Blog MX1

AMA Supercross: Eli Tomac vence pela quinta vez em Daytona

Cooper Webb chega em segundo na nona etapa e fica ainda mais próximo do líder Ken Roczen

Crédito: Redação MX1.com.br - Maurício Arruda - Fotos: Align Media, Feld Entertainment e Octopi Media

Eli Tomac

Supercross | 07/03/2021

Vencer a exigente corrida de Daytona é um desafio enorme para qualquer piloto, mas para Eli Tomac já dá até pra dizer que virou rotina: neste sábado (6) o piloto da Kawasaki conquistou seu quinto triunfo no evento! Alcançar tantas vezes o topo do pódio na ícônica prova do AMA Supercross coloca Tomac, ao lado de Ricky Carmichael, como recordista de vitórias pela classe 450 no Daytona International Speedway. Já na categoria 250 Oeste, Cameron McAdoo (Kawasaki) venceu pela primeira vez na carreira.

Cooper Webb

Tomac precisava muito da vitória na nona etapa para ao menos interromper a sequência de triunfos dos rivais na briga pelo título da categoria 450 e, aproveitando justamente uma espremida de Cooper Webb (KTM) sobre Ken Roczen (Honda) na segunda curva, tratou de assumir a liderança logo no início da prova superando também Justin Barcia (GasGas) - que havia feito o holeshot.

Aaron Plessinger

Com a manobra sobre Roczen, Webb assumiu o segundo lugar enquanto o alemão perdia mais posições e Aaron Plessinger (Yamaha) passava a disputar a vice-liderança com o compatriota. Plessinger foi mais efetivo que Webb e, na maior parte da prova, foi a principal ameaça ao líder alcançando a segunda posição após algumas voltas.

Ken Roczen

Roczen recuperou posições rapidamente e assumiu a quarta posição, mas depois acabou cedendo o posto a Malcolm Stewart (Yamaha). O vacilo durou somente duas voltas e o líder do campeonato voltou a ocupar a quarta posição onde seguiu até o final.

Pódio da categoria 450

Tomac manteve alguns segundos de vantagem até cruzar a bandeirada conquistando a sua segunda vitória na temporada. Webb acelerou o ritmo no final para superar Plessinger somando mais pontos importantes com a segunda posição. Agora apenas dois pontos separam ele de Roczen em uma disputa cada vez mais acirrada pelo título. Permanecendo em terceiro na tabela, Tomac agora tem uma desvantagem de 24 pontos.

Cameron McAdoo

Pela primeira vez na história, Daytona foi sediou da categoria 250 Oeste. Jordan Bailey (Yamaha) largou na frente no evento principal, mas imediatamente Stilez Robertson (Husqvarna) assumiu a primeira posição e Alex Martin (Yamaha) a segunda. Depois de completar a primeira volta na sexta posição, Cameron McAdoo começou a escalar o pelotão rapidamente.

Stilez Robertson

Foram poucas voltas até McAdoo chegar ao segundo lugar, mas já passava da metade da prova quando ele efetivamente entrou na briga pela liderança. Depois, uma bela manobra o levou ao primeiro lugar da corrida e também do campeonato. Robertson e Pierce Brown (GasGas) completaram o pódio, enquanto Justin Cooper (Yamaha), vencedor da prova de abertura, após um início terrível com uma série de incidentes, ainda conquistou a quarta posição registrando a melhor volta da corrida com um tempo um segundo abaixo dos rivais.

Pierce Brown

A temporada já passou da metade, com oito das 17 etapas disputadas. A próxima corrida será realizada no AT&T Stadium em Arlington, Texas, no próximo sábado, dia 13 de março.

Vídeos



Resultados da nona etapa do AMA Supercross 2021:

Resultados da nona etapa do AMA Supercross 2021 - Categoria 450


Resultados da nona etapa do AMA Supercross 2021 - Categoria 250 Oeste

Classificação geral do AMA Supercross 2021 após nove etapas:

Classificação geral do AMA Supercross 2021 após nove etapas - categoria 450


Classificação geral do AMA Supercross 2021 após nove etapas - categoria 250 Oeste

Notícias Relacionadas

Blog MX1

ir para o blog