Blog MX1

16ª etapa do AMA Supercross: Chase Sexton fatura Denver e coloca mão na taça

Jett Lawrence conquista o título da 250 Oeste e Enzo Lopes aumenta seu legado na categoria

Crédito: Redação MX1 Motocross Brasil - Maurício Arruda - Fotos: Feld Motor Sports e Align Media

Chase Sexton

Supercross , Vídeos | 07/05/2023

A 16ª e penúltima etapa do Monster Energy AMA Supercross 2023 foi mais agitada do que poderíamos esperar. Na classe 450SX, Chase Sexton (Team Honda HRC), conquistou sua quinta vitória do ano e já pode ser considerado virtualmente o campeão da temporada, já que Eli Tomac (Monster Energy Yamaha Star Racing) rompeu o tendão de Aquiles da perna esquerda e está fora da final do campeonato no próximo sábado.

Ken Roczen (Progressive Insurance ECSTAR Suzuki) fez uma incrível prova de recuperção e acbaou em segundo lugar enquanto Adam Cianciarulo (Monster Energy Kawasaki) completou o pódio. Na classe 250SX Oeste, RJ Hampshire (Rockstar Energy Husqvarna Factory Racing) conquistou sua primeira vitória em 2023 e Jett Lawrence (Team Honda HRC), conquistou o título antecipado com o terceiro lugar. O brasileiro Enzo Lopes (Muc-Off FXR ClubMX Yamaha) chegou mais uma vez perto do pódio com a quarta posição e, além disso, venceu a segunda Heat (bateria classificatória) da categoria, até então um feito inédito na carreira do gaúcho que segue em terceiro na classificação.

Na final da catgegoria 450SX, Adam Cianciarulo fez o holeshot à frente de Shane McElrath (Twisted Tea Suzuki Progressive Insurance), Eli Tomac e Justin Hill (Team Tedder Monster Energy Mountain Motorsport). Ken Roczen escorregou na primeira curva e começou a corrida na última posição, enquanto seu companheiro de equipe Shane McElrath assumiu a liderança na primeira sequência de saltos. No entanto, Tomac rapidamente fez as ultrapassagens necessárias para assumir a a primeira posição ainda na primeira volta. Com Chase Sexton de volta em sexto, parecia possível que Tomac garantisse os pontos suficientes para conquistar seu terceiro título no Supercross. Mas o esporte é um dos mais difíceis do planeta, e o inesperado veio com apenas dois minutos e meio de corrida.

Enquanto liderava, Tomac esticou o tornozelo esquerdo durante uma sequência de saltos. Ele não caiu, mas instantaneamente levantou o pé da pedaleira, reduziu a velocidade, contornou o restante da seção e saiu da pista. Após abandonar a prova, o até então líder do campeonato foi ao centro médico local onde foi constatada a lesão que o tira do restante da temporada.

Cianciarulo manteve a liderança até Sexton chegar e realizar a ultrapassagem. A essa altura, Roczen já tinha a sexta posição. Sexton abria de Cianciarulo enquanto Roczen continuava ganhando terreno, Em poucos minutos o alemão ultrapassou McElrath e na sequência passou por Cianciarulo assumindo o segundo lugar antes da metade da prova.

Roczen até conseguiu descontar um pouco da vantagem de Sexton, mas não era o sucifiente para lutar pela vitória. Depois de uma série de erros que custaram pontos cruciais no campeonato, Sexton conquistou sua quinta vitória e, com seus dois principais rivais (Eli Tomac e Cooper Webb) fora da reta final, saltou para a liderança. Com esse cenário, Sexton é matematicamente campeão e vai só cumprir tabela na rodada final.



A bateria final da 250SX Oeste começou com Max Vohland (Red Bull KTM) fazendo o holeshot à frente de Enzo Lopes, Levi Kitchen (Monster Energy Yamaha Star Racing), Carson Mumford (Monster Energy Pro Circuit Kawasaki) e RJ Hampshire. Após um bateria classificatória complicada, Jett Lawrence começou a prova principal ao redor do décimo lugar. Kitchen, que luta diretamente com Enzo pelo terceiro lugar no campeonato, assumiu a liderança ainda no início enquanto Hampshire subiu para o segundo lugar.

Com um terço de prova, Enzo ultrapassou Vohland com um block-pass e no toque entre os dois o piloto da KTM acabou levando a pior. Lawrence aproveitou a confusão para alcançar em seguida o quarto lugar. Minutos depois o australiano ultrapassou Enzo pelo terceiro lugar, mas estava distante para tentar buscar os líderes.

Ao redor da metade da prova, Hampshire atacou Kitchen pela liderança. Eles trocaram de posição algumas vezes até que o piloto da Husqvarna errou e perdu tempo indo para fora da pista. Mas Hampshire não desistiu e nas últimas voltas conseguiu encostar novamente para assumir a liderança em uma seção de costelas.

Hampshire levou a vitória com Kitchen logo atrás em segundo, enquanto Lawrence levou sua Honda ao terceiro lugar para ganhar o título com uma corrida de antecedência, assim como seu irmão Hunter fez na Costa Leste. As finais do AMA Supercross 2023 serão realizadas em Salt Lake City no próximo sábado à noite, 14 de maio, com o segundo Desafio 250SX Leste x Oeste.

Vídeos:



Resultados da 16ª etapa do AMA Supercross 2023 - Denver - Colorado:







Classificação do campeonato após 16 etapas:






Siga o MX1 nas redes sociais:
Instagram: https://instagram.com/mx1motocrossbrasil
Facebook: https://facebook.com/mx1motocrossbrasil
YouTube: https://www.youtube.com/@mx1motocrossbrasil

Notícias Relacionadas

CLASSIFICADOS EM DESTAQUE

VER TODOS

Blog MX1

ir para o blog

MIX MX1