Blog MX1

Arena Cross chega à metade com Paulo Alberto como franco favorito na Pró

Piloto português busca sexto título da carreira na competição

Crédito: Redação MX1 Motocross Brasil - Maurício Arruda - Fotos: Alberto Barbosa, Rodrigo Junior e Tiago Lopes

Largada da categoria Pró

Arena Cross | 09/06/2023

Entre conquistas na categoria Pró e na classe AX2, o português Paulo Alberto já soma cinco títulos no Arena Cross Brasil. E a fome por vitórias está mais viva do que nunca no piloto da equipe Yamaha Monster Energy Geração, como mostram as duas primeiras etapas da temporada 2023, a 25ª na história da competição.

+ Reveja: transmissão ao vivo da segunda etapa do Arena Cross - Jundiaí (SP)

Na segunda etapa, realizada no primeiro sábado de junho em Jundiaí (SP), dá para dizer que ele fez barba, cabelo e bigode, tamanho o domínio em todas as disputas da noite pela categoria Pró. No Duelo 1x1, onde os dois melhores nos treinos cronometrados fazem uma breve corrida homem a homem com duas voltas, Alberto largou na frente e conseguiu vantagem sobre Lucas Dunka logo nas primeiras seções para vencer com tranquilidade.



Nas corridas finais, nada de diferente. Paulo Alberto mostrou que está muito confortável sobre sua YZ450F e, fazendo provas sem erros, conquistou 100% de aproveitamento. Os concorrentes tiveram seus tropeços no campeonato até aqui, ao menos em uma das baterias, assim o pentacampeão tem mostrado não só mais velocidade como também mais consistência que os rivais que terão uma dura tarefa para reverter a classificação na Super Final da temporada, rodada dupla da competição que define o título os dias 30 de junho (sexta-feira) e 1º de julho (sábado) no Pavilhão do Anhembi, em São Paulo (SP).

"Consegui vencer as duas etapas com 100% de aproveitamento. Estou bastante focado nesse campeonato. Há dois anos eu não venço e quero muito conquistar novamente o título do Arena Cross", disse Alberto. "Ainda faltam mais duas etapas e eu estou pronto para essas batalhas", completou o piloto que soma 84 pontos na classificação do campeonato, 24 a mais que o segundo colocado Ramyller Alves.



Ramyller fez dois segundos em Jundiaí e subiu ao pódio na mesma posição. "A pista estava muito boa e foi uma prova sensacional. Consegui encaixar bem a minha pilotagem e sentir bem à vontade", destacou o piloto da Husqvarna Brasil Factory Racing PowerHusky. "O segundo lugar é um resultado muito bom. Estamos trabalhando duro e mostra que estamos no caminho certo e isso é gratificante", completou o piloro que foi vice-campeão do Arena Cross na AX2 no ano passado e faz sua primeira temporada na Pró.

A disputa pelo terceiro lugar da etapa foi bastante equilibrada, tanto que Pepê Bueno, Hugo Basaúla e Gabriel Andrigo somaram os mesmos 23 pontos. Pepê acabou levando a melhor pelo desempenho na segunda bateria, onde foi o terceiro colocado, enquanto Basaúla foi o quarto e Andrigo o sexto, chegando atrás de Leonardo Souza.



Pepê marcou seus primeiros pontos na competição, por isso está longe da disputa pela liderança e ocupa a nona posição na temporada. "Estava precisando desse resultado. Péssima primeira bateria, mas consegui virar a chave e acreditei que eu podia ir ao pódio! Jundiaí sempre me traz bons resultados. Muito feliz, muito agradecido e o trabalho continua", postou nas redes sociais o piloto do Team GasGas Brasil.

Pelo campeonato, Gabriel Andrigo ocupa a terceira posição com 53 pontos, Leonardo Souza a quarta com 48 e Jean Ramos a quinta com 47. Ainda estão em jogo 84 pontos na categoria Pró, então muita coisa pode acontecer.



A MX2 passa por uma fase de renovação e, claro, os resultados refletem isso. Campeão do ano passado, Lucas Dunka faz sua primeira temporada na categoria Pró, assim como o vice, Ramyller Alves, e o terceiro colocado, Gabriel Andrigo, assim novos nomes brilham na categoria para motos 250.



Bernardo Tibúrcio foi o destaque da segunda etapa, largando na frente para liderar todas as voltas, vencer a corrida e assumir a liderança do campeonato com os mesmos 37 pontos que Gabriel Mielke, seu companheiro na equipe Pro Tork KTM Racing Team e terceiro colocado em Jundiaí. Marcello Leodorico foi o segundo colocado da prova e ocupa a terceira posição na corrida pelo título.



"Estou em uma temporada intensa, dividindo o tempo entre as provas de motocross e enduro", explicou Tibúrcio. "Fiz uma boa largada, mantive bem o ritmo e levei a vitória. É muito bom esse momento de estar de volta ao topo. Agradeço a minha família pelo apoio de sempre e todo nosso sacrifício está sendo recompensado", avaliou o piloto de apenas 15 anos.



Na 65cc, Zion Berchtold manteve a invencibilidade assumindo a liderança ainda no início da prova para conquistar a vitória com ampla margem sobre o segundo colocado, Heitor Mattos. Miguel Boer, Enzo Fialho e Guilherme Buozi completaram os cinco primeiros.



Aos 11 anos, Zion tem planos ambiciosos e já busca o seu segundo título na modalidade. "Eu já fui campeão do Arena Cross em 2020 na 50cc e tenho um pouco de experiência. Estou treinando e melhorando a técnica para continuar liderando, porque quero ser o melhor piloto da história do campeonato".



Vencedor da primeira etapa, Pietro Fraga liderou o início da 50cc, mas sofreu uma queda e daí em diante o domínio foi de João Vitor, piloto que conquistou a torcida por ser o único da classe a completar um salto duplo do circuito. Com a vitória, João Vitor assumiu a liderança do campeonato empatado em pontos com Pietro que acabou na segunda posição.



"Não larguei muito bem, mas recuperei. Aproveitei o erro do Pepe e consegui passar. Fiz os saltos, abri e ganhei", disse o piloto de 8 anos. O terceiro colocado foi Arthur Lourenzo, enquanto Nicolas Gabriel e Marcos Dias, uma volta atrás do vencedor, foram o quarto e o quinto, respectivamente.

A rodada dupla que define o campeonato no Pavilhão do Anhembi, em São Paulo (SP), será realizada nos dias 30 de junho (sexta-feira) e 1º de julho (sábado). Para conferir as informações sobre os ingressos para o evento clique aqui.

Vídeos:





Resultados da segunda etapa - Jundiaí (SP):













Classificação do Arena Cross após duas etapas:









Siga o MX1 nas redes sociais:
Instagram: https://instagram.com/mx1motocrossbrasil
Facebook: https://facebook.com/mx1motocrossbrasil
YouTube: https://www.youtube.com/@mx1motocrossbrasil

Notícias Relacionadas

CLASSIFICADOS EM DESTAQUE

VER TODOS

Blog MX1

ir para o blog

MIX MX1