Blog MX1

Brasileiro de Motocross 2020: Paulo Alberto (MX1) e Lucas Dunka (MX2) vencem no sábado em Apiaí

Quinta e penúltima etapa consagra Roosevelt Assunção bicampeão da MX3

Crédito: Redação MX1.com.br - Maurício Arruda - Fotos: Tatá Mello, Rodrigo Junior e Doni Castilho

Paulo Alberto

Motocross | 28/11/2020

Neste sábado (28), o Campeonato Brasileiro de Motocross agitou novamente a pista da Fepasa, em Apiaí (SP), com os líderes das principais categorias ampliando a vantagem na classificação: Paulo Alberto (Yamaha Monster Energy Geração) venceu a MX1 - e também a Elite MX, enquanto Lucas Dunka (Honda Racing) venceu a MX2. A quinta e penúltima etapa da temporada 2020 também registrou a vitória e o bicampeonato nacional de Roosevelt Assunção (Circuit Honda) na categoria MX3. Neste domingo as principais categorias disputam no mesmo circuito a grande final da competição.  

+ Brasileiro de Motocross 2020 - 5ª etapa - Apiaí - SP - Resultados das corridas de sábado

+ Brasileiro de Motocross define primeiros campeões de 2020 em dia conturbado

Carlos Campano

Paulo Alberto teve um dia perfeito e vai em vantagem pra decisão nas duas categorias."Consegui vencer as duas baterias, ampliamos a vantagem no campeonato e agora estamos liderando a MX1 e a Elite. Amanhã teremos mais um dia com duas baterias, ainda há muito por fazer, muita corrida pela frente. Estamos em uma boa posição, mas vamos manter o foco para vencer de novo neste domingo e sairmos daqui com os títulos", diz o português que até o momento venceu quatro baterias em Apiaí e está com 100% de aproveitamento na pista da decisão.

Anthony Rodriguez

Depois de liderar a maior parte da primeira bateria da MX1, Carlos Campano (Yamaha Monster Energy Geração) sofreu com problemas elétricos na moto e perdeu várias posições. Paulo Alberto aproveitou, assumiu a liderança e venceu com Anthony Rodriguez (Honda Racing) na segunda colocação e Fabio Santos (Yamaha Monster Energy Geração) na terceira.

Fabio Santos

O prejuízo do espanhol foi reduzido pela segunda colocação na bateria da Elite MX, mas não foi o suficiente para manter a ponta na tabela. "Foi um pouco difícil para mim, por problemas mecânicos que tive na primeira bateria, mas estou satisfeito, na semana passada caí e machuquei a virilha, estava sentindo algumas dores nesta etapa, mas consegui andar, consegui ser rápido. Fiquei a semana toda na fisioterapia e a equipe me ajudou muito para que eu pudesse correr nas melhores condições. Na primeira bateria eu me senti bem, larguei na frente, abri uma boa vantagem na liderança, mas infelizmente tive uma falha mecânica e tive que finalizar em sétimo, quando já tinha a corrida bem controlada. Na segunda bateria não consegui largar tão bem, mas fiz uma boa corrida e consegui chegar em segundo, atrás do Paulo, que venceu a corrida. Por causa da falha mecânica perdi a liderança, mas ainda sou o segundo e estamos na briga".    

Pódio MX1

Já Anthony Rodriguez, na bateria da Elite MX, caiu na primeira curva e fez uma impressionante prova de recuperação até finalizar em quinto lugar. "Fiz tudo o que eu pude até a última volta. Infelizmente não foi suficiente para vencer. Agora é descansar e fazer o melhor para amanhã. Não importa qual a situação, eu vou sempre querer ganhar a bateria e fazer o máximo pelo meu time", diz Rodriguez que é o terceiro colocado nas duas categorias.

Jetro Salazar

Fabio Santos foi consistente e terminou como o melhor brasileiro. "As corridas hoje foram muito boas, consegui largar no pelotão da frente e fazer uma prova consistente, fazendo um 3º e um 4º lugares, finalizando com um 2º  na geral da MX1. Para este domingo preciso melhorar meu início de corrida. Acredito que terei resultados melhores ainda."

Largada MX2

Jetro Salazar (Honda Racing) largou na frente na Elite MX e obteve um do seus melhores desempenhos da temporada, com a terceira colocação na bateria. "Foi um ótimo começo, consegui andar bastante tempo à frente, desde que voltei da lesão no tornozelo. Sei que preciso um pouco mais de ritmo e vou tentar fazer duas provas melhores amanhã", explica o bicampeão brasileiro da MX1 e Elite MX. Sazalar fechou a soma dos resultados da MX1 em quinto lugar.

Lucas Dunka

Na classe MX2, Lucas Dunka venceu a etapa com dois segundos lugares nas corridas e assegurou mais um ponto de vantagem para a grande final. "A última bateria foi muito legal, disputei bastante com o Fred (Spagnol). Trocamos de posição umas cinco ou seis vezes e foi bem divertido, uma corrida limpa, que é o que a gente gosta. Agora são 174 pontos, 17 à frente do segundo colocado (Pepê Bueno). Amanhã vou manter a cabeça focada na conquista desse título", destaca o catarinense.

