Blog MX1

Detroit esquenta disputa pela liderança do AMA Supercross

Três principais candidatos ao título sobem ao pódio na 10ª etapa

Crédito: Redação MX1 Motocross Brasil - Maurício Arruda - Fotos: Feld Motor Sports e Align Media

Chase Sexton

Supercross , Vídeos | 19/03/2023

Repleta de surpresas e ultrapassagens, a final da classe 450SX na 10ª etapa do Monster Energy AMA Supercross foi recheada de drama e acabou com os três principais candidatos ao título no pódio, esquentando a briga pela liderança do campeonato. Chase Sexton (Team Honda HRC) venceu pela segunda vez na temporada, seguido por Cooper Webb (Red Bull KTM) e Eli Tomac (Monster Energy Yamaha Star Racing).

Webb, que assumiu a ponta da classificação na rodada anterior, segue na frente agora com três pontos de vantagem sobre Tomac. Sexton permanece em terceiro (a 17 pontos do líder) na batalha que vale o título do Supercross e também soma pontos para o novo Campeonato Mundial de SuperMotocross.



Mas nenhum deles começou na frente da corrida e sim Aaron Plessinger (Red Bull KTM) foi quem conquistou o holeshot na prova principal da classe 450SX, mas logo Adam Cianciarulo (Monster Energy Kawasaki) disparou para assumir o primeiro lugar. Cooper Webb tinha o terceiro lugar com Eli Tomac e Justin Barcia (Red Bull GASGAS Factory Racing) logo atrás. Plessinger recuperou a liderança logo depois ao mesmo tempo que Ken Roczen (Progressive Insurance ECSTAR Suzuki) alcançou o sexto lugar com Chase Sexton na posição seguinte após uma largada no meio do pelotão.

A corrida foi intensa nas primeiras voltas, com os primeiros colocados agrupados e trocando de posição. A única vantagem clara era mantida por Plessinger na liderança. Tomac passou Webb pelo segundo lugar, enquanto Barcia tentava fazer o mesmo e Sexton colava nos rivais.



Barcia se destacou e alcançou o segundo lugar, mas Sexton também aumentou o ritmo com a prova já na segunda metade e subiu para terceiro. Uma volta depois, ele pressionava Barcia pelo segundo lugar. O ataque foi rápido e o contra-ataque de Barcia foi imediato e os dois se chocaram. Sexton seguiu na segunda posição e Barcia acabou perdendo mais uma posição para Webb na seção seguinte.

Plessinger seguia na ponta com mais de oito segundos de margem e a sonhada primeira vitória parecia cada vez mais próxima já que Sexton não conseguia baixar significativamente a diferença. Enquanto isso, Tomac lutava manter o quinto lugar enquanto Roczen estava colado na traseira da sua YZ. Ele reagiu e conseguiu superar Barcia para assumir o quarto lugar.



Na penúltima volta da corrida, Plessinger prendeu o pé em uma canaleta, erro que fez ele voar para longe da sua KTM. Depois de liderar a corrida por 20 voltas, acabou com uma triste 13ª colocação.

Sexton, por outro lado, festejou sua segunda vitória na competição. Webb manteve o segundo lugar e Tomac conquistou o terceiro degrau do pódio. Mas nem tudo foi positivo para Sexton. Após a corrida, ele recebeu uma penalização de 7 pontos por uma infração da bandeira médica, por isso ele está a 17 pontos do líder (ao invés de 10).



Na sexta rodada da classe 250SX Leste, Hunter Lawrence (Honda HRC) conquistou sua quinta vitória da temporada. Nate Thrasher e Haiden Deegan (ambos da Monster Energy Yamaha Star Racing) completaram o pódio no segundo e terceiro lugares, respectivamente.

A série retorna à Costa Oeste no próximo sábado para a 11ª etapa do campeonato, no Lumen Field, em Seattle, Washington.

Vídeos:



Resultados da 10ª etapa do AMA Supercross 2023 - Detroit:




Classificação do campeonato após 10 etapas:





Siga o MX1 nas redes sociais:
Instagram: https://instagram.com/mx1motocrossbrasil
Facebook: https://facebook.com/mx1motocrossbrasil
YouTube: https://www.youtube.com/@mx1motocrossbrasil

Notícias Relacionadas

CLASSIFICADOS EM DESTAQUE

VER TODOS

Blog MX1

ir para o blog

MIX MX1