Blog MX1

AMA Motocross 2021: Spring Creek traz novos vencedores ao campeonato

Confira os destaques da sexta etapa, exata metade da temporada

Crédito: Redação MX1.com.br - Maurício Arruda - Fotos: Align Media

Justin Barcia

Motocross | 18/07/2021

O AMA Motocross chegou à metade da temporada 2021 neste sábado, 17, com a sexta etapa do campeonato realizada no Spring Creek MX Park, em Minnesota. O circuito cheio de areia cheio de ondulações trouxe novos vencedores: Justin Barcia, da Troy Lee Designs / Red Bull / GASGAS Factory Racing, venceu pela primeira vez este ano na classe 450, enquanto na 250 Jeremy Martin, da Monster Energy / Star / Yamaha Racing, foi o sexto vencedor diferente mantendo a alternância no topo da categoria.

Barcia largou na frente na primeira bateria da categoria 450, com Adam Cianciarulo, Dylan Ferrandis e Christian Craig nas posições seguintes, enquanto Ken Roczen abandonava a disputa após uma forte queda na primeira curva.

Segundo colocado categoria 450 AMA Motocross

Na frente, Cianciarulo perseguia Barcia e Craig pressionava Webb que assumiu o terceiro lugar ao ganhar posições no início. O atual campeão do AMA Supercross logo sucumbiu e também foi ultrapassado por Ferrandis e Aaron Plessinger. O francês seguiu escalando o pelotão superando pelo terceiro lugar perto da metade da corrida.

Cianciarulo insistia na briga pela liderança quando deixou a traseira escapar. O tombo forte fez o piloto da Kawasaki desistir da corrida ao mesmo tempo que seu companheiro de equipe, Eli Tomac, subiu na classificação depois de largar em 14º. Tomac superou Craig e se aproximou de Ferrandis entrando na luta pelo primeiro lugar que o francês já travava com Barcia.

As últimas voltas esquentaram a disputa com Barcia e Ferrandis quase indo juntos ao chão, ao passo que Tomac também não desistia. No entanto o líder não vacilou e as posições foram mantidas com Barcia cruzando a bandeirada na frente seguido por Ferrandis e Tomac. Craig terminou em quarto e Plessinger em quinto.

Líder ama motocross categoria 450

Na segunda bateria Barcia voltou determinado conquistando o holeshot novamente, mas Roczen também estava cheio de disposição e assumiu o comando da prova rapidamente. Tomac partiu em 10º, enquanto Ferrandis estava fora do top 20 devido a um acidente numa das descidas da pista.

Roczen e Barcia acompanhavam um ao outro na frente quando Ferrandis caiu pela segunda vez atrasando seu crescimento na classificação. Pelo terceiro posto, Chase Sexton atacou Justin Bogle encontrando um caminho para ganhar a posição.

A perseguição permaneceu até os minutos finais, mas Roczen controlou a distância para vencer com 5,3 segundos de vantagem sobre Barcia. Sexton terminou em terceiro, seguido por Tomac em quarto, enquanto Ferrandis mostrou sua resiliência vindo de trás para terminar em quinto.

Vencedor segunda bateria sexta etapa do AMA Motocross

A consistência de Barcia o levou à vitória geral (2-1), a sua primeira vitória desde a rodada final de 2018 e a primeira da história para a KTM vermelha, ops, GASGAS. Tomac terminou com o segundo lugar do pódio (3-4) e Ferrandis com o terceiro (2-5).

"Foi bom voltar ao pódio. Me senti bem o dia todo e minha confiança aumentou. Tenho trabalhado em minhas largadas e tudo mais, e tudo veio junto hoje, obtendo dois holeshots e sendo capaz de chegar à frente rapidamente e fazer minha própria corrida. A primeira moto foi selvagem, com muita pressão, e na segunda pressionei Kenny e tentei pegá-lo, mas ele fez uma boa corrida. Estou feliz por toda a equipe, é ótimo conseguir essa vitória e com certeza vamos procurar muito mais", disse Barcia.

Pelo campeonato, o esforço de Ferrandis lhe rendeu mais 13 pontos sobre Roczen, ampliando a vantagem para 32 em um dia complicado para ambos. Já Barcia saltou do quinto para o terceiro lugar na classificação, a 55 pontos da liderança.

Equipe vencedora sexta etapa do AMA Motocross 2021

"Estou apenas decepcionado comigo mesmo hoje", comentou Ferrandis, que vinha de três vitórias consecutivas. "Foi um dia difícil. Eu caí duas vezes na segunda bateria e não tive chance de lutar. Estou aqui para vencer e é isso que realmente quero fazer. Vou voltar ao trabalho e me preparar para sair mais forte no próximo fim de semana".

Justin Cooper liderou a primeira volta da bateria de abertura da classe 250 seguido por Max Vohland e Jeremy Martin. O líder do campeonato Jett Lawrence começou a disputa apenas no 14º lugar.

