Blog MX1

Fabio Santos e Guilherme Bresolin lideram invictos Brasileiro de Motocross 2023

Em Ibirubá (RS), pilotos da equipe Yamaha ampliaram vantagem nas categorias MX1 e MX2

Crédito: Redação MX1 Motocross Brasil - Maurício Arruda - Fotos: Alberto Barbosa/Mundo Press, Rodrigo Junior, Tatá Mello e Divulgação

Fabio Santos

Motocross | 12/05/2023

Com duas rodadas realizadas, o Brasileiro de Motocross 2023 começa a apontar os favoritos aos títulos. É verdade que ainda é cedo, mas os sinais também já são bastante claros: ninguèm entregou tanto até aqui quanto Fabio Santos na MX1 e Guilherme Bresolin na MX2, ambos da da equipe Yamaha Monster Energy Geração. Tem muito campeonato pela frente, mas os dois já estão se aproximando dos 20 pontos de vantagem na classificação e os concorrentes precisam reagir para evitar uma disparada na tabela.



Em Ibirubá, no Rio Grande do Sul, a segunda rodada do Campeonato Brasileiro de Motocross 2023 teve muita chuva, barro e boas disputas com as principais categorias em ação no domingo, 7 de maio. Para Fabio Santos as corridas não começaram tão bem, pois uma queda na primeira curva abalou sua primeira bateria.



Quem brilhou foi Gustavo Pessoa que largou na ponta e disparou na frente para vencer com ampla margem. "P1 na primeira bateria resume muitas coisas para mim e todos ao meu redor", destacou o piloto da JP Racing nas redes sociais.



Apesar de um segundo erro ainda na primeira volta, Fabio Santos conseguiu se reencontrar a partir da segunda volta para realizar uma série de ultrapassagens até completar a prova na segunda posição! Atual campeão, Jetro Salazar (Honda Racing) conquistou o terceiro lugar seguido de perto por Dudu Lima (595 Racing Husqvarna Team), enquanto Pepê Bueno (GasGas) acabou isolado na quinta posição.



Na segunda corrida, da Elite MX (MX1 + MX2) Fabio Santos começou entre os primeiros e logo assumiu o comando da corrida para vencer a bateria e a soma geral da etapa. "Na primeira bateria acabei sofrendo duas quedas ainda na primeira volta, que me atrapalharam bastante. Mas estou feliz, ainda consegui fazer um 2º lugar na primeira bateria. Na segunda bateria, fiz uma boa largada e imprimi um bom ritmo a prova toda. Estou muito feliz por sair daqui com o Plate Vermelho, mas agora vamos trabalhar ainda mais pra manter até o final", disse o campeão de 2021.



Sempre rápido durante o fim de semana, Dudu Lima fez mais uma apresentação consistente e completou em segundo. seguido por Paulo Alberto (Yamaha Monster Energy Geração). O português abandonou a primeira bateria com problemas na embreagem e na segunda teve uma queda, mas ainda salvou a terceira colocação. Gustavo Pessoa também caiu e acabou em quarto, enquanto Jetro Salazar fechou a bateria em quinto se sentindo bastante desgastado.



Com a soma das baterias, a classificação final foi a seguinte: 1º Fabio Santos, 2º Gustavo Pessoa, 3º Dudu Lima, 4º Jetro Salazar e 5º Pepê Bueno.

Na MX2, Guilherme Bresolin venceu as duas baterias. Na primeira, Bernardo Tibúrcio chegou a liderar aproveitando um erro do rival, mas Bresolin recuperou o comando da prova para vencer com quase 10 segundos de vantagem. German Bratschi, Henrique Henicka e Vitor Borba terminaram em terceiro, quarto e quinto, respectivamente.



Tibúrcio, além da segunda posição, garantiu a vitória na MX2JR, disputada em conjunto na mesma bateria e que teve Vitor Borba, Dudu Volpato, Arthur Gomes e Otávio Pedro completando os top 5.



Na segunda prova (MX Elite), andando junto com a MX1, Bresolin conseguiu ainda mais margem para manter os 100% no campeonato. German Bratschi, Marcello Leodorico, Bê Tibúrcio e o veterano Marcello Ratinho Lima fecharam os mais rápidos.

Mesmo com mais uma consistente dupla vitória, Bresolin considerou a prova complicada. "Eu sabia que aqui iria ser bem difícil porque não ando muito bem nesta pista, ela é bem difícil. Mas é isso aí, fiz primeiro na MX2, que era a minha meta. Estou muito feliz".



A classe MX3 foi outra dentro do cronograma do último dia de competição em Ibirubá, e o momento decisivo na disputa pela vitória ocorreu ainda no início da corrida. Cassio Anacleto superou Roosevelt Assunção com uma manobra agressiva, na qual atingiu a roda dianteira da moto do oponente que acabou caindo.

Depois do incidente, Anacleto comandou a prova até o final, enquanto Roosevelt consolidou a segunda colocação. Atrás deles, outros nomes de peso marcaram presença no pódio: Rodrigo Lama garantiu a terceira posição seguido por Rafael Zenni e Leonardo Dambrós.



A terceira etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross está prevista para o dia 23 de junho em Interlagos, em São Paulo (SP). O local será sede de uma rodada dupla durante o Festival Interlagos, com a quarta etapa programada para o dia 25 de junho.

Resultados de domingo da 2ª etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross 2023 - Ibirubá (RS):













Classificação do Campeonato Brasileiro de Motocross 2023 após duas etapas:









Siga o MX1 nas redes sociais:
Instagram: https://instagram.com/mx1motocrossbrasil
Facebook: https://facebook.com/mx1motocrossbrasil
YouTube: https://www.youtube.com/@mx1motocrossbrasil

Notícias Relacionadas

CLASSIFICADOS EM DESTAQUE

VER TODOS

Blog MX1

ir para o blog

MIX MX1