Blog MX1

Rigor Rico vence abertura do Hard Enduro Brasil Series 2021

Calor e poeira marcam prova Night Track em Morungaba (SP)

Crédito: Redação MX1.com.br - Maurício Arruda - Fotos: Vincenzo Barbagallo e Vinicius Ferraz

Rigor Rico

Enduro | 22/09/2021

Pilotos e fãs do Hard e Big Trail Enduro Series se reencontrar após 9 meses

A cidade de Morungaba (SP), na região metropolitana de Campinas, foi palco do Night Track Hard Enduro 2021, primeira etapa do Hard Enduro Brasil Series e Big Trail Enduro Series. As duas competições aconteceram simultaneamente no mesmo espaço durante o último final de semana, dias 18 e 19 de setembro. Enquanto as motos de enduro fizeram o prólogo durante a tarde e de noite foram para as trilhas, as big trails começaram as atividades com um prólogo noturno e só aceleraram nas trilhas no domingo de manhã.

Depois de muita incerteza e algumas mudanças de datas, finalmente o principal campeonato de Hard Enduro do país promoveu a abertura da temporada 2021. A disputa começou com uma corrida de Cross Country no CT Tranqueiras Racing, próximo ao restaurante Feijão com Tranqueira. A principal categoria fez uma hora de prova em um circuito que intercalava super enduro e trilha. A classe silver rodou por 40 minutos, enquanto que as demais fizeram disputas de 20 minutos.

O sol forte e o tempo seco deixaram tudo mais difícil. Na disputa da categoria principal, Eduardo Furtado saiu na frente e subiu bonito o morro da largada, seguido por Rigor Rico e Crispy Arriegada. Dudu segurou a primeira colocação por duas voltas, quando Rigor assumiu a ponta. Daí em diante uma bonita disputa entre o brasileiro e o argentino Crispy movimentou a prova. Na sexta volta a liderança mudou de mãos novamente e o hermano não titubeou mantendo a primeira posição até o final, enquanto Rigor diminuiu o ritmo e permaneceu no segundo lugar.


Segundo colocado Hard Enduro

No main event, os pilotos começaram a largar às 18h, ainda com um pouco de luz natural, mas logo nos primeiros trechos as luzes das motos e capacetes tiveram que ser acesas. O Night Track já faz parte do calendário do HEBS desde 2017 e conta com muitos pilotos veteranos. Para os menos experientes, da categoria Iron, o desafio é sempre muito marcante.

Rigor Rico tinha uma penalização de um minuto e além de passar Crispy Arriegada precisava abrir vantagem para vencer. Nas trilhas mais travadas, o mineiro mostrou sua qualidade e garantiu a vitória em cima do argentino, finalizando as duas voltas em 2h13m.

O prólogo noturno das big trails foi realizado em uma pista de motocross com trechos de cross country. Apesar de ter sido apenas um treino cronometrado, rolaram até ultrapassagens que aumentaram a adrenalina dos participantes e dos que assistiam.

Primeiro colocado Big Trail

No BITES, as categorias são divididas por cilindradas e não por dificuldade como no HEBS, com exceção das novas classes Iniciantes e Feminina. O atual campeão pela categoria Big Pró, destinada a motos de 751cc a 1198cc, André Nogueira, estava presente com sua KTM 990 e garantiu a segunda posição no grid. A novidade foi o estreante, Lucas Delasta, também de KTM 990, que acelerou forte e garantiu a primeira colocação para o dia seguinte.

A corrida principal das Big Trails ficou para a manhã do dia seguinte pelas trilhas técnicas de Morungaba. Nas primeiras voltas, Delasta e Nogueira rodaram no mesmo tempo, porém Lucas manteve um ritmo mais forte até o final e garantiu a vitória na Big Pró.

HEBS BITES

Agora os dois campeonatos se separam, sendo a próxima etapa do HEBS em Patrocínio (MG), nos dias 02 e 03 de outubro e o BITES em Poços de Caldas (MG), nos dias 16 e 17 de outubro.

O HEBS/BITES têm patrocínio da Mitas, KTM, BMS Racing, 3R Motos e bikes, Dirt Dad, MotoArts e Moto.com.br.

Vídeo:




Notícias Relacionadas

CLASSIFICADOS EM DESTAQUE

VER TODOS

Blog MX1

ir para o blog

MIX MX1