Blog MX1

Ken Roczen conquista primeira vitória e amplia liderança no AMA Supercross 2021

Quarta etapa abriu série de provas em Indianápolis

Crédito: Redação MX1.com.br - Maurício Arruda - Fotos: Align Media, Feld Entertainment e Divulgação

Adam Cianciarulo, Ken Roczen e Eli Tomac

Supercross | 01/02/2021

Na quarta etapa o Monster Energy AMA Supercross 2021 seguiu para um novo palco: o Lucas Oil Stadium, em Indianápolis, Indiana, local que abriu uma nova série de três provas no sábado, dia 30 de janeiro. O evento registrou a primeira vitória de Ken Roczen (Honda) na classe 450, após uma intensa disputa com Eli Tomac (Kawasaki) que terminou em segundo. Cooper Webb (KTM) completou o pódio da categoria principal.

Ken Roczen venceu pela primeira vez na temporada 2021

Tomac assumiu a liderança na largada e parecia ter tudo para vencer pela segunda vez este ano, mas o atual campeão caiu em uma curva abrindo espaço o seu companheiro de equipe, Adam Cianciarulo, assumir o primeiro lugar. A disputa então se concentrou em três competidores: Cianciarulo, Roczen e Tomac - em uma disputa metro a metro, segundo a segundo. Depois de várias ameaças, onde muitas vezes os dois estiveram lado a lado, Roczen conseguiu uma ultrapassagem limpa sobre Cianciarulo, ao redor da metade da corrida. Tomac aproveitou a pressão e também superou o jovem piloto, na curva seguinte.

Ken Roczen lidera o campeonato com 6 pontos de vantagem sobre Cooper Webb

Roczen então acelerou o ritmo chegando a abrir três segundo de Tomac, mas se perdeu em um obstáculo e foi parar fora da pista perdendo tempo suficiente para o rival tomar a dianteira. Ele voltou logo atrás de Tomac e pouco tempo depois retomou novamente a liderança. Apesar da perseguição seguir forte até o final, Tomac não conseguiu estar perto o suficiente para recuperar a ponta e o alemão se tornou o quarto vencedor em quatro corridas da temporada 2021.

Cooper Webb

Pelo terceiro lugar, Cooper Webb fez uma grande recuperação após largar no meio do pelotão, levando a melhor na disputa com Cianciarulo nos últimos minutos da prova. Outra recuperação impressionante foi a de Zach Osborne (Husqvarna) que ficou preso no gate de largada saindo em último, mas ainda assim conseguiu salvar o quinto lugar.

Zach Osborne

E Justin Barcia (GasGas), o que aconteceu com piloto que liderou o campeonato nas duas primeiras rodadas? Bem, ele segue na briga pelo título, mas agora amarga a quinta posição depois de sua noite mais difícil até aqui. Barcia até largou bem, entre os cinco primeiros, mas se envolveu em um incidente na segunda curva e acabou caindo junto com Malcolm Stewart. Depois ainda subiu até a 11ª posição, mas sofreu uma nova queda para completar em 13º.

Eli Tomac e Ken Roczen

Roczen comemorou o primeiro triunfo na temporada. "O que dizer - estou sem palavras! Vencemos a corrida classificatória, o que foi ótimo, mas o evento principal foi caótico. A pista realmente se deteriorou e havia mais valas do que pude contar. Todos nós cometemos alguns erros. Aproveitei a queda de Eli (Tomac) e tive que superar Adam (Cianciarulo), que estava pilotando muito bem, o que definitivamente não foi fácil. Mais tarde, acabei saindo do segundo duplo, então estava decidindo no ar se poderia frear e ainda virar para dentro para ficar na pista, mas teria entrado nos blocos de espuma. Tive que fazer o meu caminho na linha por fora da curva, então tive que deixar o Eli passar, mas naquela mesma volta ele deixou a porta aberta e aproveitei para passar por ele. A partir daí ele começou a pressionar, mas o mantive atrás de mim e fizemos acontecer. Foi uma das minhas melhores corridas em muito tempo!"  

Colt Nichols

Na categoria 250 Leste, Colt Nichols (Yamaha) tornou-se o primeiro a vencer duas provas consecutivas. Com o holeshot e pilotando de forma quase perfeita, faturou uma vitória consistente com o companheiro de equipe - e rival na briga pelo título - Christian Craig andando em segundo na maior parte da prova sem ser incomodado. Jett Lawrence (Honda), depois de errar a troca de marcha na reta de largada e se enrolar em um obstáculo que era quase uma parede, parecia pronto para o pódio quando alcançou Craig já na última volta. Mas, a duas curvas da bandeirada, os dois se chocaram e saíram da pista. O australiano conseguiu voltar antes, mas ambos perderam duas posições e com isso Michael Mosiman e Jo Shimoda foram ao pódio na segunda e terceira posição, respectivamente.

Michael Mosiman

Nichols ampliou a liderança no campeonato e agora conta com 12 pontos de vantagem sobre Craig. "Foi apenas sem drama, do jeito que eu gosto. Finalmente eu saí do gate muito bem e controlei a parte interna na primeira curva, o que foi muito importante esta noite. Eu realmente tentei fazer minhas voltas, e assim que consegui uma diferença grande o suficiente, pude ver onde estava Christian (Craig), e também (Michael) Mosiman e Jett (Lawrence). Eu estava monitorando todo mundo só para saber se precisava forçar ou o que quer que eu precisasse fazer. Na verdade, tratava-se apenas de gerenciar as voltas. No geral, senti que rodei muito bem e fui capaz de fazer o meu próprio trabalho. Eu não precisei estar em uma batalha como nas três primeiras rodadas. Então isso foi muito bom."

Pódio 250

Nesta terça-feira, dia 2 de fevereiro, os pilotos voltam pra pista com a quinta etapa do campeonato no mesmo local, mas com um novo layout de pista.

Vídeos:





Resultados da quarta etapa do AMA Supercross 2021:

Resultados da quarta etapa do AMA Supercross 2021 categoria 450

Resultados da quarta etapa do AMA Supercross 2021 categoria 250

Classificação geral do AMA Supercross 2021 após quatro etapas:

Classificação geral do AMA Supercross 2021 após quatro etapas categoria 450


Classificação geral do AMA Supercross 2021 após quatro etapas categoria 250

Notícias Relacionadas

CLASSIFICADOS EM DESTAQUE

VER TODOS

Blog MX1

ir para o blog

MIX MX1