Blog MX1

Final do AMA Supercross 2021: Cooper Webb vence 17ª etapa e é campeão da categoria 450

Jett Lawrence ganha Desafio Leste X Oeste da classe 250. Nichols e Cooper faturam os títulos

Crédito: Redação MX1.com.br - Maurício Arruda - Fotos: Align Media, Feld Entertainment, Simon Cudby e Divulgação

A KTM de Cooper Webb já com o número de campeão da categoria 450 do AMA Supercross

Supercross | 02/05/2021

Neste sábado, 1º de maio, o Monster Energy AMA Supercross 2021 chegou ao final com a 17ª e última etapa no Rice-Eccles Stadium em Salt Lake City, Utah. Para Cooper Webb, da Red Bull KTM, bastavam alguns pontos para a conquista do seu segundo título na categoria 450, mas ele buscou a vitória na corrida final da temporada para confirmar o campeonato sem deixar dúvidas de que foi o melhor da temporada. O desafio Leste X Oeste movimentou a decisão da classe 250 e terminou com o triunfo de Jett Lawrence, do Team Honda HRC, que terminou com os campeões de cada divisão logo atrás: Colt Nichols, da Monster Energy Star Racing Yamaha, levou o título do Leste e Justin Cooper, defendendo a mesma equipe, faturou o troféu do Oeste.

Cooper Webb

Quando o gate caiu para a decisão da classe 450, Marvin Musquin (KTM), que vinha de vitória na da rodada anterior, fez o holeshot, mas Ken Roczen (Honda), único piloto ainda com chances de superar Webb no campeonato, passou o francês na primeira seção de obstáculos da pista. Cooper Webb fez o mesmo na sequência seguinte, mesmo precisando apenas da 19ª colocação, caso o rival vencesse. Webb não parecia interessado em nada além da vitória e deu início a uma disputa acirrada com o alemão ainda nas voltas iniciais.

Dylan Ferrandis, Chase Sexton, Marvin Musquin e Ken Roczen

Também no início, Chase Sexton (Honda) assumiu o terceiro lugar e começou a pressionar Webb. Pouco depois, Sexton fez uma linda ultrapassagem na seção de costelas e passou a disputar a liderança com seu companheiro de equipe. Impondo um ótimo ritmo, o novato na categoria principal conseguiu superar Roczen e abriu uma vantagem confortável. Com pouco mais de metade da corrida, Webb passou pelo seu rival direto assumindo o segundo lugar. Musquin também aproveitou o momento para pressionar e também superou o piloto da Honda na reta seguinte.

Marvin Musquin

Depois de perder três posições, Roczen efetivamente "jogou a toalha" e seguiu cada vez mais para trás no pelotão até terminar na 10ª posição, imediatamente atrás de Eli Tomac que também teve uma final apagada com o nono lugar. Sem o rival na briga pela vitória, Webb não corria mais o risco de perder o título, mesmo que abandonasse. Então o campeão de 2019 colocou ainda mais pressão na fase final da corrida, uma característica que já virou sua marca registrada. Foi o suficiente para pegar o novato. Restando poucos minutos para a bandeirada, Sexton não tracionou bem numa saída de curva e Webb conseguiu a ultrapassagem na seção seguinte.

Cooper Weeb e o troféu de campeão do AMA Supercross 2021

Firme na frente e liderando as últimas sete voltas, Cooper Webb conquistou a sua oitava vitória na temporada e o segundo título da sua carreira na categoria 450 do AMA Supercross. Pouco antes da bandeira branca, Musquin ultrapassou Sexton definindo o último pódio da temporada. Dylan Ferrandis (Yamaha) e Malcolm Stewart (Yamaha) completaram os top 5.

Jett Lawrence venceu o Desafio 250 Leste X Oeste

Com o tradicional Desafio Leste X Oeste, a classe 250 foi para a pista com dois títulos em jogo. Líder da Costa Leste, Colt Nichols saltou para a liderança com Seth Hammaker (Kawasaki) e Jett Lawrence logo atrás. Hunter Lawrence (Honda) partiu em quarto e o líder da Costa Oeste, Justin Cooper, em quinto. Nichols precisava apenas de um 20º lugar para garantir o título e seu companheiro de equipe Cooper precisava terminar apenas em 17º, mas parecia determinado a vencer a corrida, enquanto Cooper rodava de forma conservadora, pensando no campeonato.

Justin Cooper (campeão 250 Oeste) e Colt Nichols (campeão 250 Leste)

Com menos de cinco minutos de prova, Cooper já havia caído para o nono lugar. Na frente, Jett Lawrence e Hammaker tiveram uma batalha rápida com o australiano garantindo a segunda posição. Menos de um minuto depois, Hunter Lawrence tentava passar Hammaker quando caiu numa curva voltando para a disputa no quinto lugar.

Os irmão Jett e Hunter Lawrence juntos no pódio

Nos minutos finais, Cameron McAdoo (Kawasaki) alcançou a terceira posição, enquanto Jett Lawrence superava Nichols na briga pela liderança. Uma volta depois, Jett Lawrence atropelou as costelas para conquistar o primeiro lugar, e na última volta Hunter Lawrence passou McAdoo pelo terceiro lugar garantindo um lugar no pódio ao lado do irmão.

Justin Cooper

A final confirmou os dois títulos para a equipe Monster Energy Star Racing Yamaha. Além de faturar o campeonato na divisão Leste, Nichols ainda terminou no pódio em todas as rodadas, um feito que não era realizado desde 2015, quando Marvin Musquin competia na classe 250 e conseguiu a mesma consistência.

Colt Nichols

O brasileiro Enzo Lopes conseguiu mais uma prova consistente terminando na 12ª colocação. O gaúcho da equipe Phoenix Racing Honda acabou a temporada na 16ª colocação da divisão Oeste.

Vídeos:



Resultados da 17ª etapa do AMA Supercross 2021:

Final do AMA Supercross 2021 - Resultado categoria 450

Final do AMA Supercross 2021 - Resultado categoria 250

Classificação final do AMA Supercross 2021:

Classificação final do AMA Supercross 2021 Categoria 450

Classificação final do AMA Supercross 2021 Categoria 250 Leste

Classificação final do AMA Supercross 2021 Categoria 250 Oeste

Notícias Relacionadas

Blog MX1

ir para o blog