Blog MX1

Uma família em busca do 15º título mundial de motocross

Liam Everts e seu pai Stefan falam sobre a icônica história do clã no motocross e as expectativas para 2021

Crédito: Redação MX1.com.br - Maurício Arruda - Fotos: Gino Maes/Red Bull

Liam Everts

Motocross , Entrevistas | 03/04/2021

O nome Everts carrega um gigantesco status nos círculos do motocross. Harry Everts foi quatro vezes campeão mundial, enquanto seu filho Stefan conquistou o título mundial em 10 ocasiões e quatro classes diferentes. Agora, uma terceira geração da família belga, Liam, de 16 anos, começa a busca por deixar sua própria marca na modalidade, dando continuidade ao fantástico legado do clã no esporte.

Liam Everts

Um bate-papo com a jovem promessa e seu pai revela o que eles têm a dizer sobre os próximos passos no motocross e a busca por novos títulos mundiais.

Ter o nome Everts é algo especial. Como você lida com a pressão

Liam: Claro, meu sobrenome traz pressão com ele. Mas assim que começo a correr, desapareço na minha bolha e me concentro apenas em mim, na minha moto e no circuito. Mas continua sendo algo especial.

Liam Everts

Stefan: Tenho sentimentos confusos sobre isso. Por um lado, estou orgulhoso de Liam seguir não apenas os meus passos, mas também de seu avô, mantendo o nome Everts vivo no motocross, mas, por outro lado, também estou muito ciente dos riscos que envolvem nosso esporte. Eu me preocupo, acredite em mim, e não quero que ele se machuque seriamente.

Seu pai é um tutor rigoroso?

Liam:
Papai é alguém que admiro tremendamente, mas ainda é meu pai. Ele é rígido quando precisa ser. Ele me coloca no meu lugar de vez em quando, quando faço algo errado. Então cabe a mim tirar lições dessas coisas negativas e tentar evitá-las da próxima vez.

Liam Everts

Stefan: Eu sou o mentor de Liam em tudo que ele faz e tento evitar riscos o máximo possível. Desde seu primeiro dia de moto, sempre priorizei a segurança. Sempre dou a ele minha opinião honesta, trabalhamos juntos em seus pontos fracos e evitamos ir muito rápido. Eu não quero colocar nenhuma pressão extra sobre ele porque ela já está lá. Sei como se sente. Meu pai também era conhecido. E ele e eu também abordamos a coisa toda de uma maneira muito firme. Como resultado, consegui um desempenho de alto nível por muito tempo.

Liam está destinado a vencer seus 10 títulos mundiais, Stefan?

Stefan: Seria maravilhoso se ele se tornasse campeão mundial. Três gerações ... isso é sem precedentes! Eu realmente espero que sim. Mas igualar a contagem de seu avô também seria uma conquista incrível.

Stefan e Liam Everts

Quais são seus objetivos para 2021?

Liam: O objetivo é se consolidar, o que não será fácil, já que muitos pilotos estão voltando da MX2 para a EMX250. Vai ser muito difícil. Mas tenho certeza de que paciência e trabalho duro nos colocarão no mapa. Está tudo aí. É apenas uma questão de tempo antes de começarmos a montar o quebra-cabeça e fazer com que cada pequena peça se encaixe.

Stefan: Há muito trabalho pela frente, obviamente. Liam ainda precisa ganhar muita experiência e aprender a se sair melhor sob a pressão que seu nome traz. Mas a paixão está lá, junto com o trabalho árduo e a disciplina. Ele também tem o sentimento, o talento e a percepção embutidos em seu DNA.

Liam Everts

Você está pilotando em uma classe superior este ano, a EMX250. Sente-se à vontade?

Liam: Sim. Uma categoria superior nesta temporada. A motivação está aí, só temos que esperar um pouco mais antes de podermos começar novamente. O que significa treinar forte agora e forçar todos os obstáculos nas competições!

Liam Everts

Stefan: É importante não ter grandes expectativas, porque você só vai ficar desapontado. Se estamos sendo realistas, devemos buscar uma posição entre os cinco primeiros. E, quem sabe, algo inesperado pode acontecer de vez em quando. Vai ser um inferno de uma viagem!

Você está treinando forte. Seu braço está completamente curado, então?

Liam: Estou passando muitas horas na Bélgica e na Holanda para me sentir o mais confortável possível na minha moto, para aumentar minha velocidade e chegar ao gate de largada totalmente preparado quando ele finalmente cair novamente. Meu braço está totalmente curado. Isso não me incomoda mais. Uma pequena placa de metal ainda está dentro, mas decidimos removê-la após o fim da temporada.

Liam Everts

Stefan: Estamos avançando em todas as frentes. Liam está lentamente se tornando um jovem agora, e ao longo do ano passado ele deu alguns passos gigantes, tanto mental quanto fisicamente. Nosso plano? Ser paciente e deixar que tudo aconteça em seu devido tempo. A última coisa que quero é que ele sofra uma lesão grave na fase de desenvolvimento da sua carreira. Sua queda mais recente não foi culpa dele, mas um problema técnico com a moto. Como piloto, é extremamente importante perceber isso. Porque ele dedicou muitas horas e quilômetros de treinamento nos últimos anos também.

Stefan e Liam Everts

Notícias Relacionadas

CLASSIFICADOS EM DESTAQUE

VER TODOS

Blog MX1

ir para o blog

MIX MX1