Blog MX1

Conheça o avião com dois motores de DT 180

Modelo experimental ganhou versão no Brasil com propulsores da clássica moto trail da Yamaha

Crédito: Redação MX1.com.br - Maurício Arruda - Fotos: Reprodução/MX1

Avião experimental Cri-Cri ganhou versão com motores da Yamaha DT 180 no Brasil

Curiosidades, Variedades | 30/09/2020

Projetado pelo engenheiro aeronáutico francês Michel Colomban na década de 1970, o avião experimental Cri-Cri desperta muita curiosidade por ser considerado o menor bimotor do mundo. Com envergadura de 4.9 metros e apenas 72kg em seu projeto original, o pequeno avião contava com dois motores de motosserra, mas logo surgiram outras opções de motorização.

Avião Cri-Cri com dois motores de Yamaha DT 180

Na aviação experimental é comum que os projetos passem por alguns ajustes mundo afora, afinal trata-se da construção artesanal de aeronaves. No caso do Cri-Cri, existem inclusive unidades com motores elétricos, mas foi no Brasil que o modelo ganhou sua versão mais inesperada, construída com dois motores de Yamaha DT 180! Sim, o ronco da famosa trail 2 tempos, com a qual milhares de pilotos começaram nas trilhas na década de 1980, ganhou o céu brasileiro com essa surpreendente combinação.

+ Nova Yamaha Ténéré 700 Rally Edition em fotos e vídeo

O canal Aero Por Trás da Aviação foi até Blumenau (SC) para conhecer o Cri-Cri equipado com motores de DT 180 e traz mais detalhes do projeto no vídeo abaixo, vale a pena conferir.

Vídeo:


Notícias Relacionadas

CLASSIFICADOS EM DESTAQUE

VER TODOS

Blog MX1

ir para o blog

MIX MX1