Pódio MX2

Pepê Bueno segue em segundo na classificação e na briga pelo título. "Primeira bateria eu demorei um pouco pra me encontrar na pista porque não tivemos treinos hoje, apenas duas voltas de reconhecimento. Mas, assim que me senti mais a vontade, fui pra cima e consegui chegar ao primeiro lugar para vencer. Na segunda bateria (junto com os competidores da MX1), acabei ficando atrás de alguns pilotos de 450 e não consegui fazer muitas ultrapassagens. Ainda temos o domingo, mais duas corridas. Vamos com tudo".

Roosevelt Assunção

Na MX3, Roosevelt Assunção assumiu a liderança no início, após uma breve disputa com Rodrigo Taborda (Pro Tork) e, apesar do rival seguir na perseguição até o final, faturou o segundo título consecutivo da categoria MX3. "A corrida foi muito legal e consegui fazer uma boa largada. Já vinha de um título no ano passado e este ano mudei de equipe, voltei para a Honda, onde eu corri por dez anos e tive cinco títulos. Com mais esse agora, são seis pela marca. Estou muito feliz com a conquista e quero parabenizar todos da equipe e agradecer o apoio nos treinos e corridas", conta o paulista.

Mariana Balbi

Na MXF, Mariana Balbi (Pro Tork KTM) precisou se superar para vencer pela terceira vez. Após cair na primeira volta e perder muito tempo voltando na última posição, a mineira conseguiu uma excelente recuperação até ultrapassar Maiara Basso (Yamaha) alcançando o primeiro lugar.

"Demorei muito para levantar e vim muito de trás, entao foi uma corrida de recuperação. Graças a Deus eu fui rápida, fiz várias ultrapassagens, assumi a liderança e ganhei a corrida. Agora to preparada e pronta para vencer de novo", afirma Mariana.,

João Vitor Xavier

Outros vencedores do dia foram: João Vitor Xavier (Nacional Pró), Bernardo Tibúrcio (65cc), Garmichael Giehl e Zion Berchtold (50cc). Confira abaixo a programação da decisão do campeonato neste domingo (29) e acompanhe a transmissão ao vivo das provas - com início previsto para às 9h40 - aqui no MX1.

Pódio MXJR

Zion Berchtold

Vídeos:




Programação da final do Campeonato Brasileiro de Motocross 2020 - Domingo - 29/11

Treinos Livres / Classificatórios
7h20 às 7h40 - MX2JR
7h45 às 8h - MXF
8h05 às 8h20 - 50cc
8h25 às 8h40 - MXJR
8h45 às 9h - 65cc
9h05 às 9h20 - Nacional Pró

Provas Oficiais
09h40 - MX2JR - 20 min + 2 voltas
10h20 - MXF - 15 min + 2 voltas
11h - Pódio das classes MX2JR e MXF
11h50 - MX2 - 30 min + 2 voltas
12h50 - MX1 - 30 min + 2 voltas
13h40 - 50cc - 15 min + 2 voltas
14h20 - MXJR - 20 min + 2 voltas
15h - 65cc - 15 min + 2 voltas
15h40 - Nacional Pró - 15 min  + 2 voltas
16h10 - Pódio das classes 50cc, MXJR, 65cc e Nacional Pró
16h30 - Elite MX (MX1 e MX2) - 30 min + 2 voltas
17h10 - Pódio das classes Elite MX, MX1 e MX2

*A programação é fornecida pela organização do evento e está sujeita a alterações.

Classificação do Campeonato após cinco etapas:

MX1
1. #211 - Paulo Alberto, 180 Pontos
2. #115 - Carlos Campano, 169 Pontos
3. #127 - Anthony Rodriguez, 152 Pontos
4. #891 - Gustavo Pessoa, 132 Pontos
5. #101 - Humberto Martin, 117 Pontos
 
Elite MX
1. #211 - Paulo Alberto, 95 Pontos
2. #115 - Carlos Campano, 86 Pontos
3. #127 - Anthony Rodriguez, 83 Pontos
4. #1 - Jetro Salazar, 61 Pontos
5. #891 - Gustavo Pessoa, 60 Pontos

MX2
1. #34 - Lucas Dunka, 174 Pontos
2. #97 - Pepê Bueno, 157 Pontos
3. #61 - Frederico Spagnol, 142 Pontos
4. #45 - Leonardo Souza, 137 Pontos
5. #10 - Gabriel Andrigo, 126 Pontos
 
MX3
1. #1 - Roosevelt Assunção, 90 Pontos
2. #700 - Rodrigo Taborda, 80 Pontos
3. #717 - Markolf Berchtold, 74 Pontos
4. #11 - Marcus Vinicius Ribeiro, 62 Pontos
5. #516 - Marcelo Dessunti, 61 Pontos

Notícias Relacionadas

CLASSIFICADOS EM DESTAQUE

VER TODOS

Blog MX1

ir para o blog

MIX MX1