Blog MX1

Rally Dakar entra na reta final com Kevin Benavides na liderança

Argentino vai pra última etapa com 5 minutos de vantagem, mas briga segue aberta

Crédito: Redação MX1.com.br - Maurício Arruda - Fotos: Rally Zone e Eric Vargiolu / DPPI

Kevin Benavides

Rally | 14/01/2021

O Dakar mais louco dos últimos tempos segue surpreendendo. O chileno José Ignacio Cornejo (Honda) e o australiano Toby Price (KTM) pareciam se encaminhar para a reta final da competição como fortes candidatos ao título, mas vieram a nona, 10ª e 11ª etapas para mudarem completamente o cenário da competição mais uma vez. Ambos sofreram quedas e abandonaram, assim como outro favorito, o espanhol Joan Barreda (Honda), e a taça agora está mais próxima do argentino Kevin Benavides (Honda), líder desde o 10º estágio, realizado na quarta-feira.

Sam Sunderland

Nesta quinta (14), Benavides fechou o dia com o terceiro tempo, atrás de Pablo Quintanilla (Husqvarna), mas o problema do hermano foi a vitória de Sam Sunderland, seu adversário direto na briga pelo título, que reduziu a diferença entre eles pela metade, de 10 para cerca de 5 minutos - depois de quase 45 horas de corrida cronometrada até aqui. Essa é a distância que separa os dois principais candidatos à vitória do Dakar 2021, mas há ainda o atual campeão Ricky Brabec (Honda) que fechou a etapa em sexto e ocupa a terceira colocação geral a 7 minutos do companheiro de equipe e também segue super vivo na disputa. O estreante Daniel Sanders (KTM) surpreende como quarto colocado, mas com mais de meia hora para o líder terá mais dificuldade para conseguir algo no último dia.

Ricky Brabec

Kevin Benavides: "Hoje foi uma etapa longa e difícil. Realmente tinha de tudo: era muito técnico para a navegação, tínhamos dunas, rios, pedras, mas a verdade é que foi uma etapa muito bonita. Estava decidido a curtir e tentar não cometer erros na navegação. Foi um dia longo. Comecei em terceiro e consegui alcançar meus companheiros no quilômetro 100, mais ou menos. Aí a Joan (Barreda) errou e ficou sem combustível e, depois, passei o Ricky (Brabec) e comecei a abrir a pista com quase 200 quilômetros. Mais tarde, nas dunas, consegui pilotar junto com o Ricky e não perder muito tempo ali. Acho que fizemos um trabalho de equipe muito bom. Estou muito feliz com o dia e agora, mais do que nunca, temos que estar focados e dar tudo de mim amanhã, o último dia de corrida".  

Daniel Sanders

Sam Sunderland: "Eu dei tudo de mim hoje - sabia que essa etapa seria uma das melhores chances que eu teria para ganhar tempo dos caras da frente. É ótimo vencer a etapa, mas significa que tenho que abrir amanhã o último dia, o que será difícil. Ainda assim, tudo pode acontecer como sabemos, e vou continuar lutando até o fim. Foi outra etapa muito longa e difícil, mas estou grato por poder simplesmente correr com minha moto pelo deserto, especialmente com tudo o que está acontecendo no mundo no momento. Também sou grato à minha equipe por todo o trabalho árduo que fizeram para nos trazer aqui. O plano agora é fazer o meu melhor novamente amanhã e veremos onde estamos".

Dunas Rally Dakar 2021

Ricky Brabec: "A etapa foi muito longa e temos muita sorte de ter rodado muito bem ontem e tivemos a infelicidade de abrir hoje. Foi a etapa mais longa de todo o rally. Foi difícil. Eu pilotei com meus companheiros de equipe. Estou feliz por estar aqui. Abrimos a maior parte do dia. Terminamos a 11ª etapa. Amanhã vamos dar o nosso melhor e tentaremos terminar em Jeddah. Os resultados são loucos. Vamos dar o nosso melhor e manter o foco. Tudo é possível. Amanhã são 270 km. Kevin está 8 minutos à frente no geral, mas começa apenas 6 à frente. Então, pegá-lo e colocar mais dois minutos vai ser muito difícil. Neste ponto, estou preso. Eu não sei o que fazer. Amanhã vamos colocar o capacete e dar tudo o que temos".

Rally Dakar 2021
 
O Dakar termina nesta sexta-feira (15) com a 12ª e última etapa programada para terminar em Jeddah, onde o rally começou e terminará nesta edição. Serão apenas 202 km de especial cronometrada, acabando nas margens do Mar Vermelho, mas existem também 200 km de deslocamento somando um total de 452 quilômetros até conhecermos o campeão do Dakar 2021.

Vídeos:










Resultado da nona etapa do Dakar 2021:

Resultado da nona etapa do Dakar 2021
Resultado da 10ª etapa do Dakar 2021:

Resultado da 10ª etapa do Dakar 2021

Resultado da 11ª etapa do Dakar 2021:

Resultado da 11ª etapa do Dakar 2021

Classificação geral após a 11ª etapa do Dakar 2021:

Classificação geral após a 11ª etapa do Dakar 2021



Notícias Relacionadas

CLASSIFICADOS EM DESTAQUE

VER TODOS

Blog MX1

ir para o blog

MIX MX1