Blog MX1

AMA Motocross 2021: Dylan Ferrandis mantém sequência de vitórias em Southwick

Classe 250 tem o quinto vencedor em cinco provas

Crédito: Redação MX1.com.br - Maurício Arruda - Fotos: Align Media

Dylan Ferrandis

Motocross | 11/07/2021

O AMA Motocross realizou neste sábado (11) a quinta etapa da temporada 2021 na famosa pista de Southwick. Com a chuva durante a madrugada o circuito arenoso ficou  pesado e exigente fisicamente proporcionando corridas cheias de ação. Dylan Ferrandis, da Monster Energy Star Yamaha Racing, conquistou a sua quarta vitória no campeonato, a terceira consecutiva e ampliou a sua liderança no campeonato. Na classe 250, ao contrário da categoria principal, a alternância no topo do pódio continua e Hunter Lawrence, do Team Honda HRC, faturou as duas baterias e a sua primeira vitória na carreira.

Ferrandis largou na frente na primeira bateria das 450, seguido por seu companheiro de equipe Aaron Plessinger e Justin Barcia. Ken Roczen, rival direto do francês na luta pelo campeonato, partiu em sexto. Barcia logou passou Plessinger e os dois pressionaram momentaneamente o líder, até que Ferrandis aumentou o ritmo abrindo uma vantagem confortável até a bandeirada. Barcia cruzou em segundo, seu melhor resultado da temporada, logo à frente de Plessinger.

Ken Roczen

Na segunda bateria Cooper Webb contornou a linha do holeshot na frente seguido por Roczen e Plessinger, mas já na saída da primeira curva o alemão assumiu a liderança. Com problemas mecânicos na moto, Plessinger saiu da disputa e Cianciarulo fechou o grupo dos três primeiros no final da primeira volta. Ferrandis largou em sexto.

Roczen puxava a fila ao redor dos 10 minutos quando Cianciarulo encontrou o caminho para superar Webb pelo segundo lugar, seguido pouco depois por Ferrandis que também superou o atual campeão do Supercross. Aproveitando um erro de Ferrandis, Eli Tomac assumiu a terceira posição e seguiu avançando.

AMA Motocross Southwick

O tricampeão marcava as voltas mais rápidas da corrida e superou Cianciarulo. Nos últimos 10 minutos a perseguição implacável continuou até Tomac superar Roczen pela liderança com tempo para ainda abriu 16,4 segundos de vantagem. Ferrandis completou em terceiro - seguido por Barcia em quarto - consistência que valeu a vitória na etapa. Roczen (4-2) e Barcia (2-4) completaram o pódio enquanto Tomac acabou no quarto lugar (8-1).

"É incrível ganhar mais uma geral", disse Ferrandis. "Eli (Tomac) estava andando muito bem na última bateria e isso me fez querer ir cada vez mais rápido, mas eu tinha que ser inteligente. Eu queria tanto vencer Ken (Roczen), mas a equipe me pediu para salvar a bateria. No geral foi um grande dia, conseguindo mais uma vitória e somando mais alguns pontos. Como piloto, sempre quero ganhar, então estou um pouco frustrado por não ser capaz de forçar tanto quanto gostaria no final."

Southwick AMA Motocross 2021

Com a vitória, o francês ampliou a liderança na classificação do campeonato para 19 pontos sobre Roczen. O abandono de Plessinger na segunda bateria abriu espaço para Tomac subir ao terceiro lugar na classificação.

Quando o gate caiu para a primeira bateria da classe 250, Jalek Swoll surgiu à frente de seu companheiro de equipe Rockstar Energy Husqvarna Factory Racing RJ Hampshire e Jo Shimoda, da Monster Energy Pro Circuit Kawasaki. Jett Lawrence e Justin Cooper, que lutam diretamente pelo título, largaram mal em 10º e 22º, respectivamente.

Kawasaki Tomac

Hampshire assumiu a liderança ainda nos primeiros minutos, mas uma queda aos 20 permitiu a Mosiman assumir a posição de honra, seguido por Hunter Lawrence. Hunter e Hampshire, que voltou em terceiro, seguiram aumentando o ritmo e a pressão sobre o primeiro colocado.

