Blog MX1

Brasileiro de Motocross 2020 - 4ª etapa - Apiaí - SP - Destaques

Paulo Alberto vence as principais categorias no interior paulista. Veja a classificação na reta final do campeonato

Crédito: Redação MX1.com.br - Maurício Arruda - Fotos: Tatá Mello, André Froes e Rodrigo Júnior

Paulo Alberto

Motocross | 24/11/2020

Disputada neste domingo em Apiaí (SP), a quarta etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross teve o peso redobrado com a antecipação da corrida final da temporada para os próximos dias no mesmo local. Em sua estreia no calendário, a pista da Fepasa desafio os pilotos com fortes subidas e descidas, mas principalmente pelas muitas canaletas profundas. O cenário repercutiu em provas movimentadas, recheadas de quedas e erros pouco comuns entre os principais nomes da modalidade.

Largada da categoria MX1

Quem se sobressaiu e escapou dos tombos e problemas mecânicos foi Paulo Alberto, que terminou com a vitória nas duas baterias, da MX1 e Elite MX - assumindo a liderança do campeonato na última. O português foi um dos poucos que fez duas baterias precisas, sem grandes erros ou problemas mecânicos.

Carlos Campano

A bateria da MX1 teve no início a liderança de Anthony Rodriguez com Fabio Santos seguindo o venezuelano de perto até sofrer uma queda e mais tarde abandonar. Então Anthony, Jetro Salazar, Paulo Alberto, Hector Assunção, Gustavo Pessoa e Carlos Campano formaram um primeiro pelotão muito forte.

Anthony Rodriguez

Muitas voltas, quedas e problemas depois, já com Anthony, Jetro e Fabinho fora da prova, Paulo Alberto recebeu a bandeirada isolado na primeira posição vencendo com mais de 20 segundos de vantagem sobre Campano. Também longe do espanhol, Humberto Martin e Caio Lopes subiram na classificação garantindo o terceiro e o quarto lugar, respectivamente. Hector Assunção, estreando na temporada, foi o quinto colocado.

Largada da categoria Elite MX

A prova da Elite MX começou melhor para o português que assumiu a ponta, mas Alberto perdeu a posição para Anthony Rodriguez que voltou pra pista com força total após enfrentar problemas com o pneu traseiro da sua moto na corrida anterior. Na última volta o português acelerou o ritmo e conseguiu retomar o primeiro lugar para somar 50 pontos no fim de semana. Anthony minimizou o prejuízo com a segunda colocação, seguido por Campano, Gustavo e Fabinho.

Humberto Martin e Jetro Salazar

Na soma das baterias, os cinco primeiros foram: Paulo Alberto, Carlos Campano, Humberto Martin, Gustavo Pessoa e Caio Lopes. No campeonato, Campano assumiu a liderança da MX1 e Alberto da Elite MX.      

Paulo Alberto: "A corrida foi muito boa, consegui vencer as duas baterias. Na primeira bateria, não larguei muito bem, por volta da quinta colocação, mas consegui me adiantar bem até chegar na liderança. Na bateria final, larguei na frente, cometi alguns erros e perdi a liderança, mas consegui me recuperar e ultrapassar o Anthony na última volta. Por isso estou bastante feliz, bem satisfeito. Agora é focar na próxima etapa e tentar vencer de novo".

Gustavo Pessoa

Carlos Campano: "Fim de semana um pouco difícil para mim. No sábado, não estive muito a vontade na pista, mas trabalhamos muito em equipe, com o Rafa (mecânico) para melhorar. Acabei largando um pouco mal na primeira bateria, tive que fazer prova de recuperação, quando estava em terceiro caí e bati a perna, mas consegui voltar e salvar a bateria. Na segunda, tinha bastante dor, mas larguei um pouco melhor, me mantive em terceiro. Fiquei em segundo na MX1 e liderando o campeonato. Vamos recuperar deste tombo e voltar para a próxima".

Anthony Rodriguez: "A etapa não foi como planejamos, mas vamos fazer todos os preparativos para chegar com tudo nas próximas corridas".

Lucas Dunka

Pela classe MX2, o catarinense Lucas Dunka assumiu a liderança do campeonato vencendo as duas baterias: a primeira exclusiva da categoria e a segunda da Elite MX - realizada em conjunto com a MX1, mas com a classificação separada. Leonardo Souza subiu ao pódio em segundo e Joaquim Neto em terceiro. Gabriel Gutierrez e Gabriel Andrigo completaram os cinco primeiros. Fora do pódio, Pepê Bueno perdeu a liderança do campeonato e agora ocupa a segunda colocação na tabela.

