Blog MX1

Final cheia de surpresas define campeões do AMA Supercross 2020

17ª etapa consagrou Eli Tomac (450SX), Chase Sexton (250 Leste) e Dylan Ferrandis (250 Oeste)

Crédito: Redação MX1.com.br - Fotos: Feld Entertainment

Eli Tomac campeão da classe 450SX do AMA Supercross 2020

Supercross | 21/06/2020

Na final do AMA Supercross 2020, encerrando a sequência de provas em Salt Lake City, os favoritos confirmaram os títulos, mas mesmo assim a 17ª e última etapa da temporada foi cheia de destaques.

A classe 450SX teve a despedida de Chad Reed, Eli Tomac finalmente campeão, Zach Osborne vencendo pela primeira vez na categoria principal e um pódio inédito com os três degraus ocupados pela equipe Rockstar Energy Husqvarna.


Tomac não fez uma grande largada, mas Cooper Webb, seu único rival na disputa pelo título, foi ainda pior envolvendo-se em um incidente na primeira curva que o deixou entre os últimos colocados. Já sem chance de título, Ken Roczen começou a corrida na briga pela liderança ocupando o segundo lugar, atrás de Dean Wilson, mas permitiu que a frente de sua Honda escapasse em uma curva e caiu perdendo várias posições.

Enquanto Tomac cozinhava a corrida ao redor da sexta posição e Webb lutava para se recuperar buscando um posto entre os 10 primeiros, o trio da Husqvarna, Wilson, Jason Anderson e Osborne, protagonizava a disputa pelo pódio.

Anderson parecia caminhar rumo à vitória, mas perdeu o banco da sua Husky pelo meio do caminho! Assim ficou impossível manter o mesmo ritmo e Osborne superou o companheiro de equipe para faturar um inédito primeiro lugar. Wilson completou o pódio 100% da marca sueca.

Tomac festejou o título com a quinta posição, chegando atrás de Malcolm Stewart. Em oitavo, chegando exatamente atrás de Roczen, Webb fechou atemporada com o vice-campeonato. O duas vezes campeão Chad Reed, aos 38 anos, deu adeus com a 10ª colocação da prova.


Na categoria 250SX o showdown com pilotos da Costa Leste e Oeste garantiu uma final movimentadíssima. Austin Forkner, um dos candidatos ao título da Costa Oeste, sofreu um acidente nas primeiras voltas e precisou de atendimento médico provocando a interrupção da prova. Na relargada, Jett Lawrence assumiu a ponta seguido por Shane McElrath e logo Chase Sexton entrou na briga.

O piloto da Geico Honda acabou superando McElrath e Lawrence de uma só vez, assumindo a liderança de forma definitiva. Com a vitória Sexton garantiu o bicampeonato da Leste. Já Dylan Ferrandis, apesar do principal rival na disputa ter acabado fora da corrida, não teve uma prova muito tranquila, chegando a cair em um momento. Mesmo assim o francês garantiu o bicampeonato da Oeste com a quarta posição, completando a rodada atrás de Michael Mosiman.


Campeões definidos e o brasileiro Enzo Lopes fechando o campeonato com a 13ª colocação na prova e uma excelente quinta posição na Costa Leste!

Vídeos:




Resultados da 17ª etapa:



Classificação final do campeonato:



Notícias Relacionadas

CLASSIFICADOS EM DESTAQUE

VER TODOS

Blog MX1

ir para o blog

MIX MX1