Mosiman não resistiu e, a oito minutos do fim, Hunter Lawrence assumiu o primeiro lugar, seguido por Hampshire e Shimoda. Hampshire comprometeu suas chanves com uma segunda queda e Hunter Lawrence venceu com 7,8 segundos de margem sobre o rival que ainda permaneceu no segundo lugar. Shimoda cruzou em terceiro, enquanto Cooper foi o sexto lugar e Jett Lawrence o nono após duas quedas.

AMA Motocross 250

Hampshire largou forte na segunda prova seguido por Jeremy Martin, Justin Cooper, Shimoda, Hunter Lawrence e Jett Lawrence. A corrida parecia sob controle, mas Hampshire caiu e Cooper assumiu a liderança ao redor dos 10 minutos.

No último terço da prova, Hunter Lawrence pressionou o líder até conseguir a ultrapassagem. Cooper tentou contra-atacar, mas Hunter Lawrence permaneceu concentrado e levou a vitória por 4,5 segundos. Jett Lawrence acabou em terceiro e Shimoda em quarto.

Kawasaki 250 AMA Motocross

"Ah, cara, isso é tão bom", disse Hunter Lawrence sobre a sua primeira vitória. "Este 1-1 é tão bom e é uma ótima maneira de marcar o fim de semana aqui em Southwick. É uma vitória emocionante para mim com tudo o que passei nos últimos anos. Eu só quero continuar construindo e aproveitar esse impulso para o resto da temporada." Shimoda (3-4) e Cooper (6-2) completaram o pódio. Sexto colocado, Jett Lawrence manteve a liderança do campeonato com apenas três pontos sobre Cooper.

No próximo fim de semana o AMA Motocross 2021 alcança a metade da temporada na pista de Spring Creek.

Vídeo:


Resultados da quinta etapa do AMA Motocross 2021:

450
1. Dylan Ferrandis (Yam) 1-3
2. Ken Roczen (Hon) 4-2
3  Justin Barcia (Gas) 2-4
4. Eli Tomac (Kaw) 8-1
5. Cooper Webb (KTM) 6-5
6. Adam Cianciarulo (Kaw) 5-6
7. Chase Sexton (Hon) 7-8
8. Marvin Musquin (KTM)    10-7
9. Dean Wilson (Hus) 12-9
10. Joey Savatgy (KTM) 11-10

250
1. Hunter Lawrence (Hon) 1-1
2. Jo Shimoda (Kaw) 3-4
3. Justin Cooper (Yam) 6-2
4. RJ Hampshire (Hus) 2-6
5. Colt Nichols (Yam) 4-5
6. Jett Lawrence (Hon) 9-3
7. Michael Mosiman (Gas) 7-7
8. Stilez Robertson (Hus) 8-8
9. Jalek Swoll (Hus) 5-17
10. Pierce Brown (Gas) 13-10

Classificação do campeonato após 5 etapas:

450
1. Dylan Ferrandis (Yam) 224 pts - 4 Vitórias
2. Ken Roczen (Hon) 205 - 1 Vitória
3  Eli Tomac (Kaw) 167
4. Aaron Plessinger (Yam) 163
5. Justin Barcia (Gas) 161
6. Chase Sexton (Hon) 159
7. Adam Cianciarulo (Kaw) 147
8. Cooper Webb (KTM) 133
9. Christian Craig (Yam) 124
10. Marvin Musquin (KTM) 115

250
1. Jett Lawrence (Hon) 204 pts - 1 Vitória
2. Justin Cooper (Yam) 201 - 1 Vitória
3. Hunter Lawrence (Hon) 178 - 1 Vitória
4. RJ Hampshire (Hus) 148 - 1 Vitória
5. Jo Shimoda (Kaw) 137
6. Colt Nichols (Yam) 131
7. Jalek Swoll (Hus) 128 - 1 Vitória
8. Jeremy Martin (Yam) 125
9. Garrett Marchbanks (Yam) 115
10. Austin Forkner (Kaw) 94

Notícias Relacionadas

CLASSIFICADOS EM DESTAQUE

VER TODOS

Blog MX1

ir para o blog

MIX MX1