Blog MX1

Tunico Maciel vence primeiro dia do Enduro da Independência

Piloto da equipe Honda Racing lidera categoria Elite na 38ª edição do enduro de regularidade

Crédito: Redação MX1.com.br - Maurício Arruda - Foto: Janjão Santiago/MundoPress

Tunico Maciel sai na frente no Enduro da Independência 2020

Enduro | 04/09/2020

O 38º Enduro da Independência teve início nesta sexta-feira (4/9) com domínio dos pilotos da equipe Honda Racing. Tunico Maciel abriu a disputa da categoria Elite em primeiro lugar, utilizando a motocicleta CRF 250RX. Dário Júlio foi o destaque da classe Brasil e Bárbara Neves, da Feminina. Os dois competem com a CRF 250F, de fabricação nacional. O percurso do dia incluiu 117 quilômetros na região de Socorro (SP), sendo que neste sábado (5/9) os pilotos partem para Itajubá (MG). O roteiro da segunda etapa será o mais longo da competição, com 237 km e mais de oito horas e meia de prova.

Para o mineiro Tunico Maciel, atual campeão brasileiro de Rally Cross Country e bi do Sertões entre as motos, a etapa de abertura foi de adaptação. Ele precisou "virar a chave" do rally para o enduro de regularidade. "Eu tenho focado muito nas provas de rally, então sofri um pouco para me adaptar à navegação e ao estilo de pilotagem do regularidade. De qualquer forma, o dia foi 100%, andei bem e estou muito feliz. Agora vou descansar, porque amanhã tem mais e quero conseguir de novo um bom resultado", avisa.

Dário Júlio, que possui seis títulos no Enduro da Independência, também já está de olho nos próximos desafios. "Vamos para cima, o objetivo é continuar concentrado em busca da taça da categoria Brasil. A etapa de abertura mostrou muita qualidade, o que nos deixa muito animados para os três próximos dias", afirma. "A etapa teve médias justas e bastante trilha por lugares fantásticos. A região é muito bonita, repleta de mata e montanhas. A CRF 250F esteve perfeita, só precisei fazer a manutenção básica no fim do dia", continua o mineiro.

Bicampeã da Feminina, Bárbara Neves é embaixadora da prova e ressalta a alegria de poder estar na trilha, após mais de cinco meses de paralisação das competições por conta da pandemia de coronavírus. "Estou muito feliz de voltar a competir e de rever os amigos do Enduro da Independência. A prova começou com trilhas e visuais incríveis, as expectativas são ainda melhores para amanhã", conclui a goiana.

Patrocinado pela Honda, o 38º Enduro da Independência inclui 635 quilômetros de roteiro, percorridos em quatro dias na região da Serra da Mantiqueira. O evento é fechado ao público, devido à pandemia. Depois de Socorro (SP), palco da largada, a caravana do evento segue para Itajubá (MG) e Caxambu (MG), local da chegada na próxima segunda-feira (7/9), Dia da Independência do Brasil.

Resultados - 1ª etapa

Categoria Elite
1º - #11 - Tunico Maciel - 50 pontos
2º - #6 - Emerson Loth "Bombadinho" - 44 pontos
3º - #7 - Guilherme Trancoso Carvalho - 36 pontos

Programação*

5/9 - sábado
2º dia - Socorro (SP) a Itajubá (MG) - 237 km
6h - Largada do primeiro piloto - Parque da Cidade - Socorro (SP)
14h - Chegada do primeiro piloto - Kartódromo de Itajubá (MG)
19h - Resumo do dia e briefing

6/9 - domingo
3º dia - Itajubá (MG) a Caxambu (MG) - 158 km
7h - Largada do primeiro piloto - Kartódromo de Itajubá (MG)
12h - Chegada do primeiro piloto - Centro de Convenções de Caxambu (MG)
19h - Resumo do dia e briefing

7/9 - segunda-feira
4º dia - Caxambu (MG) - 123 km
7h - Largada do primeiro piloto - Centro de Convenções de Caxambu (MG)
13h - Chegada do primeiro piloto - Centro de Convenções de Caxambu (MG)
18h - Premiação - Parque da Cidade - Centro de Convenções de Caxambu (MG)
Total da prova: 635 km

* A programação é fornecida pela organização do evento e está sujeita a alterações.

Notícias Relacionadas

CLASSIFICADOS EM DESTAQUE

VER TODOS

Blog MX1

ir para o blog

MIX MX1