Cooper rapidamente abriu uma vantagem confortável, enquanto Martin assumia a segunda posição. Pouco depois, Michael Mosiman se aproximou de Vohland e passou ao terceiro lugar, enquanto na frente o cenário começava a mudar: empurrado pela torcida, Martin passou a diminuir a vantagem do líder.

Categoria 250 AMA Motocross

Nos minutos finais da corrida, Martin colou de vez em Cooper. Depois de várias tentativas, os companheiros de equipe inverteram as posições. Uma vez na frente, Martin abriu até receber a bandeirada com 7,5 segundos de vantagem sobre Cooper. Mosiman completou em terceiro, seguido pelos irmãos Jett e Hunter Lawrence.

Ao final da primeira volta da bateria decisiva, Martin puxava novamente o pelotão seguido por Cooper e Mosiman, enquanto Jett e Hunter Lawrence eram 10º e 11º, respectivamente.

Vencedor 250 sexta etapa ama motocross

Livre na ponta, Martin controlou a corrida com facilidade, enquanto Cooper e Mosiman disputavam o segundo lugar. Na metade da corrida Mosiman ganhou a vice-liderança, mas não conseguiu ir em busca do primeiro posto e Martin confirmou o 1-1 com 9,3 segundos de margem. Mosiman subiu ao pódio em segundo e Cooper em terceiro. Jett Lawrence superou um feio acidente que envolveu ao redor de 6 pilotos e, mesmo com a moto danificada, ainda salvou o sexto lugar.

Martin celebrou a 18ª vitória da sua carreira. "É sempre especial vencer em frente ao público da sua cidade natal, e fazer isso dominando as duas baterias torna tudo ainda mais doce. Tem sido uma temporada difícil para mim (por causa das lesões), mas eu precisava voltar aqui e correr estando 100% ou não. Um enorme obrigado a todos os fãs pelo apoio de hoje, eles realmente me ajudaram a continuar e me permitiram ir fundo".

O dia consistente de Cooper, combinado com uma tarde complicada para Lawrence, resultou em um novo líder do campeonato. Agora o piloto da Yamaha soma 6 pontos a mais que o jovem australiano.

Novo líder ama motocross 250

"A pista era super complicada e difícil de encontrar um bom ritmo, mas nos divertimos e fizemos o que podíamos", comentou Cooper. "Definitivamente foi difícil para nós e lutamos um pouco com a moto, mas marcamos bons pontos para sair com o number plate vermelho. Continuaremos trabalhando duro para melhorar a cada fim de semana", completou.

O AMA Motocross continua no próximo sábado, dia 24, com a 7ª etapa da temporada na tradicional pista de Washougal, Washington.

Vídeo:


Resultados da sexta etapa do AMA Motocross 2021:

450
1. Justin Barcia (GG) 1-2
2. Eli Tomac (Kaw) 3-4
3  Dylan Ferrandis (Yam) 2-5
4. Chase Sexton (Hon) 7-3
5. Christian Craig (Yam) 4-6
6. Aaron Plessinger (Yam) 5-9
7. Marvin Musquin (KTM) 8-8
8. Ken Roczen (Hon) 40-1
9. Joey Savatgy    (KTM) 11-7
10. Dean Wilson    (Hus) 10-10

250
1. Jeremy Martin (Yam) 1-1
2. Michael Mosiman (GG)    3-2
3. Justin Cooper (Yam) 2-3
4. Jett Lawrence (Hon) 4-6
5. Hunter Lawrence (Hon) 5-5
6. Colt Nichol (Yam) 7-7
7. Jo Shimoda (Kaw) 8-9
8. Austin Forkner (Kaw)    17-4
9. Carson Mumford (Hon)    14-8
10. Jalek Swoll (Hus) 12-10

Classificação do AMA Motocross 2021 após 6 etapas:

450
1. Dylan Ferrandis (Yam) 262/4 vitórias
2. Ken Roczen (Hon) 230/1 vitória
3  Justin Barcia (Gas) 207/1 vitória
4. Eli Tomac (Kaw) 205
5. Chase Sexton    (Hon) 193
6. Aaron Plessinger    (Yam) 191
7. Christian Craig (Yam) 156
8. Cooper Webb (KTM) 148
9. Adam Cianciarulo    (Kaw) 147
10. Marvin Musquin (KTM) 141

250
1. Justin Cooper (Yam) 243/1 vitória
2. Jett Lawrence (Hon) 237/1 vitória
3. Hunter Lawrence (Hon) 210/1 vitória
4. Jeremy Martin (Yam) 175/1 vitória
5. RJ Hampshire (Hus) 163/1vitória
6. Jo Shimoda (Kaw) 162
7. Colt Nichols    (Yam) 159
8. Jalek Swoll (Hus) 148/1 vitória
9. Garrett Marchbanks (Yam)    124
10. Michael Mosiman (Gas) 122

Notícias Relacionadas

CLASSIFICADOS EM DESTAQUE

VER TODOS

Blog MX1

ir para o blog

MIX MX1