Blog MX1

Kevin Benavides é campeão do Rally Dakar 2021

Argentino faz história como primeiro sul-americano a conquistar o título nas motos

Crédito: Redação MX1.com.br - Maurício Arruda - Fotos: Rally Zone e Florent Gooden / DPPI

Kevin Benavides celebra o título de campeão do Dakar 2021

Rally | 15/01/2021

O argentino Kevin Benavides (Honda) fez história nesta sexta-feira (15) ao se tornar o primeiro piloto sul-americano campeão das motos no Rally Dar. A 43ª edição da competição  provou ser uma das mais difíceis de sua história. Com os organizadores entregando uma rota complicada ao longo dos 12 dias, o evento percorreu uma grande variedade de terrenos, juntamente com um navegação das mais exigentes dos últimos anos. A 12ª e última etapa não foi diferente e terminou em Jeddah, Arábia Saudita, às margens do Mar Vermelho.

Kevin Benavides

Vencedor de 2020, o norte-americano Ricky Brabec - companheiro de equipe de Benavides - completou o desafio em segundo lugar enquanto o britânico Sam Sunderland (KTM) fechou o pódio em terceiro. No total os competidores percorreram mais de sete mil quilômetros, sendo mais de quatro mil deles de especiais cronometradas.

Ricky Brabec, vice-campeão do Dakar 2021

A Monster Energy Honda Team venceu 10 etapas e liderou nove dias de disputas até alcançar o bicampeonato com direito aos dois primeiros lugares. O título de Benavides, vencedor de duas etapas, foi marcado pela consistência. Já Brabec foi o mais rápido em quatro etapas - incluindo a final da edição 2021. A última vez que a Honda havia terminado com dobradinha no Rally Dakar foi em 1987, nas mãos de Cyril Neveu e Edi Orioli.

Sam Sunderland, terceiro colocado do Dakar 2021

Kevin Benavides: "A última etapa deste Dakar 2021 foi muito difícil: comecei em terceiro, pensei que seria mais fácil, mas não foi assim. No quilômetro 50, todos os pilotos da frente se perderam, então comecei a abrir a trilha. A etapa foi muito difícil de navegar, então fiquei muito focado em fazer as coisas bem. Dei tudo para alcançar esta vitória, que é um sonho que se tornou realidade para mim. Estou muito feliz e emocionado com isso. Cruzei a linha de chegada pensando em muitas coisas, com muita emoção. O Paulo Gonçalves também cruzou a linha de chegada comigo. Foi um grande momento. Estou muito feliz e estou vivendo esse momento. Quero agradecer a toda a equipe, começando pelos meus mecânicos, pelo excelente trabalho que fizeram neste ano difícil. Obrigado também à Honda por nos dar uma moto tão boa que tornou possível realizar este sonho."

Os 3 primeiros colocados do Dakar 2021

Ricky Brabec: "Estamos de volta a Jeddah. Kevin e eu fizemos um ótimo trabalho. Toda a equipe fez um ótimo trabalho. Tentei superar o Kevin no final, mas infelizmente não consegui e tive que me contentar com o segundo lugar. No geral, foi um grande rali. Obrigado a todos e espero que no próximo ano eu consiga trazer de volta o número um para a minha moto."

A emoção do campeão do Dakar 2021

Sam Sunderland: "Eu fiz o meu melhor durante todo o rally, então não posso ficar muito desapontado, eu acho. Começar primeiro esta manhã seria difícil e eu sabia que tinha que me esforçar muito para recuperar aqueles minutos. Não consegui encontrar um ponto de referência no início das dunas e perdi muito tempo tentando encontrá-lo. Sempre há um fino equilíbrio e quando você aumenta a velocidade, pode perder a navegação. Estou super feliz porque sei que dei tudo de mim. Os outros caras fizeram um ótimo trabalho e depois de um evento tão difícil, com várias quedas e pessoas sendo forçadas a abandonar por problemas técnicos, estou feliz por estar aqui seguro na linha de chegada e em terceiro lugar. Sinceramente, acho que foi uma das corridas mais difíceis que já fiz - o ritmo no topo é muito alto, temos que lutar todos os dias e não há tempo para relaxar. Parabéns a todos que terminaram e melhorem logo os que caíram ."

Vídeos:




Resultado da 12ª etapa do Dakar 2021:

Resultado da 12ª etapa do Dakar 2021

Classificação final do Rally Dakar 2021:

Classificação final do Rally Dakar 2021

Notícias Relacionadas

CLASSIFICADOS EM DESTAQUE

VER TODOS

Blog MX1

ir para o blog

MIX MX1