Leonardo Souza

Lucas Dunka: "Foi um final de semana perfeito. Somei bons pontos e saí líder, não poderia ter sido melhor", afirma Dunka. Leonardo Souza, que também compete com a CRF 250R, subiu para o quarto lugar na tabela da MX2: "Foi muito bom, atingi boas velocidades e um ritmo muito forte. Sem dúvidas, uma ótima etapa".

Largada da categoria MX3

Pepê Bueno: "Na primeira bateria estranhei um pouco o acerto da moto, larguei meio mal, mas lutei muito para recuperar. Cheguei na terceira colocação, mas já estava distante dos ponteiros e não tinha muito o que fazer, então decidi não arriscar, já que a pista era bem rápida e desafiadora. Na segunda, junto com a MX1, vinha fazendo outra prova de recuperação, depois de cair na primeira volta. Infelizmente, tive um problema mecânico e tive que abandonar a corrida. Agora, temos 100 pontos em jogo e vamos com tudo".

Pódio MXJR

Outros destaques do dia foram: Roosevelt Assunção - vencedor da MX3; Franco  Iavecchia - primeiro na MXJR e Caio Lopes - ganhador da Nacional Pró. A competição caminha agora para a decisão, no mesmo local, nos dias 27, 28 e 29 de novembro.

Acompanhe no MX1 a transmissão ao vivo e os resultados completos das corridas.

Vídeos:




Resultados completos das categorias MX1, MX Elite, MX2, MX3, MXJR e Nacional Pró em Apiaí (SP)

Classificação do campeonato Brasileiro de Motocross 2020 após quatro etapas:

MX1
1. Carlos Campano Jimenez, 133 pontos
2. Paulo Alberto, 130
3. Anthony Rodriguez Dos Santos, 114
4. Gustavo Pessoa De Souza, 100
5. Humberto Alejandro Martin Garaicoechea, 89
6. Jetro Salazar, 71
7. Jean Carlo Ramos, 67
8. Fabio Aparecido dos Santos, 52
9. Caio Lopes Fernandes, 52
10. Gustavo Pereira do Amaral, 44

MX2
1. Lucas Moraes Dunka, 130
2. Pedro Henrique Rosa Bueno, 114
3. Frederico Molina Spagnol, 108
4. Leonardo De Souza, 97
5. Gabriel Bohrer Andrigo, 97
6. Joaquim Antonio Neto, 83
7. Reginaldo Ribeiro Tayt-sohn Junior, 77
8. João Vitor Pereira Xavier, 72
9. Augustinho Godim Teixeira Algarve, 75
10. Leonardo Zequinão Cassarotti, 51

Elite MX
1. Paulo Alberto, 70
n2. Anthony Rodriguez Dos Santos, 67
3. Carlos Campano Jimenez, 64
4. Gustavo Pessoa De Souza, 46
5. Humberto Alejandro Martin Garaicoechea, 42
6. Jetro Salazar, 41
7. Fabio Aparecido dos Santos, 34
8. Jean Carlo Ramos, 34
9. Lucas Moraes Dunka, 32
10. Frederico Molina Spagnol, 32

MX3
1. Roosevelt de Freitas Assunção Junior, 65
2. Markolf Erasmus Berchtold, 58
3. Rodrigo Pereira Nhemihes Taborda, 58
4. Anderson Chupel, 46
5. Marcelo Costa Dessunti, 43
6. Marcus Vinicius Ribeiro, 42
7. Cristian Patrick Kehl, 26
8. Rodrigo Galiotto, 23
9. Alex Cavalca, 23
10. Tiago Hort, 20

MXJR
1. Bernardo Eto Tiburcio, 60
2. Rafael Becker, 60
3. Garmichel Rodrigues Giehl, 57
4. Gabriel Marcolin Bilhar, 56
5. Franco Lavecchia Badel, 53
6. Ivo Petras Kurahashi Konell, 46
7. José Arantes Braulio, 42
8. Pietro Dalla Nora Piroli, 30
9. Francisco Emilio de Paula Filho, 18
10. Raul Nunes Bento Miranda, 18

Nacional Pró
1. Caio Lopes Fernandes, 25
2. Gustavo Pereira do Amaral, 22
3. Diego Fernando Henning, 20
4. Ismael da Costa Rojas, 18
5. Paulo Gabriel Ferreira Vieira Ferro, 16
6. Rodrigo Yamamura Guimarães, 15
7. Massud Ramos de Andrade, 14
8. João Vitor Pereira Xavier, 13
9. Enzo Pereira de Oliveira, 12
10. João Marcos Madureira Pavan, 11

Notícias Relacionadas

CLASSIFICADOS EM DESTAQUE

VER TODOS

Blog MX1

ir para o blog

MIX MX1