Blog MX1

Vídeos e fotos: Yamaha celebra 50 anos da YZ com edição 2024 de inspiração retrô

Motos das equipes oficiais também ganham design especial no Mundial e no AMA Motocross

Crédito: Redação MX1 Motocross Brasil - Maurício Arruda - Fotos: Yamaha e Align Media

Linha Yamaha YZ 2024 da série comemorativa de 50 anos com visual inspirado nos modelos de 1993

Moto , Fotos , Vídeos | 26/07/2023

A Yamaha deu início a uma série de ações para celebrar o 50º aniversário da YZ e do primeiro título do modelo no Campeonato Mundial de Motocross. A linha 2024 da Yamaha YZ ganha uma edição especial na cor branca com grafismos no estilo dos anos 90. As versões da YZ450F, YZ250F, YZ250 e YZ125 "50th Anniversary Edition" tem o visual inspirado nos modelos de 1993, época em que Damon Bradshaw era o garoto propaganda das campanhas publicitárias. Agora, 30 anos depois, o piloto americano volta a estrelar uma publicidade de lançamento da marca.



A Yamaha YZ250 inicialmente entrou em produção em 1974, mas Hakan Andersson correu com uma versão protótipo da moto, a YZM250 completa com suspensão monoshock, da terceira rodada em diante no Campeonato Mundial de Motocross 250cc de 1973.



Andersson venceu o campeonato naquele ano, garantindo à Yamaha seu primeiro título mundial de motocross. Ao longo de sua história de cinco décadas, várias iterações da Yamaha YZ acumularam impressionantes 34 títulos mundiais de motocross FIM, com o mais recente conquistado por Nancy van de Ven no Campeonato Mundial de Motocross Feminino 2022.



Para comemorar este marco histórico, as equipes Monster Energy Yamaha Factory MXGP e MX2 exibiram um design especial de inspiração retrô em suas máquinas YZ450FM e YZ250FM no Monster Energy MXGP de Flanders em Lommel, Bélgica, no último fim de semana.



O mesmo desenho foi adotado nas motos YZ450F e YZ250F dos pilotos da Monster Energy Yamaha Star Racing nos Estados Unidos enquanto competiam na oitava rodada do AMA Pro Motocross 2023 em Washougal, estado de Washington, no mesmo fim de semana.



O design comemorativo das equipes oficiais Yamaha também foi baseado na icônica combinação de cores das motocicletas dois tempos YZ250, YZ125 e YZ80 lançadas pela Yamaha para a temporada de 1993, após o título do Campeonato Mundial de Motocross 250 conquistado pelo piloto americano Donny Schmit, membro do Hall da Fama da AMA, no ano anterior.



"É justo iniciarmos a celebração do 50º aniversário da Yamaha YZ no ambiente em que, desde o início, foi projetada para se destacar, a pista de corrida", comenta Paolo Pavesio, diretor de Marketing e Motorsport da Yamaha Motor Europe sobre as motos usadas no último fim de semana no Mundial de Motocross. "É incrível que já estamos comemorando 50 anos da YZ. Existem inúmeras memórias e vitórias sobre as quais podemos refletir, mas para mim, esta conquista impressionante é uma inspiração para os próximos 50 anos. Ao olharmos para trás em nossa história, estamos motivados a continuar trabalhando duro para oferecer aos nossos fãs e clientes muitos anos de motos incríveis e corridas emocionantes".





Vídeos:



Mais fotos:



























Siga o MX1 nas redes sociais:
Instagram: https://instagram.com/mx1motocrossbrasil
Facebook: https://facebook.com/mx1motocrossbrasil
YouTube: https://www.youtube.com/@mx1motocrossbrasil

Notícias Relacionadas

CLASSIFICADOS EM DESTAQUE

VER TODOS

Blog MX1

ir para o blog

MIX MX1