Blog MX1

15ª etapa do AMA Supercross: Chase Sexton vence em Nashville e assume segundo lugar do campeonato

Na classe 250 Leste, Hunter Lawrence conquista o título antecipado

Crédito: Redação MX1 Motocross Brasil - Maurício Arruda - Fotos: Feld Motor Sports e Align Media

Hunter Lawrence

Supercross , Vídeos | 02/05/2023

A temporada 2023 do Monster Energy AMA Supercross entrou definitivamente na reta final neste sábado com a 15ª e antepenúltima rodada do campeonato, em Nashville, Tennessee. A prova diurna no Nissan Stadium foi vencida por Chase Sexton (Team Honda HRC) que com isso assumiu a vice-liderança da categoria 450SX. Na classe 250SX Leste, Hunter Lawrence venceu pela sétima vez no ano e se tornou campeão antecipado.



Antes da final da classe 450SX, o cenário da disputa pelo título já havia mudado com o acidente de Cooper Webb (Red Bull KTM) quando disputava a liderança da primeira bateria qualificatória que não somente encerrou sua participação na 15ª etapa mas tirou o então vice-líder do restante do campeonato. Após cair em uma curva, Webb foi atingido por Adam Cianciarulo (Monster Energy Kawasaki) o que fez com o que o campeão de 2019 e 2021 perdesse os sentidos momentaneamente. Apesar de não ter nenhuma lesão mais séria identificada, a concussão tirou Webb das duas últimas etapas e da disputa pelo título.



Eli Tomac conseguiu o holeshot enquanto Chase Sexton partia em quarto. O líder do campeonato se distanciou do pelotão ao mesmo tempo em que Sexton passava Justin Hill (Tedder Monster Energy Mountain Motorsport) para assumir o segundo lugar ainda nos primeiros minutos de corrida.Logo depois, Tomac quase caiu nas costelas e passou a ser mais comedido. A pista cheia de sessões bem complicadas e desafiadoras provocou muitas quedas.



Também no início da prova, Justin Barcia (Bull GASGAS Factory Racing) avançou para o terceiro lugar. Na frente, Sexton reduzia a diferença. O pódio foi se desenhando com Sexton colando definitivamente em Tomac no mesmo momento em que Barcia caia forte e Ken Roczen (Progressive Insurance ECSTAR Suzuki) superava Justin Hill pelo terceiro lugar. A partir daí, os líderes mantiveram suas posições na pista seca e escorregadia. Sexton conquistou sua quarta vitória na temporada e passou para o segundo lugar na classificação do campeonato. Tomac perdeu três pontos para o rival, mas ampliou sua vantagem na tabela para 18 pontos já que Webb marcou zero na rodada.



Na corrida da 250SX Leste, Hunter Lawrence largou na frente, mas Jordon Smith (Monster Energy Yamaha Star Racing) rapidamente o atacou. Na terceira curva, Smith assumiu a liderança, à frente de Lawrence e Jeremy Martin (Muc-Off FXR ClubMX Yamah), Jo Shimoda (Monster Energy Pro Circuit Kawasaki) e Haiden Deegan (Monster Energy Yamaha Star Racing). Com uma vantagem de 49 pontos e apenas uma rodada restando após Nashville, Lawrence podia terminar em terceiro e ainda conquistar o título, mas ele parecia querer mais uma vitória e perseguiu Smith. Atrás deles, Shimoda passou para o terceiro lugar e Deegan superou Martin pela quarta posição.



Com dois terços de corrida, Smith errou uma curva na seção de areia e saiu da pista acertando um bloco de espuma. Ele não caiu, mas o erro lhe custou posições. Lawrence assumiu a liderança, mas Shimoda parecia disposto a brigar pelo primeiro lugar.



No final da corrida, Lawrence construiu uma liderança confortável, enquanto Shimoda, Smith e Deegan seguiram próximos até o fim. O australiano confirmou sua sétima vitória e com ela o seu primeiro título no Monster Energy AMA Supercross. Shimoda conquistou seu primeiro pódio da temporada com o segundo lugar depois de perder a maior parte do campeonato devido a uma lesão, e Smith completou o pódio.



Agora restam apenas duas rodadas para o fim do AMA Supercross 2023. Os pilotos da classe 450SX se alinham novamente dentro do Empower Field em Mile High em Denver, Colorado, no próximo sábado, dia 6 de maio. A final será realizada uma semana depois no Rice-Eccles Stadium em Salt Lake City, Utah, no dia 13 de maio.

Vídeos:



Resultados da 15ª etapa do AMA Supercross 2023:





Classificação do campeonato AMA Supercross 2023 após 15 etapas:





Siga o MX1 nas redes sociais:
Instagram: https://instagram.com/mx1motocrossbrasil
Facebook: https://facebook.com/mx1motocrossbrasil
YouTube: https://www.youtube.com/@mx1motocrossbrasil

Notícias Relacionadas

CLASSIFICADOS EM DESTAQUE

VER TODOS

Blog MX1

ir para o blog

MIX MX1