o trabalho, dando resultado", explicou o piloto da Honda Racing.



O italiano Nicholas Lapucci, depois de brigar pelas primeiras posições, enfrentou problemas mecânicos na Elite MX e não completou a prova. "Foi muito positivo para minha primeira corrida no Brasil. Caso tivesse terminado (ele ocupava a sexta posição), na somatória teria conseguido o terceiro lugar no pódio. Mas aprendi muito no meu primeiro fim de semana aqui, porque tudo é novidade para mim. Me diverti também e não vejo a hora de acelerar na próxima corrida e que minha lesão no ombro melhore porque corri com muita dor", disse o italiano de 24 anos.



Já na MX2, Bernardo Tibúrcio foi o vencedor na soma das baterias, seguido por Guilherme Bresolin, Eric Tomas, Gabriel Mielke e Vitor Borba. Além da vitória, o mineiro da equipe Pro Tork KTM também comemorou o título antecipado na MX2JR.



"Estou muito feliz com meu sexto título nacional, só tenho a agradecer a minha equipe e a todos que torceram por mim. Agora é tentar na MX2, apesar de nunca ter sido meu foco, pois é o meu primeiro ano competindo nela e a ideia era ganhar experiência. A missão não é fácil, o líder tem ampla vantagem, mas sabemos que a competição só termina na última bandeirada", ressaltou Bê Tibúrcio.



Já Guilherme Bresolin, com o segundo lugar, manteve uma ampla margem na liderança para a decisão do título. "Na primeira corrida larguei muito mal, mas fiz uma boa prova de recuperação e terminei em terceiro. Na segunda bateria larguei melhor e estava administrando, estava ali em segundo, terceiro lugar. Vi que dava pra buscar a liderança e aumentei o ritmo até conseguir a ultrapassagem e vencer a bateria. Agora temos uma boa vantagem na liderança, são 40 pontos. Estou muito feliz e agora partiu Canelinha", avaliou o o piloto da Yamaha Monster Energy Geração.



Confira abaixo os resultados nas demais categorias realizadas em Limeira (SP). A sétima e última etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross 2023 está prevista para os dias 30 de setembro e 1º de outubro em Canelinha (SC).

Resultados da sexta etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross 2023 - Limeira (SP):

MX1 (soma das baterias)
1. Stephen Rubini
2. Gustavo Pessa
3. Fabio Santos
4. Paulo Alberto
5. Fredy Spagnol

MX2 (soma das baterias)
1. Bernardo Tiburcio
2. Guilherme Bresolin
3. Eric Tomas
4. Gabriel Mielke
5. Vitor Borba

Elite MX (MX1 + MX2)
1. Stephen Rubini
2. Gustavo Pessoa
3. Fabio Santos
4. Dudu Lima
5. Paulo Alberto

MX1 (primeira bateria)
1. Stephen Rubini
2. Gustavo Pessoa
3. Fabio Santo
4. Paulo Alberto
5. Leo Souza

MX2 (primeira bateria)
1. Bernardo Tibúrcio
2. Marcelo Ratinho
3. Guilherme Bresolin
4. Vitor Borba
5. Gabriel Mielke

MX3
1. Rodrigo Lama
2. Roosevelt Assunção
3. Cassio Anacleto
4. Leonardo Dambrós
5. Ismael Rojas

MXF
1. Maiara Basso
2. Tata Castro
3. Luaninha Neves
4. Brunna Avila
5. Bia Gomes

MXJR
1. Pietro Piroli
2. Gui Ferreira
3. Caio Grosbelli
4. Pabol Galdino
5. Hevertin Silveira

65cc
1. Zion Berchtold
2. Heitor Matos
3. Vicente Nunes
4. Vitinho Rocha
5. Miguel Boer

MX2JR
1. Bernardo Tiburcio
2. Afonso Gomes
3. Otavio Pedro
4. Arthur Gomes
5. Gabriel Bilhar

MX4
1. Roosevelt Assunção
2. Willian Guimarães
3. Markolf Berchtold
4. Cristian Kehl
5. Fabricio Schincariol

MX5
1. Juca Bala
2. Walter Tardin
3. Luciano Duenti
4. João Doido
5. Adilson Maguila

50cc
1. João Vitor Ferreira
2. Artur Lorenzo
3. Henrique Spinasse
4. Pepe Fraga
5. Vitor de Andrade

Classificação do Campeonato Brasileiro de Motocross 2023 após seis etapas:

MX1
1. Fábio Santos, 280 pontos
2. Paulo Alberto, 245 pontos
3. Gustavo Pessoa, 223 pontos
4. Dudu Lima, 197 pontos
5. Jetro Salazar, 186 pontos

MX2
1. Guilherme Bresolin, 276 pontos
2. Bernardo Tibúrcio, 236 pontos
3. Gabriel Mielke, 194 pontos
4. Vitor Hugo Borba, 186 pontos
5. Marcello Ratinho Lima, 180 pontos

Para conferir os resultados completos da etapa e a classificação geral do campeonato em todas as categorias, acesse o site da Confederação Brasileira de Motociclismo.

Siga o MX1 nas redes sociais:
Instagram: https://instagram.com/mx1motocrossbrasil
Facebook: https://facebook.com/mx1motocrossbrasil
YouTube: https://www.youtube.com/@mx1motocrossbrasil

Notícias Relacionadas

CLASSIFICADOS EM DESTAQUE

VER TODOS

Blog MX1

ir para o blog

MIX MX1