Blog MX1

Honda CR Electric briga por liderança na estreia em competições

Trey Canard comenta sobre a competitividade da motocross elétrica contra as 450

Crédito: Redação MX1 Motocross Brasil - Maurício Arruda - Fotos: Honda

Estreia da Honda CR Electric em corridas

Motocross , Vídeos | 29/10/2023

A aguardada estreia da CR Electric Proto, motocross elétrica da Honda, foi a grande atração do fim de semana na oitava etapa do Campeonato de Motocross do Japão D.I.D 2023 (Saitama Toyopet Cup). Após um bom desempenho na qualificação de ontem, o dia da corrida deste domingo trouxe bom momentos e outros nem tanto para a equipe HRC, mas a nova CR Electric Proto - pilotada pelo americano Trey Canatd - mostrou ser competitiva contra as 450 à combustão.

+ Honda prepara estreia da sua motocross elétrica nas competições
+ Motocross elétrica da Honda passa por teste no Japão
+ Motocross elétrica Stark Future estreia na classe SX2 do Supercross Francês



No treino da manhã, Canard continuou na mesma linha de seu desempenho de sábado, sendo o segundo mais rápido na moto totalmente elétrica de número 41, que fez sua estreia mundial em competições.

Em seguida, a primeira corrida da nova máquina protótipo da Honda foi tranquila, com Canard começando bem, entrando com um bom ritmo para fechar a disputa em segundo lugar a bordo da CR Electric Proto. O aprendizado, o desenvolvimento e o ritmo continuavam a melhorar, tanto que Canard chegou a apenas 0,7s da volta mais rápida.



Na segunda bateria, Canard largou na frente e parecia estar prestes a aproveitar seu melhor momento, mas durante a disputa pela liderança com o australiano Jay Wilson ambos acabarem se tocando e a corrida acabou mais cedo para o protótipo.

Na terceira bateria, Canard aproveitou o torque elétrico instantâneo da Honda e começou bem novamente, assumindo a liderança ao sair da primeira curva. Na verdade, ele obteve dois dos três "holeshots" da competição com a Honda CR Electric Proto.



Ampliando a vantagem no início, Canard poderia finalizar a estreia da CR Electric Proto de forma incrível se levasse a máquina à sua primeira vitória, no entanto, infelizmente, com a pista mais esburacada, Canard caiu ainda nos primeiros minutos da corrida.

Considerando a oportunidade proporcionada pela corrida de aprender, desenvolver e testar a máquina protótipo no calor das corridas pela primeira vez, a estreia foi bem-sucedida e encorajadora para a CR Electric Proto, uma paticipação que forneceu dados valiosos para o projeto da motocross totalmente elétrica da Honda.



Para Trey Canard, os sinais são de que o projeto está no caminho certo: "Este fim de semana foi definitivamente um grande desafio para mim, mas foi uma ótima corrida para o nosso desenvolvimento. Cada vez que estive na pista, melhoramos a motocicleta e a equipe CR Electric Proto se adaptou ao desafio. Tivemos alguns momentos de brilhantismo como equipe, as largadas sendo um deles, com dois dos três "holeshots". Também houve algumas seções na pista que foram muito impressionantes, o que me deixa empolgado com o futuro desta motocicleta", destacou.

"Estou desapontado por não terminar todas as baterias depois de todo o trabalho árduo que a equipe realizou, mas acho que mostramos que o potencial da moto é bastante alto, especialmente para nossa primeira tentativa de competir. Sou grato por fazer parte deste esforço e muito orgulhoso de cada pessoa que trabalhou tão duro", completou o piloto.



Gerente da equipe HRC, Taichi Honda ressaltou o esforço de todos os envolvidos no projeto para viabilizar a estreia da motocross elétrica: "Em primeiro lugar, gostaria de agradecer à equipe de desenvolvimento e a todos os envolvidos por prepararem o CR Electric Proto para a competição em tão pouco tempo. Também gostaria de agradecer a Trey Canard por mostrar seu potencial, mesmo que ele tenha tido apenas alguns testes. Tivemos três baterias pela primeira vez hoje, e vamos aproveitar o que aprendemos com cada corrida e incorporá-lo no desenvolvimento contínuo do projeto CR Electric."

Vídeos:




Siga o MX1 nas redes sociais:
Instagram: https://instagram.com/mx1motocrossbrasil
Facebook: https://facebook.com/mx1motocrossbrasil
YouTube: https://www.youtube.com/@mx1motocrossbrasil

Notícias Relacionadas

CLASSIFICADOS EM DESTAQUE

VER TODOS

Blog MX1

ir para o blog

MIX MX1