Blog MX1

Programação da final do Campeonato Brasileiro de Enduro 2020

Marzagão (GO) é palco da decisão da temporada neste fim de semana (5 e 6/12)

Crédito: Redação MX1.com.br - Maurício Arruda - Foto: Janjão Santiago

Gabriel Soares lidera as categorias Enduro GP e E2

Enduro | 03/12/2020

A grande final do Campeonato Brasileiro de Enduro reúne os principais pilotos do país neste fim de semana, dias 5 e 6, na cidade de Marzagão, Goiás, localizada a cerca de 200 quilômetros da capital. O evento define os campeões de 13 categorias - além da classe Enduro GP, que reúne os mais rápidos da competição. O acesso do público não será permitido na prova que seguirá os protocolos de prevenção ao coronavírus como a utilização de máscaras de proteção e álcool em gel, distanciamento físico e medição de temperatura corporal dos participantes.

Nessa temporada a competição já passou por Itapema (SC), Penha (SC), Santa Cruz de Goiás (GO) e Rio Negrinho (SC). Com a decisão em rodada dupla, o campeonato fechará o ano com 12 etapas no total.   

O percurso da final soma 31 quilômetros com três especiais e três voltas em cada dia. "Preparamos um trajeto bem variado, com trechos de areia, subidas, descidas, retas de altas velocidades, curvas com escoras, canaletas e trilhas de gado. O desafio vai exigir muita concentração, para não cometer erros, e preparo físico. O calor é um adversário a mais, segundo a previsão não deve chover, então será muito importante ter atenção com a hidratação", avalia Rildo Gonzaga, diretor de prova.

As disputas em Goiás valem os títulos das categorias E1, E2, E3, EJ e E4, que também somam pontos pela Enduro GP, além das classes E230, E35, E40, E45, E50, EAmador, EFeminina e Youth. O mineiro Gabriel Soares, da Honda Racing, defende a liderança na Enduro GP e também na E2.

"Estou no Enduro há quatro anos e cheguei agora à final da forma que eu gostaria. O trabalho está sendo bem feito, estou preparado fisicamente e pronto para dar o meu melhor. Não vai ser fácil, porque a briga promete ser intensa até a última especial", diz Soares.

Vice-líder da Enduro GP, o companheiro de time Bruno Crivilin está embalado pelas vitórias nas últimas etapas e pelo bronze inédito conquistado no Campeonato Mundial de Enduro 2020 (classe J1). O capixaba é o atual campeão bicampeão brasileiro da Enduro GP e da E1 - cujo atual líder é o catarinense Loandro Anton (equipe Pro Tork / KTM Sacramento). O paulista Vinícius Calafati, da Honda Racing, é o ponteiro da classe E3.

O fluminense Nicolás Rodriguez e o capixaba Tiago Wernersbach, ambos da Honda Edgers Factory Team, aceleram para manter a dianteira nas classes EJ e E4, respectivamente. Já os pilotos Luciano Rocha (classe E230), Aloizio de Assis Filho (E35 - equipe Q4), Adriano de Ávila (E40 - Q4), Luciano Frozi (E45), Levi Tesch (E50 - Lekker), Bárbara Neves (EFeminina - Honda Racing), Fabricio Theiss (EAmador - Pro Tork / KTM Sacramento) e Jean Zandonadi (Youth) são os destaques das demais categorias.

As classificações não consideram os descartes permitidos por regulamento que serão aplicados no final. As categorias Kids, direcionadas aos novos talentos do esporte, definiram os vencedores da temporada na etapa anterior, em Rio Negrinho (SC). Os campeões foram Vicente Nunes (classe Infantil), Estevão Rangel (Cadete), Frederico Rangel (Juvenil) e, pela categoria Feminina, novidade da competição, Gabriela Azevedo.  

Campeonato Brasileiro de Enduro 2020
5ª prova (final) - Marzagão (GO)
Evento sem acesso do público

Programação*

Sábado (5/12)
8h - Abertura da Secretaria de Prova
Das 8h às 10h - Vistoria técnica e condução das motos ao Parque Fechado
9h30 - Entrega de medalhas aos pilotos do Six Days 2019 Portugal
9h30 - Entrega do Troféu "Marcinho MR-Pro"
9h30 - Briefing na área de largada
10h - Largada dos dois primeiros pilotos
16h - Término das atividades
16h30 - Desafio Parts 57 Troca Rápida
20h - Divulgação dos resultados oficiais

Domingo (6/12)
Das 7h às 9h - Vistoria Técnica das categorias regionais
9h - Largada dos dois primeiros pilotos
9h30 - Previsão de largada das categorias regionais
15h - Término das atividades
16h - Divulgação dos resultados oficiais
16h30 - Premiação Campeonato Brasileiro 2020
17h30 - Premiação das categorias regionais

* A programação está sujeita a alterações.

O Campeonato Brasileiro de Enduro 2020 é patrocinado por Honda, copatrocinado por IMS e tem o apoio de MXF Motors, Beta Brasil, Borilli, bLU cRU Yamaha, Airoh Helmet, Motorex, Motul, Edgers, Race Tech, Sig Visual, Parts 57, MR Pro Braces, Tech Ride, DYVA, BMP, Circuit Equipament, Dirt Racing, BMS Racing, Galfer, RTech, All Balls, Wossner, Jeri Adventure Ride, Brasil Moto Tour, Receptivo Itália, AdvenTour Brasil, Freeride Spirit e Planetour Agência de Viagens.

Notícias Relacionadas

CLASSIFICADOS EM DESTAQUE

VER TODOS

Blog MX1

ir para o blog

MIX MX1