Blog MX1

Pilotos da equipe Honda Racing contam sobre a rotina nesses dias de quarentena

Com as competições adiadas devido à pandemia do coronavírus, treinos físicos foram adaptados; Estudos e vídeos de corridas também estão na lista das atividades

Crédito: Redação MX1.com.br - Fotos: MundoPress

Motocross | 25/03/2020

Com o Brasil e praticamente todo o mundo em quarentena por causa da pandemia do coronavírus, os pilotos da equipe Honda Racing tiveram que reprogramar a rotina até que a situação esteja controlada. O desafio de cada um está sendo adaptar os treinos e as atividades diárias, já que não há previsões de quando as competições e eventos retornarão.

O time de motocross segue um programa especial elaborado pelo preparador físico da equipe. "O que a gente fazia na academia, trocamos por um circuito em casa, três vezes por semana, usando o próprio corpo como peso. Já nos outros dois dias, temos que pedalar ou correr, em circunstâncias apropriadas, é claro", conta Hector Assunção, que está no centro de treinamento da equipe, em Campina Grande do Sul (PR). Mesmo sem acelerar, o atual campeão do Arena Cross na MX1 procura ficar sempre perto da sua moto. "Tenho aproveitado para acompanhar os ajustes na minha CRF 450R. Outra atividade que estou fazendo bastante é assistir às nossas corridas antigas e também outras de fora", completa.


Em Bento Gonçalves (RS), Pedro Sampaio, piloto da equipe Honda Racing de motovelocidade e atual vice-campeão do SuperBike Brasil, dividiu a agenda entre treinos e estudos. "O jeito tem sido fazer bastante treino funcional em casa. Não sabemos ainda quanto tempo ficaremos assim, mas é importante manter o preparo físico e mental, já que é muito fácil perder o foco quando não tem corrida. Como faço também faculdade de engenharia mecânica, estou tendo aulas online e aproveitado esse tempo para me dedicar mais aos estudos", revela.

O experiente Jean Azevedo, dez vezes campeão brasileiro de Rally Cross Country e heptacampeão do Rally dos Sertões, está encarando um desafio diferente em toda a carreira. "É complicado ficar trancado dentro de casa, mas é necessário e temos que respeitar as orientações. Minha vida é muito agitada, porque estou sempre treinando ao ar livre, com a motocicleta, pedalando e correndo. Como a gente não pode parar totalmente, eu montei uma mini academia em casa para manter essa parte física ativa. Espero que tudo isso passe o mais rápido possível e não vejo a hora de voltar a acelerar", ressalta o piloto que mora com a família em São José dos Campos (SP).

Antes da quarentena por conta da pandemia, o mineiro Tunico Maciel, da equipe Honda Racing de Rally, e o capixaba Bruno Crivilin, do time de Enduro FIM, já tinham planejado alguns dias de treinos juntos. "A ideia era ir para a minha cidade, em Aracruz (ES), mas por conta de todos esses acontecimentos e pelo bom senso optamos por ficar em Lavras (MG), cidade do Tunico, onde estávamos quando a quarentena foi decretada", explica Crivilin, atual bicampeão brasileiro de Enduro FIM nas classes E1 e Enduro GP. "Mesmo com toda essa situação, o momento está sendo muito produtivo. O Tunico é um cara que também gosta de treinar intensamente e temos ajudado um ao outro. Com certeza estaremos mais fortalecidos quando tudo isso passar", acrescenta.

Para Maciel, atual bicampeão do Rally dos Sertões e campeão brasileiro de Rally Cross Country, ter um parceiro de alto nível e, principalmente, um grande amigo por perto nessas horas faz toda a diferença. "Mantivemos os exercícios e o pedal em casa e não temos feito treinos com moto, conforme foi recomendado. Estamos tentando manter um bom ritmo e o corpo forte. Agora é esperar, ter paciência, calma e torcer para que o Brasil e o mundo superem tudo isso com as menores consequências possíveis", finaliza o piloto mineiro.

A equipe Honda Racing é patrocinada por Pro Honda, Alpinestars, Circuit, ASW, DID, Seguros Honda e Zeta.

Notícias Relacionadas

CLASSIFICADOS EM DESTAQUE

VER TODOS

Blog MX1

ir para o blog

MIX MX1