Blog MX1

Sob chuva, 14ª etapa do AMA Supercross tem vitórias de Justin Barcia (450) e Max Anstie (250)

Enzo Lopes é quinto na rodada e leva Brasil ao terceiro lugar do campeonato da 250 Oeste

Crédito: Redação MX1 Motocross Brasil - Maurício Arruda - Fotos: Feld Motor Sports e Align Media

Justin Barcia

Supercross , Vídeos | 23/04/2023

Em uma pista encharcada pela chuva, cheia de lama e canaletas profundas, Justin Barcia, da equipe Troy Lee Designs, venceu a 14ª etapa do Monster Energy AMA Supercross 2023 em East Rutherford, Nova Jersey. Eli Tomac, da equipe Monster Energy Yamaha Star Racing, terminou em segundo lugar, seguido por Ken Roczen, da Progressive Insurance ECSTAR Suzuki, completando o pódio da classe 450SX.

No primeiro dos dois confrontos Leste x Oeste da temporada, Max Anstie, da equipe Fire Power Honda, conquistou sua primeira vitória na carreira na categoria 250SX. A corrida teve um atraso devido a uma tempestade que trouxe chuva e lama para a pista. A noite também foi excelente para o brasileiro Enzo Lopes, da Muc-Off FXR ClubMX Yamaha, que conquistou a quinta colocação na corrida e pulou para o terceiro lugar no campeonato da classe 250SX.



Na corrida principal da classe 450SX, Jason Anderson fez o holeshot, mas Chase Sexton rapidamente assumiu a liderança, enquanto a primeira volta caótica viu Justin Barcia passar rapidamente pela liderança antes de Ken Roczen assumir o comando. Barcia caiu para terceiro lugar, mas logo passou Sexton antes da primeira passagem pelas costelas, mas um contato entre os dois provocou a queda do piloto da Honda que viu metade do pelotão passav por ele.

Roczen manteve sua liderança e uma diferença de três segundos sobre Barcia, enquanto Eli Tomac rapidamente se estabeleceu em terceiro lugar. Cooper Webb lutou para subir do sétimo lugar, enquanto Sexton se recuperou e correu em oitavo. Os três primeiros se separaram, enquanto Sexton e Webb lutavam pelo quinto lugar. Sexton rapidamente ultrapassou Webb e voltou sua atenção para Benny Bloss em quarto lugar.



Barcia fez a mesma manobra de antes, usada com Sexton, para superar Roczen, mas o alemão permaneceu em pé. A partir daí, Barcia se afastou enquanto Tomac se aproximava do piloto da Suzuki. A diferença acabou a três minutos do fim da corrida e a batalha acabou quando Roczen caiu nas costelas, permitindo que Tomac assumisse o segundo lugar. Barcia conquistou a vitória, a primeira desde a etapa de Houston em 2021, enquanto Tomac conquistou o segundo lugar e aumentou sua vantagem sobre Cooper Webb no campeonato para 11 pontos. Roczen conquistou seu quarto pódio da temporada com a terceira colocação.

O confronto das costas Lexte e Oeste da classe 250SX atendeu as expectativas entregando disputas emocionantes do início ao fim. Max Anstie mostrou de cara que a noite era dele e conquistou o holeshot seguido por Max Vohland, da Red Bull KTM, e RJ Hampshire, da Rockstar Energy Husqvarna Factory Racing, logo atrás. Os irmãos Lawrence, ambos defendendo o Team Honda HRC, estavam na frente e depois de uma volta com muita lama, Jett Lawrence ocupava o quarto lugar e Hunter Lawrence o quinto. Foi um momento histórico com o primeiro confronto entre irmãos, com cada um liderando sua divisão do campeonato.



A prova foi encurtada para 12 minutos mais uma volta, normalmente são 15, e Jett Lawrence aproveitou um erro de Hampshire ainda no início para assumir o terceiro lugar. O australiano logo passou a pressionar Vohland pelo segundo lugar, enquanto Anstie aumentava sua vantagem para mais de seis segundos. Hampshire também buscava subir na classificação, mas Jett Lawrence se livrou dele novamente e superou Vohland pelo segundo lugar.

Hampshire também ultrapassou Vohland e seguiu perseguindo Jett Lawrence. Hunter Lawrence também pressionou Vohland, enquanto Haiden Deegan, da Monster Energy Yamaha Star Racing, ultrapassava Enzo Lopes pela sexta posição e se aproximava de ambos. Já nos minutos finais, Anstie mantinha uma vantagem de nove segundos, enquanto Deegan caiu na tentativa de superar Hunter Lawrence e devolveu a posição para Enzo.



Nos momentos finais, Jett Lawrence pilotou de forma incrível reduzindo a vantagem de Anstie para meros de um segundo quando eles entraram na última volta, mas perdeu contato quando jogou seus óculos. Ainda assim, acelerando para uma última tentativa numa sessão de costelas eles ficaram lado a lado, mas Anstie tinha a linha interna na próxima curva e conseguiu de volta a liderança indo para a curva final.

Hampshire também estava próximo e foi para cima de Jett Lawrence o que acabou provocando um choque entre os dois. O acidente deixou as motos emboladas e Jett foi rápido para voltar e acelerar assim que seu irmão entrou na curva.



No final, Anstie conquistou sua primeira vitória no Supercross, Jett Lawrence conseguiu manter o segundo lugar e Hunter Lawrence cruzou logo atrás de seu irmão, em terceiro. Aproveitando a confusão, Vohland e Enzo Lopes subiram uma posição nos momentos finais terminando em quarto e quinto, respectivamente.

A 15ª rodada será realizada no próximo sábado, dia 29 de abril, no Nissan Stadium em Nashville, Tennessee.

Vídeos:





Resultados da 14ª etapa do AMA Supercross 2023:





Classificação do campeonato AMA Supercross 2023 após 14 etapas:








Siga o MX1 nas redes sociais:
Instagram: https://instagram.com/mx1motocrossbrasil
Facebook: https://facebook.com/mx1motocrossbrasil
YouTube: https://www.youtube.com/@mx1motocrossbrasil

Notícias Relacionadas

CLASSIFICADOS EM DESTAQUE

VER TODOS

Blog MX1

ir para o blog

MIX MX1